Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606 |
Resumo: | This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation. |
id |
UFU_ddaa7dff72985c0773a39355d996c7a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13606 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:35:33Z2009-09-212016-06-22T18:35:33Z2009-07-10OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation.Esta pesquisa investigou as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática de um grupo constituído de vinte professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, que exercem a docência em escolas públicas e possuem formação inicial diferenciada, sendo dez deles formados no Curso de Pedagogia e outros dez formados no Curso Normal Superior, e buscou identificar os pontos de convergência e/ou divergência existentes nessas crenças. Foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos básicos para a coleta dos dados. Os questionários aplicados tiveram como finalidade caracterizar os professores colaboradores da pesquisa. Para organizar e compreender os dados coletados a partir dos questionários, foi feita uma análise estatística descritiva. O uso das entrevistas teve como finalidade identificar, analisar, compreender e descrever as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática presentes no discurso oral dos professores. Para a análise e interpretação dos dados oriundos das entrevistas, tomaram-se como referência os saberes inerentes à fenomenologia e ao método fenomenológico. O resultado da pesquisa evidenciou a existência de convergências nas crenças dos professores no interior do grupo de mesma formação e a constatação da existência de divergências nas crenças quando os grupos são confrontados, conforme a formação diferenciada dos docentes.Doutor em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasEnsino da matemáticaPrática pedagógicaCrenças dos professoresMatemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoMathematic teachingPedagogic practiceTeacher s beliefsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCrenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCunha, Ana Maria de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6Malusá, Silvanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0Lucena, Carlos Albertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7Silva, Sérgio Pereira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706426Z6Terrazzan, Eduardo Adolfohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780851J2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6Oliveira, Guilherme Saramago deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILdis .pdf.jpgdis .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/3/dis%20.pdf.jpg63a2602db1ff2b9f5b1eaa4dc5480ff4MD53ORIGINALdis .pdfapplication/pdf4887524https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/1/dis%20.pdf5be162f372c57fb09c81e271234efb4eMD51TEXTdis .pdf.txtdis .pdf.txtExtracted texttext/plain445406https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/2/dis%20.pdf.txtf2f986df6dba338d9ae2d74d401a5009MD52123456789/136062016-06-23 03:29:39.969oai:repositorio.ufu.br:123456789/13606Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:29:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
title |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
spellingShingle |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática Oliveira, Guilherme Saramago de Ensino da matemática Prática pedagógica Crenças dos professores Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Mathematic teaching Pedagogic practice Teacher s beliefs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
title_full |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
title_fullStr |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
title_full_unstemmed |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
title_sort |
Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática |
author |
Oliveira, Guilherme Saramago de |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Saramago de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Ana Maria de Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Malusá, Silvana |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lucena, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Pereira da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706426Z6 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Terrazzan, Eduardo Adolfo |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780851J2 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Saramago de |
contributor_str_mv |
Cunha, Ana Maria de Oliveira Malusá, Silvana Lucena, Carlos Alberto Silva, Sérgio Pereira da Terrazzan, Eduardo Adolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Prática pedagógica Crenças dos professores Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino |
topic |
Ensino da matemática Prática pedagógica Crenças dos professores Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Mathematic teaching Pedagogic practice Teacher s beliefs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematic teaching Pedagogic practice Teacher s beliefs |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-21 2016-06-22T18:35:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:35:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/3/dis%20.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/1/dis%20.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/2/dis%20.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63a2602db1ff2b9f5b1eaa4dc5480ff4 5be162f372c57fb09c81e271234efb4e f2f986df6dba338d9ae2d74d401a5009 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331508079394816 |