As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia”
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29675 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um mapeamento da prática acordeonística no Brasil realizado tendo por principal referência a série O milagre de Santa Luzia, documentário panorâmico feito para TV em 52 episódios sobre o instrumento e seus executantes, que inclui artistas consagrados como o apresentador Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Mário Zan e Renato Borghetti, e também nomes desconhecidos do grande público, mas que representam a prática acordeonística no país. A partir desse documentário, e do cruzamento de dados com outras fontes localizadas no curso da pesquisa, foi realizada uma classificação das principais escolas acordeonísticas, entendidas enquanto agrupamentos estilísticos de vertentes musicais com características específicas, desenvolvidas ao longo do tempo em fricção com aspectos sócio-culturais, tradições regionais e influências nacionais e mesmo internacionais. O modelo adotado neste estudo para observar a prática acordeonística no país considera a existência de cinco grandes escolas, assim denominadas: gaúcha, pantaneira, sertaneja-caipira, nordestina e cosmopolita. São apresentadas suas especificidades musicais, suas influências, seus precursores, os gêneros mais característicos, bem como estão relacionados os instrumentistas mais emblemáticos na formação de cada escola e os principais representantes do instrumento na música atual e suas referências musicais. |
id |
UFU_7d76ce114685d1bef97dd70b8c49f2b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/29675 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-08-13T12:29:09Z2020-08-13T12:29:09Z2018-12-14XAVIER, Rossini Antônio da Silva. As escolas acordeonísticas a partir do documentário "O Milagre de Santa Luzia". 2018. 227 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29675https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541Esta pesquisa apresenta um mapeamento da prática acordeonística no Brasil realizado tendo por principal referência a série O milagre de Santa Luzia, documentário panorâmico feito para TV em 52 episódios sobre o instrumento e seus executantes, que inclui artistas consagrados como o apresentador Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Mário Zan e Renato Borghetti, e também nomes desconhecidos do grande público, mas que representam a prática acordeonística no país. A partir desse documentário, e do cruzamento de dados com outras fontes localizadas no curso da pesquisa, foi realizada uma classificação das principais escolas acordeonísticas, entendidas enquanto agrupamentos estilísticos de vertentes musicais com características específicas, desenvolvidas ao longo do tempo em fricção com aspectos sócio-culturais, tradições regionais e influências nacionais e mesmo internacionais. O modelo adotado neste estudo para observar a prática acordeonística no país considera a existência de cinco grandes escolas, assim denominadas: gaúcha, pantaneira, sertaneja-caipira, nordestina e cosmopolita. São apresentadas suas especificidades musicais, suas influências, seus precursores, os gêneros mais característicos, bem como estão relacionados os instrumentistas mais emblemáticos na formação de cada escola e os principais representantes do instrumento na música atual e suas referências musicais.This research presents a mapping of the practice of the accordion in Brazil carried out taking as a main reference the series O milagre de Santa Luzia (The miracle of Saint Luzia), a panoramic documentary made for TV in 52 episodes about the instrument and its performers, which includes unanimities like the presenter Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Mário Zan and Renato Borghetti, as well as names unknown to the general public, but which represent and enrich the practice of the instrument in the country. From this documentary, and from the crossing of data with other sources located in the course of the research, a classification of the main schools of accordion was carried out. In this work, schools are understood as stylistic groupings of musical strands with specific characteristics developed along the time in friction with sociocultural aspects, regional traditions and nacional and even internacional influencies. The model adopted in this study to observe the practice of accordion in the country considers the existence of five large schools, denominated as: gaúcha, pantaneira, sertaneja-caipira, nordestina and cosmopolita. It is presented their musical specificities, their influences, their forerunners, the most characteristic genres, as well are listed the most emblematic performers in the formation of each school and the main representatives of the instrument in the current music and its musical references.