Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Reis, Valéria Patrícia Martins dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253
Resumo: The present paper deals with the construction of a learning object (OA) in the form of a game related to one of the areas of Art, the Visual Arts, and by means of the planning of a document called Game Design Document (GDD). The GDD describes all the steps for an elaboration of a digital educational game (called Narratives connected to Visual Arts teaching) and is connected to contents present in a curricular organization of the discipline of Art for seventh grader students of Junio High School. Considering the fact that a research follows a qualitative and exploratory thematic methodology, a GDD production considering the needs and suggestions of participating students. Finally, the research discusses, in a critical way, the relevance of the game as a way of expression, collaborative construction, and exchange of knowledge. It is concluded that the digital game can stimulate the student to construct his/her knowledge, since it allows different possibilities of holding the curricular content of the discipline. All these possibilities: a game, a way of entertainment, and teaching-learning, are enhanced when the material is thought not only for the student, but with the student himself/herself when he/she becomes a partner in the project.
id UFU_a92e69fef122522582353eb06ac36a90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18768
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuaisEducaçãoJogos educativosJogos eletrônicosTecnologia educacionalArtesJogos digitaisObjetos de aprendizagemArtes visuaisTecnologia e educaçãoDigital gamesLearning objectsVisual artsTechnology and artCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present paper deals with the construction of a learning object (OA) in the form of a game related to one of the areas of Art, the Visual Arts, and by means of the planning of a document called Game Design Document (GDD). The GDD describes all the steps for an elaboration of a digital educational game (called Narratives connected to Visual Arts teaching) and is connected to contents present in a curricular organization of the discipline of Art for seventh grader students of Junio High School. Considering the fact that a research follows a qualitative and exploratory thematic methodology, a GDD production considering the needs and suggestions of participating students. Finally, the research discusses, in a critical way, the relevance of the game as a way of expression, collaborative construction, and exchange of knowledge. It is concluded that the digital game can stimulate the student to construct his/her knowledge, since it allows different possibilities of holding the curricular content of the discipline. All these possibilities: a game, a way of entertainment, and teaching-learning, are enhanced when the material is thought not only for the student, but with the student himself/herself when he/she becomes a partner in the project.Dissertação (Mestrado)O presente trabalho aborda a construção de um objeto de aprendizagem (OA) em forma de jogo relacionado a uma das áreas da Arte, as Artes Visuais e por meio do planejamento de um documento denominado Game Design Document (GDD). O GDD descreve todas as etapas para a elaboração de um jogo digital educativo (intitulado Narrativas conectadas no ensino de Artes Visuais) e está interligado aos conteúdos presentes em uma organização curricular da disciplina de Arte para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista o fato de que a pesquisa segue uma metodologia qualitativa e tem natureza exploratória, a produção do GDD pautou-se nas necessidades e sugestões dos alunos participantes. Finalmente, a pesquisa discute criticamente a relevância do jogo como forma de expressão, construção colaborativa e troca de conhecimento. Conclui-se que o jogo digital pode estimular o aluno a construir o seu conhecimento, visto que permite diferentes possibilidades de apreensão do conteúdo curricular da disciplina. Todas estas possibilidades entre o jogo, o lúdico e o ensino-aprendizagem são potencializadas quando o material é pensado não apenas para o aluno, mas com o próprio aluno ao se transformar em copartícipe do projeto.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)Santos, Vanessa Matos doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4143035P3Silva, Diva Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788U6Valente, Vania Cristina Pires Nogueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774704Y6Reis, Valéria Patrícia Martins dos2017-05-26T12:47:01Z2017-05-26T12:47:01Z2017-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Valéria Patrícia Martins dos. Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-03-12T14:09:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18768Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-03-12T14:09:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
title Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
spellingShingle Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
Reis, Valéria Patrícia Martins dos
Educação
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Artes
Jogos digitais
Objetos de aprendizagem
Artes visuais
Tecnologia e educação
Digital games
Learning objects
Visual arts
Technology and art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
title_full Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
title_fullStr Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
title_full_unstemmed Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
title_sort Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais
author Reis, Valéria Patrícia Martins dos
author_facet Reis, Valéria Patrícia Martins dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vanessa Matos dos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4143035P3
Silva, Diva Souza
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788U6
Valente, Vania Cristina Pires Nogueira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774704Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Valéria Patrícia Martins dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Artes
Jogos digitais
Objetos de aprendizagem
Artes visuais
Tecnologia e educação
Digital games
Learning objects
Visual arts
Technology and art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Artes
Jogos digitais
Objetos de aprendizagem
Artes visuais
Tecnologia e educação
Digital games
Learning objects
Visual arts
Technology and art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present paper deals with the construction of a learning object (OA) in the form of a game related to one of the areas of Art, the Visual Arts, and by means of the planning of a document called Game Design Document (GDD). The GDD describes all the steps for an elaboration of a digital educational game (called Narratives connected to Visual Arts teaching) and is connected to contents present in a curricular organization of the discipline of Art for seventh grader students of Junio High School. Considering the fact that a research follows a qualitative and exploratory thematic methodology, a GDD production considering the needs and suggestions of participating students. Finally, the research discusses, in a critical way, the relevance of the game as a way of expression, collaborative construction, and exchange of knowledge. It is concluded that the digital game can stimulate the student to construct his/her knowledge, since it allows different possibilities of holding the curricular content of the discipline. All these possibilities: a game, a way of entertainment, and teaching-learning, are enhanced when the material is thought not only for the student, but with the student himself/herself when he/she becomes a partner in the project.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-26T12:47:01Z
2017-05-26T12:47:01Z
2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Valéria Patrícia Martins dos. Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253
identifier_str_mv REIS, Valéria Patrícia Martins dos. Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805397042597462016