O lugar da velhice: Um estudo acerca das vivências e representações socioespaciais em uma instituição de longa permanência (ILPI) de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Franco de lattes
Orientador(a): Enoque, Alessandro Gomes lattes
Banca de defesa: Oliveira Junior, Antônio de lattes, Abrão, Larissa Guimarães Martins lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28546
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.934
Resumo: As instituições de longa permanência para idosos (ILPI) são locais coletivo que acolhe idosos que necessitam de moradia e cuidado em longo prazo. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais do lugar de uma instituição de longa permanência nas perspectivas dos idosos e cuidadores. O estudo utilizou o método de pesquisa qualitativa. Para tanto foram realizadas quinze entrevistas com cuidadores e idosos de uma instituição de longa permanência em uma cidade do estado de Minas Gerais, no período de agosto a dezembro de 2017. Tais entrevistas foram transcritas gerando um total de 16 horas e 39 minutos gravadas. Como método de analise dos dados, foi utilizada no âmbito deste trabalho, a análise de conteúdo. Através das entrevistas podemos verificar que a percepção do lugar (ILPI) para cada idoso é subjetiva, sendo assim, suas vivencias, pertencimentos, experiências e simbolismos vão de acordo com cada idosos e cuidadoras que vivenciam o espaço. Assim, com uma análise mais genérica podemos constar que a ILPI se apresenta como um lugar de acolhimento, mas ao mesmo tempo como um lugar de reclusão. Através das vivencias dos idosos na ILPI identificamos diversas sensações e sentimentos topofóbicos e topofílicos que são despertados nos internos e nas cuidadoras. Ao longo das entrevistas contatamos também representações nas vertentes da velhice e do cuidado. Podemos ratificar que os idosos veem a velhice como uma fase solidão e ausências (de contatos sociais e bens materiais) através desta ótica da velhice na perspectiva dos idosos verificamos que as cuidadoras sentem medo do futuro, digo, medo de envelhecer e se encontrarem na mesma posição que os idosos institucionalizados. Ao retratar sobre a perspectiva do cuidado conferimos que as cuidadoras sentem-se realizadas com seu trabalho, pois consideram como oportunidade para fazer o bem ao próximo e assim ter uma ascensão de satisfação intima. Enquanto, a representação do cuidado para os idosos podemos identificar que os idosos são satisfeitos com os cuidados recebidos, alguns consideram como providência divina, enquanto outros idosos delineiam o cuidado na seara da relação de poder, estabelecendo a relação patrão/ empregado. Ainda no que diz respeito ao cuidado averiguamos o aspecto da familiaridade (projeção dos membros familiares) entre os idosos e as cuidadoras da instituição pesquisada. Enquanto as atribuições da territorialização dos idosos para a ILPI podemos constatar que a grande maioria dos idosos foram para a instituição por opção da família que alega não conseguir cuidar dos idosos devido a fluidez da rotina de vida. Diante disto, verificamos o abandono dos idosos por parte da família na instituição de longa permanência pesquisada.
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spelling 2020-01-27T20:09:21Z2020-01-27T20:09:21Z2018-02-21OLIVEIRA, Letícia Franco de. O lugar da velhice: um estudo acerca das vivências e representações socioespaciais em uma instituição de longa permanência (ILPI) de Minas Gerai. 2018.131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.934https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28546http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.934As instituições de longa permanência para idosos (ILPI) são locais coletivo que acolhe idosos que necessitam de moradia e cuidado em longo prazo. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais do lugar de uma instituição de longa permanência nas perspectivas dos idosos e cuidadores. O estudo utilizou o método de pesquisa qualitativa. Para tanto foram realizadas quinze entrevistas com cuidadores e idosos de uma instituição de longa permanência em uma cidade do estado de Minas Gerais, no período de agosto a dezembro de 2017. Tais entrevistas foram transcritas gerando um total de 16 horas e 39 minutos gravadas. Como método de analise dos dados, foi utilizada no âmbito deste trabalho, a análise de conteúdo. Através das entrevistas podemos verificar que a percepção do lugar (ILPI) para cada idoso é subjetiva, sendo assim, suas vivencias, pertencimentos, experiências e simbolismos vão de acordo com cada idosos e cuidadoras que vivenciam o espaço. Assim, com uma análise mais genérica podemos constar que a ILPI se apresenta como um lugar de acolhimento, mas ao mesmo tempo como um lugar de reclusão. Através das vivencias dos idosos na ILPI identificamos diversas sensações e sentimentos topofóbicos e topofílicos que são despertados nos internos e nas cuidadoras. Ao longo das entrevistas contatamos também representações nas vertentes da velhice e do cuidado. Podemos ratificar que os idosos veem a velhice como uma fase solidão e ausências (de contatos sociais e bens materiais) através desta ótica da velhice na perspectiva dos idosos verificamos que as cuidadoras sentem medo do futuro, digo, medo de envelhecer e se encontrarem na mesma posição que os idosos institucionalizados. Ao retratar sobre a perspectiva do cuidado conferimos que as cuidadoras sentem-se realizadas com seu trabalho, pois consideram como