Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ferreira, Edilberto Nicanor lattes
Orientador(a): Said, Ana Maria lattes
Banca de defesa: Xavier, Dennys Garcia lattes, Rodrigo, Lidia Maria lattes, Said, Ana Maria lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Man
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17834
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520
Resumo: O presente trabalho visa analisar a concepção de vida política a partir da perspectiva de Hannah Arendt. Através de uma abordagem teorética, percebeu-se que Arendt se lança sobre o universo da história da Filosofia Política não para fazer História da Filosofia, mas utiliza de tal monta como pressuposto fundamental para sua investigação. Pretendeu-se, desta forma, analisar as propensões da vida política desde as importantes contribuições dadas pelos gregos e consideradas como fundamentais para a compreensão da vida política moderna, constituída como fundamental na retomada do ideal de politeia. O presente estudo propõe uma abordagem acerca da natureza política do homem entendendo que o homem é um animal essencialmente político. Notou-se que a afirmação da condição humana, pretendida por Arendt justifica a análise da vida política, considerando que o lugar do homem é na polis, onde acontece a dimensão da ação, pressuposto essencialmente político. Este trabalho apresenta os desdobramentos da filosofia política de Hannah Arendt, tentando responder necessariamente às hipóteses deste estudo que se referem à condição humana, à fundação da esfera social pelos modernos como fusão da esfera privada e da esfera pública, justificado pelos próprios fenômenos que decorreram dos acontecimentos sociais. Percebe-se que os resultados advindos da esfera social encontram os limites de uma vida política na constituição de uma sociedade capitalista, como fundadora da sociedade de massas, as novas ideologias, a dominação, as estruturações da vida política moderna, vistas por Arendt, em detrimento da própria condição humana, gerando uma grande contradição, já que a razão de ser da política é a liberdade verdadeira, distanciada das máscaras do mundo artificial. Nota-se que a apropriação feita por Arendt das concepções próprias da Filosofia Política Antiga, como instrumento para elaboração de suas teses, repete na leitura arendtiana de Marx, na qual Arendt toma a análise marxiana não considerando a concepção antropológica do trabalho, mas considerando uma concepção meramente econômica do trabalho, que, segundo ela, diminuiria a potencialização da condição humana. A problemática acerca do social na vida política tornou-se o ponto culminante deste debate, vez que Arendt considera que, ao construir a esfera social, o homem reduz a esfera da liberdade. Observou-se que Arendt detecta que a questão social é a expansão da solidão e da alienação das sociedades abundantes. Com isso, ela quer argumentar que não vale a pena sacrificar a grandeza do homem, a capacidade humana de ultrapassar a dimensão natural e articular a conveniência em palavras e pactos em vistas do deslindamento da questão social. Notou-se que o campo da ação humana, constituinte da vida política, continua possuindo fundamental relevância em Arendt, tendo em vista a manutenção da noção aristotélica de zoon politikon. Por fim, observou-se que a conclusão proposta por Arendt acerca dos limites da vida política versa sobre temáticas, que, segundo ela, ocultariam aspectos próprios da condição humana, dentre esses aspectos está a liberdade, instituto essencial para a vida política. Assim sendo, percebeu-se que o deslinde trazido pela esfera social fez com que a dimensão da ação, própria da vida ativa, fosse limitada. Desta forma, Arendt propõe a irredutibilidade da condição humana ao mero exercício de uma função social, já que essa redução justificaria o “mal-estar político” na civilização.
id UFU_e7e31b4d945c0d38b7f8d3ab17e89dfe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17834
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-10-05T12:46:44Z2016-10-05T12:46:44Z2015-12-04FERREIRA, Edilberto Nicanor. Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17834https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520O presente trabalho visa analisar a concepção de vida política a partir da perspectiva de Hannah Arendt. Através de uma abordagem teorética, percebeu-se que Arendt se lança sobre o universo da história da Filosofia Política não para fazer História da Filosofia, mas utiliza de tal monta como pressuposto fundamental para sua investigação. Pretendeu-se, desta forma, analisar as propensões da vida política desde as importantes contribuições dadas pelos gregos e consideradas como fundamentais para a compreensão da vida política moderna, constituída como fundamental na retomada do ideal de politeia. O presente estudo propõe uma abordagem acerca da natureza política do homem entendendo que o homem é um animal essencialmente político. Notou-se que a afirmação da condição humana, pretendida por Arendt justifica a análise da vida política, considerando que o lugar do homem é na polis, onde acontece a dimensão da ação, pressuposto essencialmente político. Este trabalho apresenta os desdobramentos da filosofia política de Hannah Arendt, tentando responder necessariamente às hipóteses deste estudo que se referem à condição humana, à fundação da esfera social pelos modernos como fusão da esfera privada e da esfera pública, justificado pelos próprios fenômenos que decorreram dos acontecimentos sociais. Percebe-se que os resultados advindos da esfera social encontram os limites de uma vida política na constituição de uma sociedade capitalista, como fundadora da sociedade de massas, as novas ideologias, a dominação, as estruturações da vida política moderna, vistas por Arendt, em detrimento da própria condição humana, gerando uma grande contradição, já que a razão de ser da política é a liberdade verdadeira, distanciada das máscaras do mundo artificial. Nota-se que a apropriação feita por Arendt das concepções próprias da Filosofia Política Antiga, como instrumento para elaboração de suas teses, repete na leitura arendtiana de Marx, na qual Arendt toma a análise marxiana não considerando a concepção antropológica do trabalho, mas considerando uma concepção meramente econômica do trabalho, que, segundo