Poéticas do excesso: Glauco Mattoso e Waldo Motta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Ricardo Alves do lattes
Orientador(a): Camargo, Fábio Figueiredo
Banca de defesa: Bento, Sérgio Guilherme Cabral, Cristina, Elaine Cintra, Gens Filho, Armando Ferreira, Melo, Carlos Augusto de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29151
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.312
Resumo: O presente trabalho se desenvolveu a partir dos projetos literários “poesia coprofágica” e “erotismo sagrado”, respectivamente, de Glauco Mattoso e de Waldo Motta. Os poetas contemporâneos edificam suas realizações artísticas mediante a uma vida de exclusões sociais, uma vez que a homossexualidade, a podolatria, o sadomasoquismo e o racismo são temáticas que circulam o tempo todo nas realizações destes autores e permitem empreendermos uma discussão sobre o conservadorismo, as contradições, o apagamento e a violência praticadas pelo projeto burguês de dominação dos corpos e desejos humanos distintos da visão heterossexual que norteia a existência dos sujeitos. O contexto contemporâneo requer uma postura artística e social que reivindique um lugar de fala e de visibilidade para indivíduos que foram apagados pela História humana e, hoje, democraticamente, exigem dignidade, tolerância e respeito. Partimos do entrecruzamento entre a persona lírica e a empírica para desenvolvermos a argumentação de uma poética do excesso apoiada, principalmente, na leitura estruturalista que Severo Sarduy (1979) produz no ensaio “Por uma ética do desperdício”. Os deslocamentos significantes, a circularidade e o excesso paródicos foram os recursos expressivos predominantes para a manutenção da nossa proposta de investigação. A condução heteronormativa dada à vida social e cultural nos possibilitou atestar que a poesia de Glauco Mattoso e Waldo Motta são dispositivos literários que promovem uma desestabilização das estruturas socioculturais ao selecionarem para suas performances o que é considerado abjeto.
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Os poetas contemporâneos edificam suas realizações artísticas mediante a uma vida de exclusões sociais, uma vez que a homossexualidade, a podolatria, o sadomasoquismo e o racismo são temáticas que circulam o tempo todo nas realizações destes autores e permitem empreendermos uma discussão sobre o conservadorismo, as contradições, o apagamento e a violência praticadas pelo projeto burguês de dominação dos corpos e desejos humanos distintos da visão heterossexual que norteia a existência dos sujeitos. O contexto contemporâneo requer uma postura artística e social que reivindique um lugar de fala e de visibilidade para indivíduos que foram apagados pela História humana e, hoje, democraticamente, exigem dignidade, tolerância e respeito. Partimos do entrecruzamento entre a persona lírica e a empírica para desenvolvermos a argumentação de uma poética do excesso apoiada, principalmente, na leitura estruturalista que Severo Sarduy (1979) produz no ensaio “Por uma ética do desperdício”. Os deslocamentos significantes, a circularidade e o excesso paródicos foram os recursos expressivos predominantes para a manutenção da nossa proposta de investigação. A condução heteronormativa dada à vida social e cultural nos possibilitou atestar que a poesia de Glauco Mattoso e Waldo Motta são dispositivos literários que promovem uma desestabilização das estruturas socioculturais ao selecionarem para suas performances o que é considerado abjeto.This study was based on the literary projects “coprophagic poetry” and “sacred eroticism”, by Glauco Mattoso and by Waldo Motta, respectively. These contemporary poets build their artistic work based on a life of social exclusions. Homosexuality, podolatry, sadomasochism and racism are always in these authors’ works and allow us to undertake a discussion about the conservatism, the contradictions, the deletion and the violence practiced by the bourgeois project of domination of human bodies and desires that are different from the heterosexual view, which guides the existence of the individuals. The contemporary context requires an artistic and social stance that reclaims the power of talk and the visibility of individuals who were erased by human history and who now democratically demand dignity, tolerance and respect. The research started from the intersection between the lyrical and the empirical persona in order to argument a poetics of excess supported, mainly, by the structuralist reading produced by Severo Sarduy (1979) in the essay “For an Ethics of Waste”. Important displacements, circularity, and parodic excess were the predominant expressive resources used to reach our research goal. The heteronormative approach given to social and cultural life enabled us to attest that the poetry of Glauco Mattoso and of Waldo Motta are literary tools that destabilizes sociocultural structures by selecting what is considered abject for their performances.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPoesia brasileiraHomoerotismoExcessoGlauco MattosoWaldo MottaBrazilian poetryHomoerotiscismExcessPoéticas do excesso: Glauco Mattoso e Waldo MottaExcess poetics: Glauco Mattoso and Waldo Mottainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCamargo, Fábio FigueiredoBento, Sérgio Guilherme CabralCristina, Elaine CintraGens Filho, Armando FerreiraMelo, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/0495891011307455Santos, Ricardo Alves do14871779466info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALPoeticasDoExecesso.pdfPoeticasDoExecesso.pdfapplication/pdf1686853https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29151/1/PoeticasDoExecesso.pdfe60d1ed9b79e6977f94aa139b7f43e2dMD51TEXTPoeticasDoExecesso.pdf.txtPoeticasDoExecesso.pdf.txtExtracted texttext/plain423581https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29151/3/PoeticasDoExecesso.pdf.txteedccc14e0e7f626efc7e86195c97cbcMD53THUMBNAILPoeticasDoExecesso.pdf.jpgPoeticasDoExecesso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29151/4/PoeticasDoExecesso.pdf.jpge666480ca55b9f8cb1f4ce97601bff26MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29151/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52123456789/291512020-04-09 03:11:49.297oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-04-09T06:11:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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