Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22047 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico do controle ativo de ruído está avançando mais uma etapa. Esta tese tem-se por objetivo a utilização de sistemas de controle ativo de ruído em venezianas acústicas também conhecidas por esquadrias acústicas ventiladas podem ser viáveis financeiramente e de fácil acesso. Esta tese apresenta o desenvolvimento simulado e experimental de uma veneziana acústica com a implementação híbrida entre o sistema de controle ativo de ruído (controle ativo, baixas frequências) e espumas acústicas (controle passivo, altas frequências), utilizando como controlador a plataforma Arduino Due®. Controle Ativo de Ruído (CAR) em dutos é um estudo no qual o Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Uberlândia vem trabalhando já a alguns anos, e sabe-se de que quando são aplicados a uma grande faixa de frequência, o sistema não atinge o controle de forma satisfatória. Esta tese foi desenvolvida para redução de custos e também entender o significado do porque algumas frequências não atingem um nível satisfatório de controle. Através de uma bancada experimental de sistema CAR utilizando uma veneziana acústica e um gerador de sinais, foi possível obter a FRF (Função Resposta em Frequência) e a partir desta, analisar e verificar quais frequências estavam atuando nas regiões de anti-ressonância (resultando um controle ruim) e quais estavam atuando nas regiões de ressonância ou neutras (resultando um controle bom). O trabalho foi dividido em quatro etapas experimentais, nestas etapas foram alterados o caminho secundário do sistema de controle para e refinamento dos resultados. Estes estudos possibilitaram avaliar o posicionamento dos atuadores e atingir um maior número de frequências discretas controladas de maneira satisfatória em um único projeto de CAR. Esta tese concluiu que o sistema CAR utilizando Arduino Due® obteve respostas significativas atingindo até 30dB de atenuação em bancada experimental. |
id |
UFU_c4f582e3feaf20e3d84d77bd361b03c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/22047 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-07-25T18:00:27Z2018-07-25T18:00:27Z2018-02-23MIRANDA, João Gabriel Oliveira de. Controle Ativo de Ruído Em Venezianas Acústicas: Um Estudo Teórico e Experimental - Uberlândia. 2018 194 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22047http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777O desenvolvimento tecnológico do controle ativo de ruído está avançando mais uma etapa. Esta tese tem-se por objetivo a utilização de sistemas de controle ativo de ruído em venezianas acústicas também conhecidas por esquadrias acústicas ventiladas podem ser viáveis financeiramente e de fácil acesso. Esta tese apresenta o desenvolvimento simulado e experimental de uma veneziana acústica com a implementação híbrida entre o sistema de controle ativo de ruído (controle ativo, baixas frequências) e espumas acústicas (controle passivo, altas frequências), utilizando como controlador a plataforma Arduino Due®. Controle Ativo de Ruído (CAR) em dutos é um estudo no qual o Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Uberlândia vem trabalhando já a alguns anos, e sabe-se de que quando são aplicados a uma grande faixa de frequência, o sistema não atinge o controle de forma satisfatória. Esta tese foi desenvolvida para redução de custos e também entender o significado do porque algumas frequências não atingem um nível satisfatório de controle. Através de uma bancada experimental de sistema CAR utilizando uma veneziana acústica e um gerador de sinais, foi possível obter a FRF (Função Resposta em Frequência) e a partir desta, analisar e verificar quais frequências estavam atuando nas regiões de anti-ressonância (resultando um controle ruim) e quais estavam atuando nas regiões de ressonância ou neutras (resultando um controle bom). O trabalho foi dividido em quatro etapas experimentais, nestas etapas foram alterados o caminho secundário do sistema de controle para e refinamento dos resultados. Estes estudos possibilitaram avaliar o posicionamento dos atuadores e atingir um maior número de frequências discretas controladas de maneira satisfatória em um único projeto de CAR. Esta tese concluiu que o sistema CAR utilizando Arduino Due® obteve respostas significativas atingindo até 30dB de atenuação em bancada experimental.The technological development of active noise control is advancing another step. This thesis comes to determine that the use of active noise control systems in acoustic vents also known for ventilated acoustic frames can be financially feasible and easily accessible. This thesis presents the simulated and experimental development of an acoustic vent with the hybrid implementation between active noise control system (active control, low frequencies) and acoustic foams (passive control, high frequencies) using the Arduino Due® as acquisition board for the controller. Active Noise Control (ANC) in ducts is a study in which the Laboratory of Acoustics and Vibrations of the Federal University of Uberlândia has been working for several years, and it is known that when applied to a wide frequency range, the system does not reach control satisfactorily. This thesis was developed aiming to reduce costs and also to understand the meaning of why some frequencies do not reach a satisfactory level of control. Through an experimental system of the ANC system using an acoustic vent and a signal generator, it was possible to obtain the FRF (Frequency Response Function) and from this analyze and verify which frequencies were acting in the anti-resonance regions (resulting a bad control) and which were acting in the resonant regions (resulting a good control). These evaluations made it possible to optimize the positioning of the actuators and achieve a greater number of discrete frequencies controlled satisfactorily in a single ANC project. This thesis concluded that the ANC system using Arduino Due® obtained significant responses reaching up to 30dB of attenuation in experimental bench.