ela, diminuiria a potencialização da condição humana. A problemática acerca do social na vida política tornou-se o ponto culminante deste debate, vez que Arendt considera que, ao construir a esfera social, o homem reduz a esfera da liberdade. Observou-se que Arendt detecta que a questão social é a expansão da solidão e da alienação das sociedades abundantes. Com isso, ela quer argumentar que não vale a pena sacrificar a grandeza do homem, a capacidade humana de ultrapassar a dimensão natural e articular a conveniência em palavras e pactos em vistas do deslindamento da questão social. Notou-se que o campo da ação humana, constituinte da vida política, continua possuindo fundamental relevância em Arendt, tendo em vista a manutenção da noção aristotélica de zoon politikon. Por fim, observou-se que a conclusão proposta por Arendt acerca dos limites da vida política versa sobre temáticas, que, segundo ela, ocultariam aspectos próprios da condição humana, dentre esses aspectos está a liberdade, instituto essencial para a vida política. Assim sendo, percebeu-se que o deslinde trazido pela esfera social fez com que a dimensão da ação, própria da vida ativa, fosse limitada. Desta forma, Arendt propõe a irredutibilidade da condição humana ao mero exercício de uma função social, já que essa redução justificaria o “mal-estar político” na civilização.This study aims to analyze the concept of political life from the perspective of Hannah Arendt. We may notice through a theoretical approach that Arendt dives into the universe of the history of political philosophy not to make it but to use it as a fundamental prerequisite for her investigation. Therefore, we intended to analyze the tendencies of political life from the important Greek contributions considered fundamental for the understanding of modern political life incorporated as fundamental in the resumption of the politeia ideal. This study proposes an approach about the man's political nature understanding that man is essentially a political animal. It was noticed that the statement of human condition intended by Arendt justifies the analysis of political life considering that man's place is in the polis, where the dimension of action happens, being it an essentially political assumption. Hannah Arendt’s developments of political philosophy is here presented in order to try to answer the hypotheses of this study that refer to human condition, to the foundation of the social sphere by modern men as a fusion of the private and the public spheres, justified by the very phenomena that arose from social events. It was be perceived that the results from the social sphere reach the limits of a political life in the constitution of a capitalist society, as founder of the mass society, new ideologies, domination, the structuring of modern political life seen by Arendt to the detriment of the human condition itself, generating a great contradiction, since the reason for politics is true freedom, distanced from the masks of the artificial world. And the appropriation made by Arendt's conceptions of Ancient Philosophy Politics as a tool for elaborating their theses is repeated in Arendt's reading of Marx, in which Arendt takes the Marxian analysis not considering the anthropological conception of work, but considering a purely economic conception of work which according to her, would decrease the potencialization of the human condition. The issue about the social in the political life became the highlight of this debate, once Arendt considers that when building the social sphere, man reduces the sphere of freedom. It could be observed that Arendt detects that the social issue is the expansion of loneliness and alienation of abundant societies. With that, she wants to argue that it is not worth sacrificing the greatness of man, the human capacity to overcome the natural dimension and articulate convenience in words and pacts in view of the unraveling of the social issue. It could be noticed that the field of human action, constituent of political life, still has fundamental relevance in Arendt, with a view to maintaining the Aristotelian notion of zoon politikon. Finally, it was observed that Arendt’s proposed conclusion on the boundaries of political life argues on themes which according to her, conceal aspects of the human condition. Among these aspects there is freedom, an essential institution for political life. Therefore, the demarcation brought by the social sphere limited the dimension of action, typical of the active life. Thus, Arendt proposes the irreducibility of the human condition to the mere exercise of a social function, since this reduction would justify the 'political disorder’ in civilization.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em FilosofiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaArendt, Hannah, 1906-1975LiberdadeCiência política - FilosofiaVida políticaHomemCondição humanaLiberdadePolitical lifeManHuman conditionFreedomUma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaid, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6Xavier, Dennys Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764993E7Rodrigo, Lidia Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706873U7Said, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420256Y8Ferreira, Edilberto Nicanor90info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILAnaliseConcepcaoVida.pdf.jpgAnaliseConcepcaoVida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/4/AnaliseConcepcaoVida.pdf.jpg1ee76181b2669126088e7cffbfe79184MD54ORIGINALAnaliseConcepcaoVida.pdfAnaliseConcepcaoVida.pdfDissertaçãoapplication/pdf843699https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/1/AnaliseConcepcaoVida.pdfd1b79ae2d66c1656bacf4ced564867eaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTAnaliseConcepcaoVida.pdf.txtAnaliseConcepcaoVida.pdf.txtExtracted texttext/plain235100https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/3/AnaliseConcepcaoVida.pdf.txt472c5f67b71ae3b15010ad6b72165b45MD53123456789/178342021-07-21 23:13:35.083oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-07-22T02:13:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
title Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
spellingShingle Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
