Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
Resumo: This work aims at analyzing a didactic proposal for the teaching of the concept of volume the elementary students, having been the same shared with eight students of the subproject Mathematics “PIBID/UFU” in the form of a short course developed on three dates of 90 minutes, this had to rescue the main ideas of the students about the concept of volume as well as to collect their views on the methodology employed. Based on meaningful learning theory of David Ausubel, had for objectives: (a) examine the potential of material presented, consisting of two types of activities: those who, by means of questions, discussions and handling materials aimed at articulating the volume, mass and content, and those that involve problem solving involving comparison, measurement and production of paving stones; (b) analyze the performance of students in the development of activities and (c) analyze their opinions about work. Were used in filming, audio recording, photographic records, the review of the implementation of the string that indicates that the issues and the problems proposed favored the joints necessary for the formation of the concept, and that the material has to be considered as potentially significant for the construction of the concept of volume and can be applied to elementary school students, since the discussions are adapted to their reality.
id UFU_dd6f34d8e441d25d6825a2060bbb2cae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19712
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemáticaLearning of the concept of volume: a didactic proposal shared with graduates of mathematicsCiência - Estudo e ensinoAprendizagem experimentalMatemática - Formação de professoresPrática de ensino - Formação de professoresGeometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoAprendizagem significativaConceito de volumeSequência didáticaMeaningful learningConcept of volumeDidactic sequenceCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThis work aims at analyzing a didactic proposal for the teaching of the concept of volume the elementary students, having been the same shared with eight students of the subproject Mathematics “PIBID/UFU” in the form of a short course developed on three dates of 90 minutes, this had to rescue the main ideas of the students about the concept of volume as well as to collect their views on the methodology employed. Based on meaningful learning theory of David Ausubel, had for objectives: (a) examine the potential of material presented, consisting of two types of activities: those who, by means of questions, discussions and handling materials aimed at articulating the volume, mass and content, and those that involve problem solving involving comparison, measurement and production of paving stones; (b) analyze the performance of students in the development of activities and (c) analyze their opinions about work. Were used in filming, audio recording, photographic records, the review of the implementation of the string that indicates that the issues and the problems proposed favored the joints necessary for the formation of the concept, and that the material has to be considered as potentially significant for the construction of the concept of volume and can be applied to elementary school students, since the discussions are adapted to their reality.Dissertação (Mestrado)Este trabalho visa analisar uma proposta didática para o ensino do conceito de volume a alunos do Ensino Fundamental, tendo sido a mesma compartilhada junto a oito licenciandos do subprojeto Matemática PIBID/UFU na forma de um minicurso desenvolvido em três encontros de noventa minutos; este teve o intuito de resgatar as principais ideias dos alunos sobre o conceito de volume bem como coletar suas opiniões acerca da metodologia empregada. Com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, teve-se por objetivos: (a) analisar a potencialidade do material apresentado, composto por dois tipos de atividades: aquelas que, por meio de questionamentos, discussões e manipulação de materiais visaram articular as grandezas volume, massa e conteúdo; e as que envolviam a solução de problemas envolvendo comparação, medição e produção de paralelepípedos; (b) analisar o desempenho dos licenciandos no desenvolvimento das atividades e (c) analisar as opiniões deles acerca do trabalho desenvolvido. Foram utilizada filmagem, gravação de áudio, registros fotográficos. A análise da aplicação da sequência indica que as questões e os problemas propostos favoreceram as articulações necessárias para a formação do conceito e que o material tem elementos para ser considerado como potencialmente significativo para a construção do conceito de volume e pode ser aplicado a alunos do ensino fundamental, desde que seja adaptado à sua realidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Viana, Odaléa Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769661A1Alves, Erica Valériahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760743Y0Oliveira, Cristiane Coppe dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva2017-09-15T16:55:22Z2017-09-15T16:55:22Z2017-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVAN DER MER, Ilda Aparecida da Silva. Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-10T23:08:56Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19712Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-10T23:08:56Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
Learning of the concept of volume: a didactic proposal shared with graduates of mathematics
title Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
spellingShingle Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Matemática - Formação de professores
Prática de ensino - Formação de professores
Geometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Conceito de volume
Sequência didática
Meaningful learning
Concept of volume
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
title_full Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
title_fullStr Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
title_full_unstemmed Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
title_sort Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
author Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva
author_facet Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Odaléa Aparecida
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769661A1
Alves, Erica Valéria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760743Y0
Oliveira, Cristiane Coppe de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Matemática - Formação de professores
Prática de ensino - Formação de professores
Geometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Conceito de volume
Sequência didática
Meaningful learning
Concept of volume
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Matemática - Formação de professores
Prática de ensino - Formação de professores
Geometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Conceito de volume
Sequência didática
Meaningful learning
Concept of volume
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work aims at analyzing a didactic proposal for the teaching of the concept of volume the elementary students, having been the same shared with eight students of the subproject Mathematics “PIBID/UFU” in the form of a short course developed on three dates of 90 minutes, this had to rescue the main ideas of the students about the concept of volume as well as to collect their views on the methodology employed. Based on meaningful learning theory of David Ausubel, had for objectives: (a) examine the potential of material presented, consisting of two types of activities: those who, by means of questions, discussions and handling materials aimed at articulating the volume, mass and content, and those that involve problem solving involving comparison, measurement and production of paving stones; (b) analyze the performance of students in the development of activities and (c) analyze their opinions about work. Were used in filming, audio recording, photographic records, the review of the implementation of the string that indicates that the issues and the problems proposed favored the joints necessary for the formation of the concept, and that the material has to be considered as potentially significant for the construction of the concept of volume and can be applied to elementary school students, since the discussions are adapted to their reality.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T16:55:22Z
2017-09-15T16:55:22Z
2017-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VAN DER MER, Ilda Aparecida da Silva. Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
identifier_str_mv VAN DER MER, Ilda Aparecida da Silva. Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805396968156954624