Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em História
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 |
Resumo: | Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações. |
id |
UFU_a685cacc62275eb9d2524b555dfa9da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19742 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-09-21T11:35:11Z2017-09-21T11:35:11Z2016-02-23FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações.This thesis aims to study the theater group Dzi Croquettes (1972 to 1988), who in the 1970s brought to the scenes of Brazil and Europe a transgressive scenic proposal, putting in suspension the categorizations of gender and sexuality. Taking as a starting point the analysis of the documentary Dzi Croquettes (2009), by Tatiana Issa and Raphael Alvarez, the study proposed here seeks, firstly, to analyze the image constructed about the group after almost 40 years of the end of its activities, as well as the way in which the thesis created by the said directors becomes a parameter for telling the story of the Dzi. Once this is done, he turns to the process in order to first understand the way in which the Croquettes' spectacles have been elaborated: what are the aesthetic options, their themes and how they are materialized on the stage. Once this was done, it was observed how the scenic proposal can meet an expectation horizon existing in the early 1970s, which contributes greatly to the almost immediate success of its work. From the questions raised, it became possible to perceive how the reception of the spectacles delineated the places that, in fact, the trajectory of the Dzi Croquettes has been told in the last 40 years. Thus, understanding the theater as a historical phenomenon, one can perceive that the traces left directing the later writing on the scenarios.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaTeatro - Brasil - HistóriaTeatro brasileiro - História e críticaHistória e teatroDzi CroquettesCineasta/HistoriadorHorizonte de expectativasTeatro/Fenômeno HistóricoLegadoFilm-maker/ HistorianHorizon of expectationsTheater/ Historical phenomenonLegacyLife a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Vieira, Thaís Leãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1Costa, Rodrigo de Freitashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6Folgosi, André Luiz Bertellihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907984T5Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4140118J0Freitas, Talitta Tatiane Martins236info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILLifeCabaretObra.pdf.jpgLifeCabaretObra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/4/LifeCabaretObra.pdf.jpge52a30c4b0d2c6220b872d7b30e97636MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALLifeCabaretObra.pdfLifeCabaretObra.pdfTeseapplication/pdf38525781https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/1/LifeCabaretObra.pdf191958c5b75065b784f5fd874a5b2851MD51TEXTLifeCabaretObra.pdf.txtLifeCabaretObra.pdf.txtExtracted texttext/plain551609https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/3/LifeCabaretObra.pdf.txtfee0af3e3977eb8b74c9a55ef8284e8cMD53123456789/197422020-09-16 18:58:04.261oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-16T21:58:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
title |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
spellingShingle |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema Freitas, Talitta Tatiane Martins CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História Teatro - Brasil - História Teatro brasileiro - História e crítica História e teatro Dzi Croquettes Cineasta/Historiador Horizonte de expectativas Teatro/Fenômeno Histórico Legado Film-maker/ Historian Horizon of expectations Theater/ Historical phenomenon Legacy |
title_short |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
title_full |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
title_fullStr |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
title_full_unstemmed |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
title_sort |
Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema |
author |
Freitas, Talitta Tatiane Martins |
author_facet |
Freitas, Talitta Tatiane Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vieira, Thaís Leão |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo de Freitas |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Folgosi, André Luiz Bertelli |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907984T5 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4140118J0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Talitta Tatiane Martins |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota Vieira, Thaís Leão Costa, Rodrigo de Freitas Folgosi, André Luiz Bertelli Ramos, Alcides Freire |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História Teatro - Brasil - História Teatro brasileiro - História e crítica História e teatro Dzi Croquettes Cineasta/Historiador Horizonte de expectativas Teatro/Fenômeno Histórico Legado Film-maker/ Historian Horizon of expectations Theater/ Historical phenomenon Legacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Teatro - Brasil - História Teatro brasileiro - História e crítica História e teatro Dzi Croquettes Cineasta/Historiador Horizonte de expectativas Teatro/Fenômeno Histórico Legado Film-maker/ Historian Horizon of expectations Theater/ Historical phenomenon Legacy |
description |
Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-21T11:35:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-21T11:35:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/4/LifeCabaretObra.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/1/LifeCabaretObra.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/3/LifeCabaretObra.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e52a30c4b0d2c6220b872d7b30e97636 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 191958c5b75065b784f5fd874a5b2851 fee0af3e3977eb8b74c9a55ef8284e8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331411485622272 |