O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Jerônimo, Serginei Vasconcelos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Filosofia
Ciências Humanas
UFU
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546
Resumo: This work aims to rescue a teaching method widespread in the Middle Ages, the trivium (logic, grammar and rhetoric) starting from the current reality of Brazilian education focused on philosophy. Our students are doing very poorly in the tests produced by the MEC, as have many difficulties in reading and writing. Without this problem solved teaching philosophy also becomes impossible. Since this subject is present in a mandatory national curriculum, we have this debate on how their teaching is possible and from where. We propose the trivium as a method in this work and make a whole path of the lifting of the problem faced by teachers of philosophy to a possible solution. In the introduction I present data on tests performed by the MEC and the PISA, for students of basic education, focusing on (a) 8 th / 9, in general, and the State School Hortêncio Diniz (school where I work as a teacher philosophy), in a specific way. The first chapter presents the program guiding the MEC in relation to its assessment, and the three arts of the trivium that are in line with the program. In the second chapter, I explore historically the trivium, the method and the implications of using the trivium as a method for a liberal education and the teaching of philosophy. In the third chapter, I ask a "philosophical license" to reflect a little more the relation between philosophy and education.
id UFU_7d5b0017a25e48263017cfe09e425aa7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/15546
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médioEnsino de filosofiaMétodo TriviumFilosofia - Estudo e ensinoPhilosophyTeaching philosophyMethodCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAThis work aims to rescue a teaching method widespread in the Middle Ages, the trivium (logic, grammar and rhetoric) starting from the current reality of Brazilian education focused on philosophy. Our students are doing very poorly in the tests produced by the MEC, as have many difficulties in reading and writing. Without this problem solved teaching philosophy also becomes impossible. Since this subject is present in a mandatory national curriculum, we have this debate on how their teaching is possible and from where. We propose the trivium as a method in this work and make a whole path of the lifting of the problem faced by teachers of philosophy to a possible solution. In the introduction I present data on tests performed by the MEC and the PISA, for students of basic education, focusing on (a) 8 th / 9, in general, and the State School Hortêncio Diniz (school where I work as a teacher philosophy), in a specific way. The first chapter presents the program guiding the MEC in relation to its assessment, and the three arts of the trivium that are in line with the program. In the second chapter, I explore historically the trivium, the method and the implications of using the trivium as a method for a liberal education and the teaching of philosophy. In the third chapter, I ask a "philosophical license" to reflect a little more the relation between philosophy and education.Mestre em FilosofiaEste trabalho visa o resgate de um método de ensino muito difundido na Idade Média, o trivium (lógica, gramática e retórica) partindo da realidade atual da educação brasileira com enfoque na Filosofia. Nossos alunos estão indo muito mal nos testes produzidos pelo MEC, pois têm muitas dificuldades em leitura e escrita. Sem este problema sanado o ensino de Filosofia também se torna inviável. Uma vez que esta disciplina está presente nos currículos nacionais de forma obrigatória, temos que realizar este debate de como é possível o seu ensino e a partir de onde. Propomos o trivium como método propedêutico e fazemos neste trabalho todo um trajeto deste o levantamento do problema enfrentado pelos professores de filosofia até uma possível solução. Na introdução apresento dados relativos aos exames realizados pelo MEC e pelo PISA, para os alunos da educação básica, com enfoque na (o) 8ª/9°, de um modo geral, e na Escola Estadual Hortêncio Diniz (escola onde atuo como professor de filosofia), de um modo específico. No primeiro capítulo apresento o programa norteador do MEC em relação à sua avaliação, e as três artes do trivium que estão em consonância com o programa. No segundo capítulo, abordo historicamente o trivium, o método e as implicações do uso do trivium como método propedêutico para uma educação liberal e para o ensino de filosofia. No terceiro capítulo, peço uma licença filosófica para refletir um pouco mais a relação entre filosofia e educação.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCiências HumanasUFUSoares, Alexandre Guimarães Tadeu dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723469J9Schulz, Almirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523T8Said, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6Jerônimo, Serginei Vasconcelos2016-06-22T18:42:46Z2012-03-092016-06-22T18:42:46Z2011-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfJERÔNIMO, Serginei Vasconcelos. O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-27T18:46:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15546Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-27T18:46:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
title O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
spellingShingle O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
Jerônimo, Serginei Vasconcelos
Ensino de filosofia
Método Trivium
Filosofia - Estudo e ensino
Philosophy
Teaching philosophy
Method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
title_full O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
title_fullStr O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
title_full_unstemmed O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
title_sort O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
author Jerônimo, Serginei Vasconcelos
author_facet Jerônimo, Serginei Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Alexandre Guimarães Tadeu de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723469J9
Schulz, Almiro
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523T8
Said, Ana Maria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Jerônimo, Serginei Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Método Trivium
Filosofia - Estudo e ensino
Philosophy
Teaching philosophy
Method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic Ensino de filosofia
Método Trivium
Filosofia - Estudo e ensino
Philosophy
Teaching philosophy
Method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description This work aims to rescue a teaching method widespread in the Middle Ages, the trivium (logic, grammar and rhetoric) starting from the current reality of Brazilian education focused on philosophy. Our students are doing very poorly in the tests produced by the MEC, as have many difficulties in reading and writing. Without this problem solved teaching philosophy also becomes impossible. Since this subject is present in a mandatory national curriculum, we have this debate on how their teaching is possible and from where. We propose the trivium as a method in this work and make a whole path of the lifting of the problem faced by teachers of philosophy to a possible solution. In the introduction I present data on tests performed by the MEC and the PISA, for students of basic education, focusing on (a) 8 th / 9, in general, and the State School Hortêncio Diniz (school where I work as a teacher philosophy), in a specific way. The first chapter presents the program guiding the MEC in relation to its assessment, and the three arts of the trivium that are in line with the program. In the second chapter, I explore historically the trivium, the method and the implications of using the trivium as a method for a liberal education and the teaching of philosophy. In the third chapter, I ask a "philosophical license" to reflect a little more the relation between philosophy and education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15
2012-03-09
2016-06-22T18:42:46Z
2016-06-22T18:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JERÔNIMO, Serginei Vasconcelos. O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546
identifier_str_mv JERÔNIMO, Serginei Vasconcelos. O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Filosofia
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Filosofia
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805397036618481664