Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Freitas, Talitta Tatiane Martins lattes
Orientador(a): Ramos, Rosangela Patriota lattes
Banca de defesa: Vieira, Thaís Leão lattes, Costa, Rodrigo de Freitas lattes, Folgosi, André Luiz Bertelli lattes, Ramos, Alcides Freire lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21
Resumo: Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações.
id UFU_a685cacc62275eb9d2524b555dfa9da3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19742
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2017-09-21T11:35:11Z2017-09-21T11:35:11Z2016-02-23FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações.This thesis aims to study the theater group Dzi Croquettes (1972 to 1988), who in the 1970s brought to the scenes of Brazil and Europe a transgressive scenic proposal, putting in suspension the categorizations of gender and sexuality. Taking as a starting point the analysis of the documentary Dzi Croquettes (2009), by Tatiana Issa and Raphael Alvarez, the study proposed here seeks, firstly, to analyze the image constructed about the group after almost 40 years of the end of its activities, as well as the way in which the thesis created by the said directors becomes a parameter for telling the story of the Dzi. Once this is done, he turns to the process in order to first understand the way in which the Croquettes' spectacles have been elaborated: what are the aesthetic options, their themes and how they are materialized on the stage. Once this was done, it was observed how the scenic proposal can meet an expectation horizon existing in the early 1970s, which contributes greatly to the almost immediate success of its work. From the questions raised, it became possible to perceive how the reception of the spectacles delineated the places that, in fact, the trajectory of the Dzi Croquettes has been told in the last 40 years. Thus, understanding the theater as a historical phenomenon, one can perceive that the traces left directing the later writing on the scenarios.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaTeatro - Brasil - HistóriaTeatro brasileiro - História e críticaHistória e teatroDzi CroquettesCineasta/HistoriadorHorizonte de expectativasTeatro/Fenômeno HistóricoLegadoFilm-maker/ HistorianHorizon of expectationsTheater/ Historical phenomenonLegacyLife a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Vieira, Thaís Leãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1Costa, Rodrigo de Freitashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6Folgosi, André Luiz Bertellihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907984T5Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4140118J0Freitas, Talitta Tatiane Martins236info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILLifeCabaretObra.pdf.jpgLifeCabaretObra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/4/LifeCabaretObra.pdf.jpge52a30c4b0d2c6220b872d7b30e97636MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALLifeCabaretObra.pdfLifeCabaretObra.pdfTeseapplication/pdf38525781https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/1/LifeCabaretObra.pdf191958c5b75065b784f5fd874a5b2851MD51TEXTLifeCabaretObra.pdf.txtLifeCabaretObra.pdf.txtExtracted texttext/plain551609https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/3/LifeCabaretObra.pdf.txtfee0af3e3977eb8b74c9a55ef8284e8cMD53123456789/197422020-09-16 18:58:04.261oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-16T21:58:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
title Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
spellingShingle Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
Freitas, Talitta Tatiane Martins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Teatro - Brasil - História
Teatro brasileiro - História e crítica
História e teatro
Dzi Croquettes
Cineasta/Historiador
Horizonte de expectativas
Teatro/Fenômeno Histórico
Legado
Film-maker/ Historian
Horizon of expectations
Theater/ Historical phenomenon
Legacy
title_short Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
title_full Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
title_fullStr Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
title_full_unstemmed Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
title_sort Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema
author Freitas, Talitta Tatiane Martins
author_facet Freitas, Talitta Tatiane Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Thaís Leão
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Rodrigo de Freitas
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Folgosi, André Luiz Bertelli
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907984T5
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4140118J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Talitta Tatiane Martins
contributor_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
Vieira, Thaís Leão
Costa, Rodrigo de Freitas
Folgosi, André Luiz Bertelli
Ramos, Alcides Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Teatro - Brasil - História
Teatro brasileiro - História e crítica
História e teatro
Dzi Croquettes
Cineasta/Historiador
Horizonte de expectativas
Teatro/Fenômeno Histórico
Legado
Film-maker/ Historian
Horizon of expectations
Theater/ Historical phenomenon
Legacy
dc.subject.por.fl_str_mv História
Teatro - Brasil - História
Teatro brasileiro - História e crítica
História e teatro
Dzi Croquettes
Cineasta/Historiador
Horizonte de expectativas
Teatro/Fenômeno Histórico
Legado
Film-maker/ Historian
Horizon of expectations
Theater/ Historical phenomenon
Legacy
description Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-21T11:35:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-21T11:35:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21
identifier_str_mv FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/4/LifeCabaretObra.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/1/LifeCabaretObra.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19742/3/LifeCabaretObra.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e52a30c4b0d2c6220b872d7b30e97636
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
191958c5b75065b784f5fd874a5b2851
fee0af3e3977eb8b74c9a55ef8284e8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331411485622272