A inclus?o escolar na perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Ana Fl?via
Orientador(a): Gaspar, Yuri Elias
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2481
Resumo: No Brasil, a defini??o e o processo de inclus?o escolar encontram-se em discuss?o atualmente, n?o se relacionando somente a pessoas com necessidades educacionais especiais - NEE, mas tamb?m a processos que necessitem de adapta??es. Os professores t?m papel importante na implementa??o da inclus?o, podendo facilit?-la ou dificult?-la no ambiente escolar. Essa pesquisa tem como objetivo investigar de que modos professores empenhados vivenciam e elaboram o processo de inclus?o escolar. Para tanto, adotamos a metodologia fenomenol?gica e, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes, evidenciamos experi?ncias e elabora??es sobre a inclus?o. Como resultados, dentre tantas compreens?es, podemos destacar que, para Helena, a inclus?o ? elaborada como busca em entender quem ? o outro em sua singularidade e, a partir da?, ela prop?e formas e did?ticas que o auxilie a desenvolver sua potencialidade. Na experi?ncia de Roberto, a inclus?o se pauta como uma quest?o de direito, e ele implementa esse processo com esfor?o e disponibilidade, buscando conhecimentos para lidar com os desafios e propondo uma rela??o de parceria com a professora de apoio. Para Alice, a inclus?o ? vivida de maneira significativa na experi?ncia de socializa??o, pois os alunos n?o veem essa crian?a como diferente, ao contr?rio dos adultos, que se pautam pelo preconceito. Para Eduardo, ? preciso adotar um olhar diferenciado para a pessoa em sua singularidade e humanidade, que contemple escuta ativa e di?logo. Desse modo a crian?a pode ser inclu?da de fato e n?o somente inserida no ensino regular. Os resultados apontam elabora??es que indicam modalidades de atendimento aos alunos com NEE que se pautam por experi?ncias que sejam realmente significativas para os educandos. Um objetivo fundamental ? que eles sejam considerados e reconhecidos como pessoa, com seus limites e potencialidades. Podemos concluir que os profissionais observam a inclus?o como ponto central, com potencial de transforma??o de toda a educa??o, n?o s? do ponto de vista did?tico, mas contemplando toda a pessoa em seu processo formativo. Os dramas e dificuldades est?o presentes na viv?ncia dos professores, como a falta de forma??o docente, estrutura f?sica e recursos dispon?veis nas institui??es. No entanto, diante dos desafios, eles se posicionam afirmando um olhar diferenciado que ressoa nas pr?ticas e experi?ncias como um caminho que nem sempre ? f?cil, por?m carregado de possibilidades por meio do encontro com a inclus?o.
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spelling Pereira, Ana Fl?viaGaspar, Yuri EliasFerreira, B?rbara CarvalhoSilva, Dener Luiz daUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Gaspar, Yuri Elias2021-03-31T21:30:58Z2021-03-31T21:30:58Z20202020-08-27PEREIRA, Ana Fl?via. A inclus?o escolar na perspectiva dos professores. 2020. 182 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Ci?ncias Humanas) ? Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2481No Brasil, a defini??o e o processo de inclus?o escolar encontram-se em discuss?o atualmente, n?o se relacionando somente a pessoas com necessidades educacionais especiais - NEE, mas tamb?m a processos que necessitem de adapta??es. Os professores t?m papel importante na implementa??o da inclus?o, podendo facilit?-la ou dificult?-la no ambiente escolar. Essa pesquisa tem como objetivo investigar de que modos professores empenhados vivenciam e elaboram o processo de inclus?o escolar. Para tanto, adotamos a metodologia fenomenol?gica e, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes, evidenciamos experi?ncias e elabora??es sobre a inclus?o. Como resultados, dentre tantas compreens?es, podemos destacar que, para Helena, a inclus?o ? elaborada como busca em entender quem ? o outro em sua singularidade e, a partir da?, ela prop?e formas e did?ticas que o auxilie a desenvolver sua potencialidade. Na experi?ncia de Roberto, a inclus?o se pauta como uma quest?o de direito, e ele implementa esse processo com esfor?o e disponibilidade, buscando conhecimentos para lidar com os desafios e propondo uma rela??o de parceria com a professora de apoio. 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This study's objective is to investigate how committed teachers experience and elaborate the process of educational inclusion in schooling. To achieve this, we adopted the phenomenological method, through semistructured interviews with four participants, which evidenced experiences and developments about inclusion. As results, amidst numerous understandings, we can emphasize that, for Helena, inclusion is elaborated as a search for comprehension of the other in his singularity and, from there, she proposes teaching methods that subsides the development of its full potential. In Roberto's experience, the inclusion presents itself as a matter of individual rights, and he implements this process with effort and availability, seeking the knowledge necessary to deal with these challenges and proposing a partnership with the supporting teacher. For Alice, inclusion is lived in a meaningful way in the socialization experience, once the students do not perceive a particular child as different, unlike the adults, who base their judgment on prejudice. For Eduardo, assuming a different perspective is needed to contemplate the individual's singularity and humanity, fomenting active listening and dialogue. Therefore, the child can be truly included and not only inserted in regular schooling. The results point to teaching modalities for SEN students that are founded in really significant experiences to the scholars. A fundamental objective is the acknowledgment and recognition of these students as a person, with their own limits and potentialities. We can conclude that the professionals observe inclusion as a center point, with the potential to change all the educational system, not exclusively from the teaching perspective, but also contemplating the individual in its entirety during his formation. Dramatic events and difficulties are present in the teacher's experience as a lack of professional training, infrastructure, and institutional resources. Nevertheless, in face of all these challenges, they pose themselves affirming a differentiated perspective that resonates in the practice and experiences as a path that is not always easy, yet filled with possibilities through the achievement of inclusion.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA inclus?o escolar na perspectiva dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInclus?oEduca??o especialForma??o de professoresFenomenologiaInclusionSpecial educationTeacher formationPhenomenologyreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTana_flavia_pereira.pdf.txtana_flavia_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain474240http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2481/6/ana_flavia_pereira.pdf.txt7ad54eb688fcd9657f0c79e18d4c8c42MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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