Sequência didática com temas motivadores no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Enilson Araújo da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
Resumo: This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.
id UFU_d2ea979b0f599ad98c9b72f4eca0b72d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17763
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Sequência didática com temas motivadores no ensino de físicaCiência - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoDidáticaAstronomiaAerodinâmicaSequência didáticaEnsino de físicaFoguetes artesanaisDidactic sequencePhysic teachingHandcrafted rocketsAstronomyAerodynamicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThis study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.Dissertação (Mestrado)O presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Auth, Milton Antôniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3Ustra, Sandro Rogério Vargashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8Queiroz, José Rildo de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798150A6Silva, Enilson Araújo da2016-09-26T12:17:34Z2016-09-26T12:17:34Z2016-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-30T22:23:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17763Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-30T22:23:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
title Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
spellingShingle Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
Silva, Enilson Araújo da
Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Didática
Astronomia
Aerodinâmica
Sequência didática
Ensino de física
Foguetes artesanais
Didactic sequence
Physic teaching
Handcrafted rockets
Astronomy
Aerodynamics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
title_full Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
title_fullStr Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
title_full_unstemmed Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
title_sort Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
author Silva, Enilson Araújo da
author_facet Silva, Enilson Araújo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Auth, Milton Antônio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3
Ustra, Sandro Rogério Vargas
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8
Queiroz, José Rildo de Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798150A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Enilson Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Didática
Astronomia
Aerodinâmica
Sequência didática
Ensino de física
Foguetes artesanais
Didactic sequence
Physic teaching
Handcrafted rockets
Astronomy
Aerodynamics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Didática
Astronomia
Aerodinâmica
Sequência didática
Ensino de física
Foguetes artesanais
Didactic sequence
Physic teaching
Handcrafted rockets
Astronomy
Aerodynamics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26T12:17:34Z
2016-09-26T12:17:34Z
2016-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
identifier_str_mv SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805397020982116352