Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 |
Resumo: | This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship. |
id |
UFU_d2ea979b0f599ad98c9b72f4eca0b72d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/17763 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de físicaCiência - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoDidáticaAstronomiaAerodinâmicaSequência didáticaEnsino de físicaFoguetes artesanaisDidactic sequencePhysic teachingHandcrafted rocketsAstronomyAerodynamicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThis study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.Dissertação (Mestrado)O presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Auth, Milton Antôniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3Ustra, Sandro Rogério Vargashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8Queiroz, José Rildo de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798150A6Silva, Enilson Araújo da2016-09-26T12:17:34Z2016-09-26T12:17:34Z2016-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-30T22:23:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17763Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-30T22:23:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
title |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
spellingShingle |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física Silva, Enilson Araújo da Ciência - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Didática Astronomia Aerodinâmica Sequência didática Ensino de física Foguetes artesanais Didactic sequence Physic teaching Handcrafted rockets Astronomy Aerodynamics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
title_full |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
title_fullStr |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
title_sort |
Sequência didática com temas motivadores no ensino de física |
author |
Silva, Enilson Araújo da |
author_facet |
Silva, Enilson Araújo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Auth, Milton Antônio http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3 Ustra, Sandro Rogério Vargas http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8 Queiroz, José Rildo de Oliveira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798150A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Enilson Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Didática Astronomia Aerodinâmica Sequência didática Ensino de física Foguetes artesanais Didactic sequence Physic teaching Handcrafted rockets Astronomy Aerodynamics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Didática Astronomia Aerodinâmica Sequência didática Ensino de física Foguetes artesanais Didactic sequence Physic teaching Handcrafted rockets Astronomy Aerodynamics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26T12:17:34Z 2016-09-26T12:17:34Z 2016-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 |
identifier_str_mv |
SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805397020982116352 |