Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Clarissa Costa e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFU_632065968be9d793ad0087a82a80da17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/15397
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?Linguística aplicadaLíngua inglesa - Formação de professoresAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoPesquisa narrativaPlanejamentoInterdisciplinaridadeInglêsEscola públicaNarrative inquiryCurriculum makingInterdisciplinaryStoriesEnglishState schoolCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em Estudos LinguísticosEste estudo narrativo investigou a experiência de construção de um planejamento de aulas de inglês, delineado a partir das vozes de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais. Por um período de dois meses, a professora participante e eu construímos um planejamento de aulas de inglês que buscou se aproximar de uma perspectiva interdisciplinar de ensino e escrevemos sobre esta experiência em diários, relatos e notas de campo. A partir do estudo deste material documentário, sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa narrativa, segundo Connelly e Clandinin (2000), foi possível recontar nossas histórias com planejamentos e destacar alguns aspectos emergentes de nossa experiência. Ainda, compreender como estes aspectos figuraram na imagem do planejamento elaborado e reconfiguraram alguns paradigmas de planejamento de aulas de inglês da professora participante e meus. Algumas vertentes teóricas, ligadas a conceitos e práticas curriculares e interdisciplinares, são apresentadas e discutidas de modo a problematizar o foco em questão neste estudo. Perspectivas curriculares, segundo autores como Schawb (1962), Dewey (1938; 1976), Connelly e Clandinin (1988; 1995), Mello (2005) e, ainda, perspectivas interdisciplinares, segundo Japiassú (1976), Fazenda (1978; 1997) e Freire (1987; 1996) são destaques neste trabalho. Dentre os aspectos emergentes da experiência, que deram forma à imagem do planejamento das aulas de inglês, destacaram-se: o entusiasmo, as surpresas, insatisfações, a esperança, os aspectos responsorial e relacional do planejamento, a insegurança de aproximar língua inglesa e interdisciplinaridade e os desafios de se planejar aulas. Este estudo se encontra na área de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras da Linguística Aplicada, poderá colaborar com discussões neste campo e, possivelmente, com a prática de professores de inglês como língua estrangeira.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosLinguística Letras e ArtesUFUMello, Dilma Maria dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0Felice, Maria Inês Vasconceloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5Jesus, Danie Marcelo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730325Z6Silva, Clarissa Costa e2016-06-22T18:42:24Z2011-04-252016-06-22T18:42:24Z2011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-05-22T22:56:27Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15397Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-05-22T22:56:27Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
title Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
spellingShingle Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
Silva, Clarissa Costa e
Linguística aplicada
Língua inglesa - Formação de professores
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Pesquisa narrativa
Planejamento
Interdisciplinaridade
Inglês
Escola pública
Narrative inquiry
Curriculum making
Interdisciplinary
Stories
English
State school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
title_full Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
title_fullStr Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
title_sort Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
author Silva, Clarissa Costa e
author_facet Silva, Clarissa Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Dilma Maria de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0
Felice, Maria Inês Vasconcelos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5
Jesus, Danie Marcelo de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730325Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clarissa Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Língua inglesa - Formação de professores
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Pesquisa narrativa
Planejamento
Interdisciplinaridade
Inglês
Escola pública
Narrative inquiry
Curriculum making
Interdisciplinary
Stories
English
State school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Linguística aplicada
Língua inglesa - Formação de professores
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Pesquisa narrativa
Planejamento
Interdisciplinaridade
Inglês
Escola pública
Narrative inquiry
Curriculum making
Interdisciplinary
Stories
English
State school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
2011-02-25
2016-06-22T18:42:24Z
2016-06-22T18:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397
identifier_str_mv SILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805396987453898752