A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ramos, Ludma Lillyan Vieira lattes
Orientador(a): Paula, Sandra Leila de lattes
Banca de defesa: Petean, Antonio Carlos Lopes lattes, Reis, Jane Maria dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12902
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278
Resumo: This study aims to assess how social, political and economic changes have influenced the consumers of beauty care products among the decades of 90 and 2000 . Thus, this paper shows how the current society deals with the notion of consumption and how makers of beauty care products attach great importance to advertising products in order to increase sales. Moreover, the article intends to analyse the major changes related to woman beauty market media and how Society s interpretation of beauty has significantly changed over time . Thus , it proposes a reflection on how social evolution contributes to change consumers expectations and what aspect of advertisement influences patronage of beauty care products of their choice. To achieve this goal, it is relevant to address the topic from a historical and social complexity standpoints for a well-rounded outlook. For this, It will be considered the literature, advertisements from the mentioned period and the rise of the C Class in Brazil.
id UFU_7a3eceac6b1dab3f661284140826a946
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/12902
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:33:33Z2015-01-142016-06-22T18:33:33Z2014-04-17RAMOS, Ludma Lillyan Vieira. A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12902https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278This study aims to assess how social, political and economic changes have influenced the consumers of beauty care products among the decades of 90 and 2000 . Thus, this paper shows how the current society deals with the notion of consumption and how makers of beauty care products attach great importance to advertising products in order to increase sales. Moreover, the article intends to analyse the major changes related to woman beauty market media and how Society s interpretation of beauty has significantly changed over time . Thus , it proposes a reflection on how social evolution contributes to change consumers expectations and what aspect of advertisement influences patronage of beauty care products of their choice. To achieve this goal, it is relevant to address the topic from a historical and social complexity standpoints for a well-rounded outlook. For this, It will be considered the literature, advertisements from the mentioned period and the rise of the C Class in Brazil.O presente trabalho tem como objetivo analisar como as mudanças sociais, políticas e econômicas influenciaram as mudanças nas propagandas de produtos de beleza feminina entre as décadas de 90 e 2000. Dessa forma, o trabalho discutirá sobre a sociedade atual e a noção de consumo, visando observar como as empresas utilizam as propagandas para aumentar as vendas e o consumo na população. A análise de propagandas propiciará um exame de quais as principais mudanças que ocorreram em relação à beleza feminina e a forma de expressá-la na mídia. Assim, este trabalho propõe uma reflexão sobre como as mudanças sociais contribuem para a mudança nos padrões de beleza feminino, quais os motivos para a ocorrência dessas modificações e como a propaganda expressa essas mudanças sociais em relação aos cosméticos e a beleza feminina. Para atingir esse objetivo pesquisaremos alguns registros de propagandas veiculados (na década de 90 e nos anos 2000) pela mídia impressa e, simultaneamente, realizaremos uma leitura bibliográfica de autores que tratam sobre o assunto. Com isso, as campanhas publicitárias de produtos das empresas de cosméticos, por nós elencadas, serão analisadas para compreender as influências da mudança social nas propagandas, e a ampliação do consumo da classe C nesse contexto.Mestre em Ciências Sociaisapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Ciências SociaisUFUBRCiências HumanasPadrões de belezaPropagandaClasse CCosméticosConsumoBeleza física - Aspectos sociaisConsumo - Aspectos sociais - BrasilPatronage of beautyAdvertisingClass CCosmeticsConsumptionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAA ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPaula, Sandra Leila dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737901Y6Petean, Antonio Carlos Lopeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4141115J6Reis, Jane Maria dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133134Z8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414024D2Ramos, Ludma Lillyan Vieira81761834info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILAscensaoClasseC.pdf.jpgAscensaoClasseC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12902/3/AscensaoClasseC.pdf.jpg24964fc203ce9bcb6fc326952b6a428bMD53ORIGINALAscensaoClasseC.pdfapplication/pdf2751617https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12902/1/AscensaoClasseC.pdf98d41461c66ce2857d8a557840488fd0MD51TEXTAscensaoClasseC.pdf.txtAscensaoClasseC.pdf.txtExtracted texttext/plain181913https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12902/2/AscensaoClasseC.pdf.txte86e9ff45471ffd46973a58c973d1e91MD52123456789/129022021-08-03 14:06:40.822oai:repositorio.ufu.br:123456789/12902Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-08-03T17:06:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
title A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
spellingShingle A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
Ramos, Ludma Lillyan Vieira
Padrões de beleza
Propaganda
Classe C
Cosméticos
Consumo
Beleza física - Aspectos sociais
Consumo - Aspectos sociais - Brasil
Patronage of beauty
Advertising
Class C
Cosmetics
Consumption
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
title_full A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
title_fullStr A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
title_full_unstemmed A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
title_sort A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos
author Ramos, Ludma Lillyan Vieira
author_facet Ramos, Ludma Lillyan Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Sandra Leila de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737901Y6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Petean, Antonio Carlos Lopes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4141115J6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reis, Jane Maria dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133134Z8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414024D2
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ludma Lillyan Vieira
contributor_str_mv Paula, Sandra Leila de
Petean, Antonio Carlos Lopes
Reis, Jane Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões de beleza
Propaganda
Classe C
Cosméticos
Consumo
Beleza física - Aspectos sociais
Consumo - Aspectos sociais - Brasil
topic Padrões de beleza
Propaganda
Classe C
Cosméticos
Consumo
Beleza física - Aspectos sociais
Consumo - Aspectos sociais - Brasil
Patronage of beauty
Advertising
Class C
Cosmetics
Consumption
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Patronage of beauty
Advertising
Class C
Cosmetics
Consumption
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This study aims to assess how social, political and economic changes have influenced the consumers of beauty care products among the decades of 90 and 2000 . Thus, this paper shows how the current society deals with the notion of consumption and how makers of beauty care products attach great importance to advertising products in order to increase sales. Moreover, the article intends to analyse the major changes related to woman beauty market media and how Society s interpretation of beauty has significantly changed over time . Thus , it proposes a reflection on how social evolution contributes to change consumers expectations and what aspect of advertisement influences patronage of beauty care products of their choice. To achieve this goal, it is relevant to address the topic from a historical and social complexity standpoints for a well-rounded outlook. For this, It will be considered the literature, advertisements from the mentioned period and the rise of the C Class in Brazil.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-17
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-14
2016-06-22T18:33:33Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Ludma Lillyan Vieira. A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12902
dc.identifier.doi.por.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278
identifier_str_mv RAMOS, Ludma Lillyan Vieira. A ascensão da classe C e sua influência na mudança das propagandas de produtos de beleza femininos. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12902
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12902/3/AscensaoClasseC.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12902/1/AscensaoClasseC.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12902/2/AscensaoClasseC.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24964fc203ce9bcb6fc326952b6a428b
98d41461c66ce2857d8a557840488fd0
e86e9ff45471ffd46973a58c973d1e91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331574371418112