Ferreira, Edilberto Nicanor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Filosofia
Arendt, Hannah, 1906-1975
Liberdade
Ciência política - Filosofia
Vida política
Homem
Condição humana
Liberdade
Political life
Man
Human condition
Freedom
title_short Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
title_full Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
title_fullStr Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
title_full_unstemmed Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
title_sort Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt
author Ferreira, Edilberto Nicanor
author_facet Ferreira, Edilberto Nicanor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Said, Ana Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Xavier, Dennys Garcia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764993E7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigo, Lidia Maria
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706873U7
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Said, Ana Maria
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778597D6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420256Y8
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Edilberto Nicanor
contributor_str_mv Said, Ana Maria
Xavier, Dennys Garcia
Rodrigo, Lidia Maria
Said, Ana Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Filosofia
Arendt, Hannah, 1906-1975
Liberdade
Ciência política - Filosofia
Vida política
Homem
Condição humana
Liberdade
Political life
Man
Human condition
Freedom
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Arendt, Hannah, 1906-1975
Liberdade
Ciência política - Filosofia
Vida política
Homem
Condição humana
Liberdade
Political life
Man
Human condition
Freedom
description O presente trabalho visa analisar a concepção de vida política a partir da perspectiva de Hannah Arendt. Através de uma abordagem teorética, percebeu-se que Arendt se lança sobre o universo da história da Filosofia Política não para fazer História da Filosofia, mas utiliza de tal monta como pressuposto fundamental para sua investigação. Pretendeu-se, desta forma, analisar as propensões da vida política desde as importantes contribuições dadas pelos gregos e consideradas como fundamentais para a compreensão da vida política moderna, constituída como fundamental na retomada do ideal de politeia. O presente estudo propõe uma abordagem acerca da natureza política do homem entendendo que o homem é um animal essencialmente político. Notou-se que a afirmação da condição humana, pretendida por Arendt justifica a análise da vida política, considerando que o lugar do homem é na polis, onde acontece a dimensão da ação, pressuposto essencialmente político. Este trabalho apresenta os desdobramentos da filosofia política de Hannah Arendt, tentando responder necessariamente às hipóteses deste estudo que se referem à condição humana, à fundação da esfera social pelos modernos como fusão da esfera privada e da esfera pública, justificado pelos próprios fenômenos que decorreram dos acontecimentos sociais. Percebe-se que os resultados advindos da esfera social encontram os limites de uma vida política na constituição de uma sociedade capitalista, como fundadora da sociedade de massas, as novas ideologias, a dominação, as estruturações da vida política moderna, vistas por Arendt, em detrimento da própria condição humana, gerando uma grande contradição, já que a razão de ser da política é a liberdade verdadeira, distanciada das máscaras do mundo artificial. Nota-se que a apropriação feita por Arendt das concepções próprias da Filosofia Política Antiga, como instrumento para elaboração de suas teses, repete na leitura arendtiana de Marx, na qual Arendt toma a análise marxiana não considerando a concepção antropológica do trabalho, mas considerando uma concepção meramente econômica do trabalho, que, segundo ela, diminuiria a potencialização da condição humana. A problemática acerca do social na vida política tornou-se o ponto culminante deste debate, vez que Arendt considera que, ao construir a esfera social, o homem reduz a esfera da liberdade. Observou-se que Arendt detecta que a questão social é a expansão da solidão e da alienação das sociedades abundantes. Com isso, ela quer argumentar que não vale a pena sacrificar a grandeza do homem, a capacidade humana de ultrapassar a dimensão natural e articular a conveniência em palavras e pactos em vistas do deslindamento da questão social. Notou-se que o campo da ação humana, constituinte da vida política, continua possuindo fundamental relevância em Arendt, tendo em vista a manutenção da noção aristotélica de zoon politikon. Por fim, observou-se que a conclusão proposta por Arendt acerca dos limites da vida política versa sobre temáticas, que, segundo ela, ocultariam aspectos próprios da condição humana, dentre esses aspectos está a liberdade, instituto essencial para a vida política. Assim sendo, percebeu-se que o deslinde trazido pela esfera social fez com que a dimensão da ação, própria da vida ativa, fosse limitada. Desta forma, Arendt propõe a irredutibilidade da condição humana ao mero exercício de uma função social, já que essa redução justificaria o “mal-estar político” na civilização.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-05T12:46:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-05T12:46:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Edilberto Nicanor. Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17834
dc.identifier.doi.por.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520
identifier_str_mv FERREIRA, Edilberto Nicanor. Uma análise da concepção de vida política na perspectiva de Hannah Arendt. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17834
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Filosofia
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/4/AnaliseConcepcaoVida.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/1/AnaliseConcepcaoVida.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17834/3/AnaliseConcepcaoVida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ee76181b2669126088e7cffbfe79184
d1b79ae2d66c1656bacf4ced564867ea
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
472c5f67b71ae3b15010ad6b72165b45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331577476251648