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia MecânicaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSControle Ativo de Ruído (CAR)Active Noise Control (ANC)Veneziana AcústicaAcoustic VentsDuto AcústicoAcoustic DuctsArduino DueArduino DueEngenharia mecânica - TesesMechanical Engineering - ThesesEsquadria - Controle de ruido - TesesSquaring - Noise control - ThesesControle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimentalActive Noise Control in Acoustic Vent: An Theoretical and Experimental Studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNuñez, Israel jorge Cárdenashttp://lattes.cnpq.br/0403736386310534Duarte, Marcus Antônio Vianahttp://lattes.cnpq.br/9030389274220180Teodoro, Elias Bitencourthttp://lattes.cnpq.br/5128428113794201Sanches, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671Abreu, Gustavo Luiz Chagas Manhães dehttp://lattes.cnpq.br/1266349690954141Lima, Key Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2072369113485236http://lattes.cnpq.br/2065274302376786Miranda, João Gabriel Oliveira de194cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALControleAtivoRuído.pdfControleAtivoRuído.pdfTeseapplication/octet-stream19347259https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22047/4/ControleAtivoRu%c3%addo.pdf039ed66a44356c64044a559e09739476MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22047/5/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD55123456789/220472021-09-16 17:19:06.039oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-16T20:19:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Active Noise Control in Acoustic Vent: An Theoretical and Experimental Study |
title |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
spellingShingle |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental Miranda, João Gabriel Oliveira de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS Controle Ativo de Ruído (CAR) Active Noise Control (ANC) Veneziana Acústica Acoustic Vents Duto Acústico Acoustic Ducts Arduino Due Arduino Due Engenharia mecânica - Teses Mechanical Engineering - Theses Esquadria - Controle de ruido - Teses Squaring - Noise control - Theses |
title_short |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
title_full |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
title_fullStr |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
title_full_unstemmed |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
title_sort |
Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental |
author |
Miranda, João Gabriel Oliveira de |
author_facet |
Miranda, João Gabriel Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nuñez, Israel jorge Cárdenas |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0403736386310534 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, Marcus Antônio Viana |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9030389274220180 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Teodoro, Elias Bitencourt |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5128428113794201 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sanches, Leonardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6978425622746671 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Abreu, Gustavo Luiz Chagas Manhães de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1266349690954141 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Lima, Key Fonseca |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2072369113485236 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2065274302376786 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, João Gabriel Oliveira de |
contributor_str_mv |
Nuñez, Israel jorge Cárdenas Duarte, Marcus Antônio Viana Teodoro, Elias Bitencourt Sanches, Leonardo Abreu, Gustavo Luiz Chagas Manhães de Lima, Key Fonseca |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS Controle Ativo de Ruído (CAR) Active Noise Control (ANC) Veneziana Acústica Acoustic Vents Duto Acústico Acoustic Ducts Arduino Due Arduino Due Engenharia mecânica - Teses Mechanical Engineering - Theses Esquadria - Controle de ruido - Teses Squaring - Noise control - Theses |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle Ativo de Ruído (CAR) Active Noise Control (ANC) Veneziana Acústica Acoustic Vents Duto Acústico Acoustic Ducts Arduino Due Arduino Due Engenharia mecânica - Teses Mechanical Engineering - Theses Esquadria - Controle de ruido - Teses Squaring - Noise control - Theses |
description |
O desenvolvimento tecnológico do controle ativo de ruído está avançando mais uma etapa. Esta tese tem-se por objetivo a utilização de sistemas de controle ativo de ruído em venezianas acústicas também conhecidas por esquadrias acústicas ventiladas podem ser viáveis financeiramente e de fácil acesso. Esta tese apresenta o desenvolvimento simulado e experimental de uma veneziana acústica com a implementação híbrida entre o sistema de controle ativo de ruído (controle ativo, baixas frequências) e espumas acústicas (controle passivo, altas frequências), utilizando como controlador a plataforma Arduino Due®. Controle Ativo de Ruído (CAR) em dutos é um estudo no qual o Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Uberlândia vem trabalhando já a alguns anos, e sabe-se de que quando são aplicados a uma grande faixa de frequência, o sistema não atinge o controle de forma satisfatória. Esta tese foi desenvolvida para redução de custos e também entender o significado do porque algumas frequências não atingem um nível satisfatório de controle. Através de uma bancada experimental de sistema CAR utilizando uma veneziana acústica e um gerador de sinais, foi possível obter a FRF (Função Resposta em Frequência) e a partir desta, analisar e verificar quais frequências estavam atuando nas regiões de anti-ressonância (resultando um controle ruim) e quais estavam atuando nas regiões de ressonância ou neutras (resultando um controle bom). O trabalho foi dividido em quatro etapas experimentais, nestas etapas foram alterados o caminho secundário do sistema de controle para e refinamento dos resultados. Estes estudos possibilitaram avaliar o posicionamento dos atuadores e atingir um maior número de frequências discretas controladas de maneira satisfatória em um único projeto de CAR. Esta tese concluiu que o sistema CAR utilizando Arduino Due® obteve respostas significativas atingindo até 30dB de atenuação em bancada experimental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-25T18:00:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-25T18:00:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, João Gabriel Oliveira de. Controle Ativo de Ruído Em Venezianas Acústicas: Um Estudo Teórico e Experimental - Uberlândia. 2018 194 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22047 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, João Gabriel Oliveira de. Controle Ativo de Ruído Em Venezianas Acústicas: Um Estudo Teórico e Experimental - Uberlândia. 2018 194 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22047 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22047/4/ControleAtivoRu%c3%addo.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22047/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
039ed66a44356c64044a559e09739476 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331524825153536 |