A Embraer Gavião Peixoto, SP: transformações socioespaciais após a instalação da empresa em 2001

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Marchini, Mariana Forlini lattes
Orientador(a): Silva, Vicente de Paulo da lattes
Banca de defesa: Ferraz, Ana Emília de Quadros lattes, Cleps, Geisa Daise Gumiero lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Geografia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19230
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.366
Resumo: Este trabalho se calca na problemática de análise das mudanças ocorridas no município de Gavião Peixoto, localizado na Região Administrativa Central do estado de São Paulo, e região após a instalação de uma indústria aeronáutica, a Embraer S.A., em 2001 no local. O objetivo central da pesquisa é avaliar alguns indicadores sociais do município, como dados estatísticos e por meio de pesquisas de campo no distrito urbano embasadas em questionários com a população e na referida empresa, além de equipamentos urbanos regionais como critérios de interpretação dessas mudanças. Como metodologias foram realizadas leituras que atendessem à temática da indústria na rede urbana paulista e sua desconcentração da região metropolitana para o interior do estado. Para subsidiar embasamentos relacionados à dinâmica da Embraer S.A. como empresa global do setor aeronáutico buscou-se, além de pesquisas acadêmicas, dados primários junto à própria empresa. Os resultados obtidos ditam uma dinâmica local diferenciada, daquela antes percebida, e até então desconhecida pelo município de Gavião Peixoto, que tinha na agricultura sua base econômica. Porém, os avanços regionais foram de maior impacto, sobretudo na cidade de Araraquara, no que diz respeito à prestação de serviços, entre eles, os imobiliários, comércio e educacionais, como a criação de cursos de capacitação técnica que atendem à demanda da aviação, além de equipamentos urbanos, como hotéis, supermercados e shopping Center, uma vez que Araraquara é a cidade que mais concentra funcionários da Embraer S.A. e suas famílias. São Carlos também se beneficiou da instalação da Embraer S.A. com a criação do Curso Superior de Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP) e outras atividades ligadas ao ramo aeronáutico, como o Centro de Manutenções de Aeronaves Tam e seu museu, transferido em 2016 para São Paulo e a empresa de dirigíveis “Airship do Brasil”, fatores que impulsionaram a sustentação de um Polo Tecnológico Aeronáutico Regional. Em Gavião Peixoto, mesmo tendo passado 15 anos de operacionalidade da indústria no município, as transformações locais mostram-se ainda tímidas, desde o crescimento da população à oferta de mão de obra direta, atribuindo-se a essas mudanças mais razões ligadas às novas políticas governamentais que alteraram o padrão das classes consumidoras em todo o país e à melhora dos serviços públicos nessa mesma vertente, ao invés de serem justificadas pela presença da Embraer S.A. Isso porque, a indústria aeronáutica se relaciona pouco com o local diretamente, a não ser pela oferta de poucos funcionários de menor qualificação técnica e da arrecadação fiscal que o município passou a receber em 2016, o que poderá trazer mudanças mais efetivas a partir de então. Conclui-se que as relações estabelecidas pela Embraer S.A. em Gavião Peixoto são mais densas e necessitam de uma dinamicidade em redes maior que aquela oferecida localmente, tendo, portanto, que buscar relações em outras cidades da região e mesmo fora dela, haja vista que a forte especificidade do setor aeronáutico exige dentro de sua cadeia produtiva uma mão de obra altamente qualificada, redes logísticas fluidas, serviços especializados, além de equipamentos que sirvam ao suprimento das necessidades por ela demandadas.