oportunidade para fazer o bem ao próximo e assim ter uma ascensão de satisfação intima. Enquanto, a representação do cuidado para os idosos podemos identificar que os idosos são satisfeitos com os cuidados recebidos, alguns consideram como providência divina, enquanto outros idosos delineiam o cuidado na seara da relação de poder, estabelecendo a relação patrão/ empregado. Ainda no que diz respeito ao cuidado averiguamos o aspecto da familiaridade (projeção dos membros familiares) entre os idosos e as cuidadoras da instituição pesquisada. Enquanto as atribuições da territorialização dos idosos para a ILPI podemos constatar que a grande maioria dos idosos foram para a instituição por opção da família que alega não conseguir cuidar dos idosos devido a fluidez da rotina de vida. Diante disto, verificamos o abandono dos idosos por parte da família na instituição de longa permanência pesquisada.Long stay institutions for the elderly people (Nursing Homes) are places for people who need a house and need to be cared for in the long term. In this regard, this study aimed to analyse the social representations of a long stay institution in the angle of the elderly people and caretakers. This study has used qualitative research method based on phenomenology. For this purpose, 15 interviews with Elder people and caretakers of one long stay institution in a city in Minas Gerais state were carried out, from August to December 2017. Those interviews were transcribed resulting in 16 hours and 33 minutes recorded. As data analysis, it has been used content analysis in this paper. Through the interviews we could check that place perception of Nursing Homes for each elderly person is subjective, therefore, their livingness, feeling of belonging, experiences and symbolism are in accordance with each elderly person and each caretaker who experience that space. Then, after a general analysis we could check that Nursing Homes are places of embracement, but at the same time reclusion. Through livingness of elderly people in Nursing Homes various sensations and topophobia and topophilia feelings were aroused in the inmates and caretakers. During the interviews we could also observe representations in the aspect of old age and caring. We can verify that elderly people see old age as a loneliness phase and absences (social contacts and material possessions) and through this perspective of old age in the view of elderly people we have identified that caretakers feel scared of the future, meaning afraid of getting old and being in the same position of the elderly people in the institution. Depicting the perspective of caring we have checked that caretakers feel accomplished by their work done, because they consider it as an opportunity to do well to the others and that way to grow personal satisfaction. While the representation of care with the caring received, some elderly people consider it God’s providence, others outline caring in relation to power, establishing the relation employer and employee. In addition to caring, we have investigated the familiarity aspect (projection of family members) among elderly people and caretakers from the Nursing Home researched. While the territorialization of attributions from elderly people to the Nursing Home, we could determine that a great number of elderly had been put in the institution by their families, which claimed not to be able to take care of them due to daily routine flow. In light of this, we have faced the abandon of elderly people by their families in the Nursing Home studied for this paper.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Geografia (Pontal)Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAInstituição de longa permanência para idososRepresentação socialLugarIdososCuidadorasLong stay institutions for the elderly peopleSocial representationPlaceElderly peopleCaretakersO lugar da velhice: Um estudo acerca das vivências e representações socioespaciais em uma instituição de longa permanência (ILPI) de Minas GeraisThe place of old age: a study of the experiences and representations Socioespaciais in a long stay institution of Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnoque, Alessandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3430945807932551Oliveira Junior, Antônio dehttp://lattes.cnpq.br/5324545399979626Abrão, Larissa Guimarães Martinshttp://lattes.cnpq.br/8071502309553958http://lattes.cnpq.br/6560407867666575Oliveira, Letícia Franco de13168018477reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALLugarVelhiceEstudo.pdfLugarVelhiceEstudo.pdfLugarVelhiceEstudoapplication/pdf4430616https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28546/1/LugarVelhiceEstudo.pdfad956ffe52d531cf5e16ca9d9c98f8c9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28546/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28546/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTLugarVelhiceEstudo.pdf.txtLugarVelhiceEstudo.pdf.txtExtracted texttext/plain334918https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28546/4/LugarVelhiceEstudo.pdf.txt2745776e6ccdaf58dece81a7f6c412b7MD54THUMBNAILLugarVelhiceEstudo.pdf.jpgLugarVelhiceEstudo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28546/5/LugarVelhiceEstudo.pdf.jpgf72f6348c3be4e5ca5b08b4655702c20MD55123456789/285462020-01-28 03:12:23.575oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-28T06:12:23Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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