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALEscolas de músicaAcordeãoDocumentário (Cinema)AcordeonAccordionSanfonaConcertinaMúsica regionalRegional musicMúsica brasileiraBrazilian musicPrática acordeonística no BrasilPractice of the accordion in BrazilAs escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia”Accordion schools in Brazil from the documentary “O milagre de Santa Luzia”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBaia, Silvano Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6160754226227248Menezes Junior, Carlos Roberto FerreiraMachado, Adélcio Camilohttp://lattes.cnpq.br/8476609749057020Xavier, Rossini Antônio da Silva22778805574reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53ORIGINALEscolasAcordeonisticasAPartir.pdfEscolasAcordeonisticasAPartir.pdfapplication/pdf4121933https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/4/EscolasAcordeonisticasAPartir.pdf4700b8d1105c34a09d603adc19fbdd6eMD54TEXTEscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.txtEscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.txtExtracted texttext/plain524104https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/5/EscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.txt0f4133530162270431c5dc7b67e77c83MD55THUMBNAILEscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.jpgEscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/6/EscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.jpg03a8123f02338aa785c0435cc932abf6MD56123456789/296752020-08-14 03:28:35.527oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-08-14T06:28:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Accordion schools in Brazil from the documentary “O milagre de Santa Luzia” |
title |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
spellingShingle |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” Xavier, Rossini Antônio da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Acordeon Accordion Sanfona Concertina Música regional Regional music Música brasileira Brazilian music Prática acordeonística no Brasil Practice of the accordion in Brazil Escolas de música Acordeão Documentário (Cinema) |
title_short |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
title_full |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
title_fullStr |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
title_full_unstemmed |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
title_sort |
As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
author |
Xavier, Rossini Antônio da Silva |
author_facet |
Xavier, Rossini Antônio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baia, Silvano Fernandes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6160754226227248 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Machado, Adélcio Camilo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8476609749057020 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Rossini Antônio da Silva |
contributor_str_mv |
Baia, Silvano Fernandes Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira Machado, Adélcio Camilo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Acordeon Accordion Sanfona Concertina Música regional Regional music Música brasileira Brazilian music Prática acordeonística no Brasil Practice of the accordion in Brazil Escolas de música Acordeão Documentário (Cinema) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acordeon Accordion Sanfona Concertina Música regional Regional music Música brasileira Brazilian music Prática acordeonística no Brasil Practice of the accordion in Brazil |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas de música Acordeão Documentário (Cinema) |
description |
Esta pesquisa apresenta um mapeamento da prática acordeonística no Brasil realizado tendo por principal referência a série O milagre de Santa Luzia, documentário panorâmico feito para TV em 52 episódios sobre o instrumento e seus executantes, que inclui artistas consagrados como o apresentador Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Mário Zan e Renato Borghetti, e também nomes desconhecidos do grande público, mas que representam a prática acordeonística no país. A partir desse documentário, e do cruzamento de dados com outras fontes localizadas no curso da pesquisa, foi realizada uma classificação das principais escolas acordeonísticas, entendidas enquanto agrupamentos estilísticos de vertentes musicais com características específicas, desenvolvidas ao longo do tempo em fricção com aspectos sócio-culturais, tradições regionais e influências nacionais e mesmo internacionais. O modelo adotado neste estudo para observar a prática acordeonística no país considera a existência de cinco grandes escolas, assim denominadas: gaúcha, pantaneira, sertaneja-caipira, nordestina e cosmopolita. São apresentadas suas especificidades musicais, suas influências, seus precursores, os gêneros mais característicos, bem como estão relacionados os instrumentistas mais emblemáticos na formação de cada escola e os principais representantes do instrumento na música atual e suas referências musicais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-13T12:29:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-13T12:29:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
XAVIER, Rossini Antônio da Silva. As escolas acordeonísticas a partir do documentário "O Milagre de Santa Luzia". 2018. 227 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29675 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Rossini Antônio da Silva. As escolas acordeonísticas a partir do documentário "O Milagre de Santa Luzia". 2018. 227 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29675 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Música |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/4/EscolasAcordeonisticasAPartir.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/5/EscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29675/6/EscolasAcordeonisticasAPartir.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 4700b8d1105c34a09d603adc19fbdd6e 0f4133530162270431c5dc7b67e77c83 03a8123f02338aa785c0435cc932abf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110928777379840 |