Pop-management 15 anos depois: a incorporação do popmanagement no trabalho de executivos de grandes empresas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Duarte, Maria Paula Ferraz Calfat lattes
Orientador(a): Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira lattes
Banca de defesa: Barros, Denise Franca lattes, Bueno, Janaína Maria lattes, Miranda, Rodrigo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18273
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.642
Resumo: A literatura pop-management constitui-se de livros de fácil leitura, em geral, textos de autoajuda adaptados ao contexto corporativo e que atingem sucesso ao funcionarem como um manual para orientar quanto aos modos de proceder em sociedade. Há cerca de 15 anos, se intensificaram questionamentos quanto à utilização desse tipo de literatura e suas consequências na formação de executivos bem como na sua atuação no trabalho. Nesta pesquisa, nosso objetivo é analisar de que modo os executivos de grandes empresas constroem seus argumentos para justificar a incorporação de elementos da literatura de pop-management no seu trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos a análise argumentativa, adotando a perspectiva interpretativista. Como resultados, através dos elementos utilizados na análise argumentativa, apontamos quatro linhas de argumentação. São elas: (1) O pop-management é um mecanismo de apoio à tomada de decisão; (2) O pop-management fornece orientações práticas sobre como alcançar resultados; (3) O pop-management é uma ferramenta para disseminar conhecimentos para as redes de relacionamento; (4) O pop-management é uma fonte para aprimoramento pessoal. Além dessas quatro linhas argumentativas, os resultados apontam que, apesar de os executivos incorporarem a literatura pop-management no seu trabalho e serem inspirados pelos “gurus”, os entrevistados dirigem críticas ao seu conteúdo e à sua eficácia. Ao realizar esta pesquisa, oferecemos uma visão alternativa a respeito da utilização da literatura de pop-management, apresentando aos futuros leitores a visão e as interpretações de executivos quanto às histórias presentes nessa literatura, uma sugestão expressa nas preocupações de Wood Jr. e Paula (2001), há cerca de 15 anos. Nossos achados oferecem pistas sobre como os executivos incorporam o conhecimento veiculado na literatura pop-management na realização de suas atividades, bem como suas implicações, proporcionando que, a partir dessas informações, gestores e executivos possam tomar decisões a respeito da utilização dessa literatura no seu trabalho.
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spelling 2017-03-29T12:06:42Z2017-03-29T12:06:42Z2016-12-22DUARTE, Maria Paula Ferraz Calfat. Pop-management 15 anos depois: a incorporação do popmanagement no trabalho de executivos de grandes empresas. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.642https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18273http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.642A literatura pop-management constitui-se de livros de fácil leitura, em geral, textos de autoajuda adaptados ao contexto corporativo e que atingem sucesso ao funcionarem como um manual para orientar quanto aos modos de proceder em sociedade. Há cerca de 15 anos, se intensificaram questionamentos quanto à utilização desse tipo de literatura e suas consequências na formação de executivos bem como na sua atuação no trabalho. Nesta pesquisa, nosso objetivo é analisar de que modo os executivos de grandes empresas constroem seus argumentos para justificar a incorporação de elementos da literatura de pop-management no seu trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos a análise argumentativa, adotando a perspectiva interpretativista. Como resultados, através dos elementos utilizados na análise argumentativa, apontamos quatro linhas de argumentação. São elas: (1) O pop-management é um mecanismo de apoio à tomada de decisão; (2) O pop-management fornece orientações práticas sobre como alcançar resultados; (3) O pop-management é uma ferramenta para disseminar conhecimentos para as redes de relacionamento; (4) O pop-management é uma fonte para aprimoramento pessoal. Além dessas quatro linhas argumentativas, os resultados apontam que, apesar de os executivos incorporarem a literatura pop-management no seu trabalho e serem inspirados pelos “gurus”, os entrevistados dirigem críticas ao seu conteúdo e à sua eficácia. Ao realizar esta pesquisa, oferecemos uma visão alternativa a respeito da utilização da literatura de pop-management, apresentando aos futuros leitores a visão e as interpretações de executivos quanto às histórias presentes nessa literatura, uma sugestão expressa nas preocupações de Wood Jr. e Paula (2001), há cerca de 15 anos. Nossos achados oferecem pistas sobre como os executivos incorporam o conhecimento veiculado na literatura pop-management na realização de suas atividades, bem como suas implicações, proporcionando que, a partir dessas informações, gestores e executivos possam tomar decisões a respeito da utilização dessa literatura no seu trabalho.The pop-management literature consists of books that are easy to read, in general, self- help help texts adapted to the corporate context and that succeed working as a manual to guide the way of proceeding in society. About 15 years ago, questions about the use of this type of literature and its consequences on the training process of executives as well as their work performance were intensified. In this research, our objective is to analyze how the executives of large Brazilian companies construct their arguments to justify the incorporation of elements of pop-management literature in their work. As methodological procedures, we use argumentative analysis. As results, through the elements used in the argumentative analysis, we highlight four lines of argument. They are: (1) Pop-management is an artifact supporting decision-making process ; (2) Pop-management provides practical guidance on how to achieve results; (3) Pop-management is a tool to disseminate knowledge; (4) Pop-management is a source for personal enhancement. In addition to these four lines of argument, the results point out that, while executives incorporate pop-management literature into their work and are inspired by the "gurus", respondents critique their content and effectiveness. In carrying out this research, we seek to contribute to an alternative view regarding the use of the pop-management literature, presenting to the future readers the vision and the interpretations of executives regarding the histories present in this literature, a suggestion expressed in the preoccupations of Wood Jr. and Paula (2001), about 15 years ago. Our findings provide clues about how executives incorporate the knowledge contained in the pop-management literature into the execution of their activities, as well as their implications, providing that, from this information, managers and executives can make decisions regarding the use of this literature in their job.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoAdministração de empresas - ExecutivosSucesso nos negóciosMotivação no trabalhoLiteratura pop-managementTrabalho executivoAutoajuda de negóciosAnálise argumentativaPop-managementManagerial workBusiness self-helpArgumentative analysisPop-management 15 anos depois: a incorporação do popmanagement no trabalho de executivos de grandes empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedeiros, Cintia Rodrigues de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731958D6Barros, Denise Francahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126469Y2Bueno, Janaína Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776852T4Miranda, Rodrigohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762370Y2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8550626U6Duarte, Maria Paula Ferraz Calfat948175722379f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILPopManagement 15anos.pdf.jpgPopManagement 15anos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18273/4/PopManagement%2015anos.pdf.jpg0c0fcc7ee1c4247d6e239e8ee049548eMD54TEXTPopManagement 15anos.pdf.txtPopManagement 15anos.pdf.txtExtracted texttext/plain225808https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18273/3/PopManagement%2015anos.pdf.txt1bab5359da063216b382a7d6c4048d6eMD53ORIGINALPopManagement 15anos.pdfPopManagement 15anos.pdfDissertaçãoapplication/pdf777155https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18273/1/PopManagement%2015anos.pdfbde9cc40234123cde782d77ea6813779MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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