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spelling 2017-07-24T18:00:45Z2017-07-24T18:00:45Z2017-05-26MARCHINI, Mariana Forlini. A Embraer Gavião Peixoto, SP : transformações socioespaciais após a instalação da empresa em 2001. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.366https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19230http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.366Este trabalho se calca na problemática de análise das mudanças ocorridas no município de Gavião Peixoto, localizado na Região Administrativa Central do estado de São Paulo, e região após a instalação de uma indústria aeronáutica, a Embraer S.A., em 2001 no local. O objetivo central da pesquisa é avaliar alguns indicadores sociais do município, como dados estatísticos e por meio de pesquisas de campo no distrito urbano embasadas em questionários com a população e na referida empresa, além de equipamentos urbanos regionais como critérios de interpretação dessas mudanças. Como metodologias foram realizadas leituras que atendessem à temática da indústria na rede urbana paulista e sua desconcentração da região metropolitana para o interior do estado. Para subsidiar embasamentos relacionados à dinâmica da Embraer S.A. como empresa global do setor aeronáutico buscou-se, além de pesquisas acadêmicas, dados primários junto à própria empresa. Os resultados obtidos ditam uma dinâmica local diferenciada, daquela antes percebida, e até então desconhecida pelo município de Gavião Peixoto, que tinha na agricultura sua base econômica. Porém, os avanços regionais foram de maior impacto, sobretudo na cidade de Araraquara, no que diz respeito à prestação de serviços, entre eles, os imobiliários, comércio e educacionais, como a criação de cursos de capacitação técnica que atendem à demanda da aviação, além de equipamentos urbanos, como hotéis, supermercados e shopping Center, uma vez que Araraquara é a cidade que mais concentra funcionários da Embraer S.A. e suas famílias. São Carlos também se beneficiou da instalação da Embraer S.A. com a criação do Curso Superior de Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP) e outras atividades ligadas ao ramo aeronáutico, como o Centro de Manutenções de Aeronaves Tam e seu museu, transferido em 2016 para São Paulo e a empresa de dirigíveis “Airship do Brasil”, fatores que impulsionaram a sustentação de um Polo Tecnológico Aeronáutico Regional. Em Gavião Peixoto, mesmo tendo passado 15 anos de operacionalidade da indústria no município, as transformações locais mostram-se ainda tímidas, desde o crescimento da população à oferta de mão de obra direta, atribuindo-se a essas mudanças mais razões ligadas às novas políticas governamentais que alteraram o padrão das classes consumidoras em todo o país e à melhora dos serviços públicos nessa mesma vertente, ao invés de serem justificadas pela presença da Embraer S.A. Isso porque, a indústria aeronáutica se relaciona pouco com o local diretamente, a não ser pela oferta de poucos funcionários de menor qualificação técnica e da arrecadação fiscal que o município passou a receber em 2016, o que poderá trazer mudanças mais efetivas a partir de então. Conclui-se que as relações estabelecidas pela Embraer S.A. em Gavião Peixoto são mais densas e necessitam de uma dinamicidade em redes maior que aquela oferecida localmente, tendo, portanto, que buscar relações em outras cidades da região e mesmo fora dela, haja vista que a forte especificidade do setor aeronáutico exige dentro de sua cadeia produtiva uma mão de obra altamente qualificada, redes logísticas fluidas, serviços especializados, além de equipamentos que sirvam ao suprimento das necessidades por ela demandadas.Ce travail est fondé sur la problématique de l’analyse des changements survenus dans la commune de Gavião Peixoto, située dans la Région Administrative Centrale de l’état de São Paulo, et de la région à la suite de l'installation d'une industrie aéronautique, Embraer S.A., en 2001. Le but central de la recherche est d'évaluer certains indicateurs sociaux de la municipalité, avec des données statistiques et une recherche sur le terrain avec des questionnaires administrés à la population et dans cette société, ainsi que les installations urbaines régionales comme référence de l'interprétation de ces changements. La méthodologie utilisée a été une analyse de la littérature où l’industrie a rencontré un problème dans le réseau urbain de l'état de São Paulo et sa décentralisation de la région métropolitaine vers l’intérieur de l’état. Pour soutenir