Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira, Guilherme Saramago de lattes
Orientador(a): Cunha, Ana Maria de Oliveira lattes
Banca de defesa: Malusá, Silvana lattes, Lucena, Carlos Alberto lattes, Silva, Sérgio Pereira da lattes, Terrazzan, Eduardo Adolfo lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606
Resumo: This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation.
id UFU_ddaa7dff72985c0773a39355d996c7a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13606
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:35:33Z2009-09-212016-06-22T18:35:33Z2009-07-10OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation.Esta pesquisa investigou as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática de um grupo constituído de vinte professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, que exercem a docência em escolas públicas e possuem formação inicial diferenciada, sendo dez deles formados no Curso de Pedagogia e outros dez formados no Curso Normal Superior, e buscou identificar os pontos de convergência e/ou divergência existentes nessas crenças. Foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos básicos para a coleta dos dados. Os questionários aplicados tiveram como finalidade caracterizar os professores colaboradores da pesquisa. Para organizar e compreender os dados coletados a partir dos questionários, foi feita uma análise estatística descritiva. O uso das entrevistas teve como finalidade identificar, analisar, compreender e descrever as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática presentes no discurso oral dos professores. Para a análise e interpretação dos dados oriundos das entrevistas, tomaram-se como referência os saberes inerentes à fenomenologia e ao método fenomenológico. O resultado da pesquisa evidenciou a existência de convergências nas crenças dos professores no interior do grupo de mesma formação e a constatação da existência de divergências nas crenças quando os grupos são confrontados, conforme a formação diferenciada dos docentes.Doutor em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasEnsino da matemáticaPrática pedagógicaCrenças dos professoresMatemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoMathematic teachingPedagogic practiceTeacher s beliefsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCrenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCunha, Ana Maria de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6Malusá, Silvanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0Lucena, Carlos Albertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7Silva, Sérgio Pereira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706426Z6Terrazzan, Eduardo Adolfohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780851J2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6Oliveira, Guilherme Saramago deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILdis .pdf.jpgdis .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/3/dis%20.pdf.jpg63a2602db1ff2b9f5b1eaa4dc5480ff4MD53ORIGINALdis .pdfapplication/pdf4887524https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/1/dis%20.pdf5be162f372c57fb09c81e271234efb4eMD51TEXTdis .pdf.txtdis .pdf.txtExtracted texttext/plain445406https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/2/dis%20.pdf.txtf2f986df6dba338d9ae2d74d401a5009MD52123456789/136062016-06-23 03:29:39.969oai:repositorio.ufu.br:123456789/13606Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:29:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
title Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
spellingShingle Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
Oliveira, Guilherme Saramago de
Ensino da matemática
Prática pedagógica
Crenças dos professores
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Mathematic teaching
Pedagogic practice
Teacher s beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
title_full Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
title_fullStr Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
title_full_unstemmed Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
title_sort Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
author Oliveira, Guilherme Saramago de
author_facet Oliveira, Guilherme Saramago de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Ana Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Malusá, Silvana
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Sérgio Pereira da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706426Z6
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780851J2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Guilherme Saramago de
contributor_str_mv Cunha, Ana Maria de Oliveira
Malusá, Silvana
Lucena, Carlos Alberto
Silva, Sérgio Pereira da
Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Prática pedagógica
Crenças dos professores
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
topic Ensino da matemática
Prática pedagógica
Crenças dos professores
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Mathematic teaching
Pedagogic practice
Teacher s beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematic teaching
Pedagogic practice
Teacher s beliefs
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-21
2016-06-22T18:35:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606
identifier_str_mv OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/3/dis%20.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/1/dis%20.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13606/2/dis%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63a2602db1ff2b9f5b1eaa4dc5480ff4
5be162f372c57fb09c81e271234efb4e
f2f986df6dba338d9ae2d74d401a5009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331508079394816