Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
Ano de defesa: | 1992 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
Resumo: | Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition. |
id |
UFU_6b680b991b27023fa8e43fcb8895a302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13743 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:36:02Z2008-11-052016-06-22T18:36:02Z1992-10-03RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.Estudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasEvasão e repetênciaEscola noturnaDescrição fenomenologiaAprendizagemEscolas noturnasPsicologia da aprendizagemEnsinoEvasion and year repetitionNight schoolPhenomenological descriptionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetênciaPhenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetitioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTapia, Luis Ernesto Rodriguezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793204Z0Ribeiro, Betania de Oliveira Laterzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILBetania.pdf.jpgBetania.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13743/3/Betania.pdf.jpgc6a11922d8d9e8218dfff89be4836c22MD53ORIGINALBetania.pdfapplication/pdf356545https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13743/1/Betania.pdf1f1a83e358da7797c9cbec6a8d77ff33MD51TEXTBetania.pdf.txtBetania.pdf.txtExtracted texttext/plain149482https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13743/2/Betania.pdf.txtd5dc6044224aa10a48d1f76dc391a5c6MD52123456789/137432016-06-23 03:35:46.672oai:repositorio.ufu.br:123456789/13743Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:35:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition |
title |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
spellingShingle |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino Evasion and year repetition Night school Phenomenological description CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_full |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_fullStr |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_full_unstemmed |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_sort |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
author |
Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
author_facet |
Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tapia, Luis Ernesto Rodriguez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793204Z0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
contributor_str_mv |
Tapia, Luis Ernesto Rodriguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino |
topic |
Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino Evasion and year repetition Night school Phenomenological description CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evasion and year repetition Night school Phenomenological description |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition. |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992-10-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-11-05 2016-06-22T18:36:02Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:36:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13743/3/Betania.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13743/1/Betania.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13743/2/Betania.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6a11922d8d9e8218dfff89be4836c22 1f1a83e358da7797c9cbec6a8d77ff33 d5dc6044224aa10a48d1f76dc391a5c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331409174560768 |