Texturização superficial de cilindros automotivos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da lattes
Orientador(a): Murray, Henara Lillian Costa lattes
Banca de defesa: Silva Júnior, Washington Martins da lattes, Canobre, Sheila Cristina lattes, Sinatora, Amilton lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17988
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.259
Resumo: A texturização superficial é uma importante ferramenta a ser utilizada na diminuição do atrito em contatos lubrificados, sendo sua eficácia atestada tanto em simulações como experimentalmente. Uma grande barreira para a utilização em escala industrial da texturização superficial e a dificuldade de se encontrar métodos de inserção destes padrões superficiais que combinem rapidez de implementação e baixo custo, tornando assim a técnica mais competitiva. O objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade de se inserir texturas superficiais na superfície interna de cilindros automotivos de ferro fundido cinzento, utilizando método de texturização superficial sem mascaramento (MECT), o qual combina baixo custo e elevada velocidade de texturização. Uma vez estabelecidos os parâmetros de texturização do método MECT para o ferro fundido cinzento, foram conduzidos ensaios anel-bloco a fim de comparar os ganhos na redução do atrito e do desgaste de amostras texturizadas quando comparadas a amostras polidas mecanicamente e eletroquimicamente. O MECT se mostrou um método viável, rápido e de baixo custo para texturização de camisas de cilindros automotivos. Nos ensaios anel-bloco as amostras texturizadas superficialmente apresentaram menores coeficiente de atrito e volume desgastado em relação as amostras polidas mecanicamente e eletroquimicamente.
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O objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade de se inserir texturas superficiais na superfície interna de cilindros automotivos de ferro fundido cinzento, utilizando método de texturização superficial sem mascaramento (MECT), o qual combina baixo custo e elevada velocidade de texturização. Uma vez estabelecidos os parâmetros de texturização do método MECT para o ferro fundido cinzento, foram conduzidos ensaios anel-bloco a fim de comparar os ganhos na redução do atrito e do desgaste de amostras texturizadas quando comparadas a amostras polidas mecanicamente e eletroquimicamente. O MECT se mostrou um método viável, rápido e de baixo custo para texturização de camisas de cilindros automotivos. Nos ensaios anel-bloco as amostras texturizadas superficialmente apresentaram menores coeficiente de atrito e volume desgastado em relação as amostras polidas mecanicamente e eletroquimicamente.Surface texturing is an important tool to be used for reduction of the friction force in lubricated contacts, being its effectiveness evidenced in simulations and experimentally. A major barrier to use surface texturing in an industrial scale is the difficulty of finding application methods of these surface patterns that combine both high speed and low cost, thus making the surface texturing a more competitive technique. The objective of this work is to investigate the potentiality of inserting surface textures on the inner surface of an automotive cylinder liner made of grey cast iron, using Maskless Electrochemical Texturing Method (MECT), which is a both low cost and high-speed texturing process. Once established the texturing parameters for the method MECT for the grey cast iron, were made Block-on-Ring tests to compare the improvement in reducing friction force and wear of the textured samples in comparison with samples mechanically and electrochemically polished. The method MECT proved to be a viable method for texturing of automotive cylinder liners, being both fast and low cost. In the Block-on-Ring tests, the texturized samples showed lower friction coefficient and wear volume compared to the mechanically and electrochemically polished samples.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia MecânicaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAEngenharia mecânicaMotores de combustão internaLubrificação e lubrificantesMotoresCilindros automotivosTexturização superficialEnsaio anel-blocoCylinder linerSurface texturingBlock-on-Ring testsTexturização superficial de cilindros automotivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMurray, Henara Lillian Costahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721823P9Silva Júnior, Washington Martins dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769549P2Canobre, Sheila Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775037T8Sinatora, Amiltonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787947H7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4490964T2Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da808175584251077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALTexturizaçãoSuperficialCilindros.pdfTexturizaçãoSuperficialCilindros.pdfDissertaçãoapplication/pdf40345548https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17988/1/Texturiza%c3%a7%c3%a3oSuperficialCilindros.pdf11a85711f6cfc25786c89a94f77ebd0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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