les emplacements liés à la dynamique d’Embraer S.A. comme une entreprise mondiale dans l'industrie de l'aéronautique, il a été demandé, en plus de la recherche universitaire, des données primaires par la société elle-même. Les résultats montrent un lieu avec une dynamique différenciée par rapport à celle perçue auparavant, et jusque-là inconnue de la municipalité de Gavião Peixoto qui avait avec l'agriculture sa base économique. Cependant, les développements régionaux ont eu un impact plus grand, notamment dans la ville d’Araraquara, par rapport à la prestation de services, y compris, dans l'immobilier, le commerce et l'éducation avec la création de cours de formations techniques qui répondent à la demande de l'aviation, ainsi que des équipements urbains, tels que les hôtels, les supermarchés et les centres commerciaux. En effet, Araraquara est la ville qui concentre le plus d'employés d’Embraer S.A. et leurs familles. São Carlos a également bénéficié de l'installation d'Embraer S.A. avec la création du Cours Supérieur en Ingénierie Aéronautique à l'Université de São Paulo (USP) et d'autres activités liées à l'industrie aéronautique, comme le Centre de Maintenance d'avions Tam et son musée, transféré en 2016 à São Paulo et la société de dirigeables "Airship Brésil," facteurs ayant soutenu la mise en place d'un pôle technologique aéronautique régional. À Gavião Peixoto, même après 15 années de fonctionnement de l'industrie dans la ville, les transformations locales se sont montrées encore timides, de la croissance de la population à l'offre de travail de main-d'oeuvre directe. Ces changements étant attribués à des raisons qui sont liées aux nouvelles politiques gouvernementales, responsables de la modification de la structure des classes de consommateurs dans tout le pays et l'amélioration des services publics dans ce même sens, au lieu d'être justifié par la présence d'Embraer S.A. Ceci s’explique car l'industrie aéronautique est peu en relation avec le site directement, à part par pour peu d’offres de personnel des qualifications techniques moins avancées et les recettes fiscales que la municipalité a commencé à recevoir en 2016, ce qui pourrait apporter un changement plus efficace à partir de ce moment-là. Nous concluons que les relations établies par Embraer S.A. à Gavião Peixoto sont plus denses et ont besoin d'un dynamisme en réseaux plus important que ceux offerts localement. De ce fait, il faut chercher des relations avec d'autres villes de la région et même au-delà, étant donné la forte spécificité que l'industrie de l'aviation exige au sein de sa chaîne d'approvisionnement d'une main-d'oeuvre hautement qualifiée, des réseaux logistiques fluides, des services spécialisés et de l'équipement lui servant de fourniture.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em GeografiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeografiaGeografia regional - Gavião Peixoto (SP)Gavião Peixoto (SP) - Condições sociaisDesenvolvimento regional - Gavião Peixoto (SP)Embraer S.ATransformações econômicasTransformations économiquesA Embraer Gavião Peixoto, SP: transformações socioespaciais após a instalação da empresa em 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Vicente de Paulo dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765466H1Ferraz, Ana Emília de Quadroshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774864T6Cleps, Geisa Daise Gumierohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723851J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435115U3Marchini, Mariana Forlini134info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILEmbraerGaviaoPeixoto.pdf.jpgEmbraerGaviaoPeixoto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19230/4/EmbraerGaviaoPeixoto.pdf.jpg7fe547c3c7756c50841fef88e0997718MD54ORIGINALEmbraerGaviaoPeixoto.pdfEmbraerGaviaoPeixoto.pdfDissertaçãoapplication/pdf18288323https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19230/1/EmbraerGaviaoPeixoto.pdf83613068bc45cf5bd0ad29c96b7511d3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19230/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTEmbraerGaviaoPeixoto.pdf.txtEmbraerGaviaoPeixoto.pdf.txtExtracted texttext/plain225419https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19230/3/EmbraerGaviaoPeixoto.pdf.txt42b5a43d86fd8dcd187cfdcbf77b3f68MD53123456789/192302020-04-02 19:18:04.539oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-04-02T22:18:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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