O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
BR Programa de Pós-graduação em Filosofia Ciências Humanas UFU |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546 |
Resumo: | This work aims to rescue a teaching method widespread in the Middle Ages, the trivium (logic, grammar and rhetoric) starting from the current reality of Brazilian education focused on philosophy. Our students are doing very poorly in the tests produced by the MEC, as have many difficulties in reading and writing. Without this problem solved teaching philosophy also becomes impossible. Since this subject is present in a mandatory national curriculum, we have this debate on how their teaching is possible and from where. We propose the trivium as a method in this work and make a whole path of the lifting of the problem faced by teachers of philosophy to a possible solution. In the introduction I present data on tests performed by the MEC and the PISA, for students of basic education, focusing on (a) 8 th / 9, in general, and the State School Hortêncio Diniz (school where I work as a teacher philosophy), in a specific way. The first chapter presents the program guiding the MEC in relation to its assessment, and the three arts of the trivium that are in line with the program. In the second chapter, I explore historically the trivium, the method and the implications of using the trivium as a method for a liberal education and the teaching of philosophy. In the third chapter, I ask a "philosophical license" to reflect a little more the relation between philosophy and education. |
id |
UFU_7d5b0017a25e48263017cfe09e425aa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/15546 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médioEnsino de filosofiaMétodo TriviumFilosofia - Estudo e ensinoPhilosophyTeaching philosophyMethodCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAThis work aims to rescue a teaching method widespread in the Middle Ages, the trivium (logic, grammar and rhetoric) starting from the current reality of Brazilian education focused on philosophy. Our students are doing very poorly in the tests produced by the MEC, as have many difficulties in reading and writing. Without this problem solved teaching philosophy also becomes impossible. Since this subject is present in a mandatory national curriculum, we have this debate on how their teaching is possible and from where. We propose the trivium as a method in this work and make a whole path of the lifting of the problem faced by teachers of philosophy to a possible solution. In the introduction I present data on tests performed by the MEC and the PISA, for students of basic education, focusing on (a) 8 th / 9, in general, and the State School Hortêncio Diniz (school where I work as a teacher philosophy), in a specific way. The first chapter presents the program guiding the MEC in relation to its assessment, and the three arts of the trivium that are in line with the program. In the second chapter, I explore historically the trivium, the method and the implications of using the trivium as a method for a liberal education and the teaching of philosophy. In the third chapter, I ask a "philosophical license" to reflect a little more the relation between philosophy and education.Mestre em FilosofiaEste trabalho visa o resgate de um método de ensino muito difundido na Idade Média, o trivium (lógica, gramática e retórica) partindo da realidade atual da educação brasileira com enfoque na Filosofia. Nossos alunos estão indo muito mal nos testes produzidos pelo MEC, pois têm muitas dificuldades em leitura e escrita. Sem este problema sanado o ensino de Filosofia também se torna inviável. Uma vez que esta disciplina está presente nos currículos nacionais de forma obrigatória, temos que realizar este debate de como é possível o seu ensino e a partir de onde. Propomos o trivium como método propedêutico e fazemos neste trabalho todo um trajeto deste o levantamento do problema enfrentado pelos professores de filosofia até uma possível solução. Na introdução apresento dados relativos aos exames realizados pelo MEC e pelo PISA, para os alunos da educação básica, com enfoque na (o) 8ª/9°, de um modo geral, e na Escola Estadual Hortêncio Diniz (escola onde atuo como professor de filosofia), de um modo específico. No primeiro capítulo apresento o programa norteador do MEC em relação à sua avaliação, e as três artes do trivium que estão em consonância com o programa. No segundo capítulo, abordo historicamente o trivium, o método e as implicações do uso do trivium como método propedêutico para uma educação liberal e para o ensino de filosofia. No terceiro capítulo, peço uma licença filosófica para refletir um pouco mais a relação entre filosofia e educação.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCiências HumanasUFUSoares, Alexandre Guimarães Tadeu dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723469J9Schulz, Almirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523T8Said, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6Jerônimo, Serginei Vasconcelos2016-06-22T18:42:46Z2012-03-092016-06-22T18:42:46Z2011-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfJERÔNIMO, Serginei Vasconcelos. O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-27T18:46:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15546Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-27T18:46:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
title |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
spellingShingle |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio Jerônimo, Serginei Vasconcelos Ensino de filosofia Método Trivium Filosofia - Estudo e ensino Philosophy Teaching philosophy Method CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
title_short |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
title_full |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
title_fullStr |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
title_sort |
O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio |
author |
Jerônimo, Serginei Vasconcelos |
author_facet |
Jerônimo, Serginei Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Alexandre Guimarães Tadeu de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723469J9 Schulz, Almiro http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523T8 Said, Ana Maria http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jerônimo, Serginei Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de filosofia Método Trivium Filosofia - Estudo e ensino Philosophy Teaching philosophy Method CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
topic |
Ensino de filosofia Método Trivium Filosofia - Estudo e ensino Philosophy Teaching philosophy Method CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
description |
This work aims to rescue a teaching method widespread in the Middle Ages, the trivium (logic, grammar and rhetoric) starting from the current reality of Brazilian education focused on philosophy. Our students are doing very poorly in the tests produced by the MEC, as have many difficulties in reading and writing. Without this problem solved teaching philosophy also becomes impossible. Since this subject is present in a mandatory national curriculum, we have this debate on how their teaching is possible and from where. We propose the trivium as a method in this work and make a whole path of the lifting of the problem faced by teachers of philosophy to a possible solution. In the introduction I present data on tests performed by the MEC and the PISA, for students of basic education, focusing on (a) 8 th / 9, in general, and the State School Hortêncio Diniz (school where I work as a teacher philosophy), in a specific way. The first chapter presents the program guiding the MEC in relation to its assessment, and the three arts of the trivium that are in line with the program. In the second chapter, I explore historically the trivium, the method and the implications of using the trivium as a method for a liberal education and the teaching of philosophy. In the third chapter, I ask a "philosophical license" to reflect a little more the relation between philosophy and education. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-15 2012-03-09 2016-06-22T18:42:46Z 2016-06-22T18:42:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JERÔNIMO, Serginei Vasconcelos. O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546 |
identifier_str_mv |
JERÔNIMO, Serginei Vasconcelos. O trivium como método propedêutico do ensino de filosofia no ensino médio. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Filosofia Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Filosofia Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805397036618481664 |