Ferramentas e t?cnicas de gerenciamento de projetos aplicadas ao controle patrimonial escolar: um estudo de caso na Superintend?ncia Regional de Ensino Diamantina/MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Almeida, Waldimar Adriano de
Orientador(a): Oliveira, Altamir Fernandes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2061
Resumo: O progresso de uma sociedade est? ligado diretamente ? identifica??o e solu??o dos seus principais problemas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho ? analisar os processos de bens patrimoniais desenvolvidos pelos Analistas Educacionais (ANE) da Superintend?ncia Regional de Ensino Diamantina (SRE/DTNA), cujos documentos est?o arquivados no setor de Infraestrutura Escolar, com intuito de conhecer a realidade da Carga Patrimonial das escolas pertencentes a tal regional. O recorte temporal desta an?lise foi de 2015 a 2017, com o mapeamento dos dados de todas as escolas registrados nos Processos de Aliena??o, Doa??o, Invent?rio e de Furtos e Roubos; processos esses regulamentados pelo Decreto n.45.242 (MINAS GERAIS, 2009). O mapeamento dos quatro tipos de processos seguiu uma sequ?ncia anual e envolveu todas as escolas naquele per?odo, iniciando com 123 unidades e encerrando com 119 escolas, portanto n?o foi utilizada amostragem na an?lise. Os dados coletados nos processos foram inseridos em planilhas no Excel e transferidos para o programa PAST 2.0, que agrupa os itens por semelhan?as e caracter?sticas de proximidade. Possibilitando a visualiza??o dos resultados de forma compacta e din?mica, assim a identifica??o de vari?veis positivas e negativas fica evidenciada na Carga Patrimonial das escolas da SRE/DTNA. Neste contexto, o controle dos ciclos de vida dos processos seguiu uma organiza??o e padroniza??o, obtidos por meio da Teoria de Organiza??es e M?todos e principalmente com a base te?rica descrita no Project Management Body of Knowledge Guia PMBOK (2017). Por consequ?ncia com as informa??es tabuladas e descritas estatisticamente os gestores poder?o tra?ar estrat?gias, para melhorar o ambiente f?sico escolar que compreende as salas de aula, diretoria, p?tio, audit?rios e demais espa?os. Com intuito de aplicar e manter de forma consciente os recursos p?blicos adequados ? pr?tica educacional. Sendo alguns dos principais resultados identificados no presente estudo ? necessidade de a??es de seguran?a no ambiente escolar, bem como a regulariza??o, no sistema, da Carga Patrimonial presente nas escolas dessa regional, uma vez que existe uma grande diferen?a entre a carga real presente nas escolas e aquela registrada no sistema do Estado de Minas Gerais.
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Neste contexto, o objetivo deste trabalho ? analisar os processos de bens patrimoniais desenvolvidos pelos Analistas Educacionais (ANE) da Superintend?ncia Regional de Ensino Diamantina (SRE/DTNA), cujos documentos est?o arquivados no setor de Infraestrutura Escolar, com intuito de conhecer a realidade da Carga Patrimonial das escolas pertencentes a tal regional. O recorte temporal desta an?lise foi de 2015 a 2017, com o mapeamento dos dados de todas as escolas registrados nos Processos de Aliena??o, Doa??o, Invent?rio e de Furtos e Roubos; processos esses regulamentados pelo Decreto n.45.242 (MINAS GERAIS, 2009). O mapeamento dos quatro tipos de processos seguiu uma sequ?ncia anual e envolveu todas as escolas naquele per?odo, iniciando com 123 unidades e encerrando com 119 escolas, portanto n?o foi utilizada amostragem na an?lise. 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Sendo alguns dos principais resultados identificados no presente estudo ? necessidade de a??es de seguran?a no ambiente escolar, bem como a regulariza??o, no sistema, da Carga Patrimonial presente nas escolas dessa regional, uma vez que existe uma grande diferen?a entre a carga real presente nas escolas e aquela registrada no sistema do Estado de Minas Gerais.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2019-10-23T17:31:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) waldimar_adriano_almeida.pdf: 1493147 bytes, checksum: 3599c13a3cd507af34173202c39f4a5a (MD5)Approved for entry into archive by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2019-10-23T17:33:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) waldimar_adriano_almeida.pdf: 1493147 bytes, checksum: 3599c13a3cd507af34173202c39f4a5a (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-23T17:33:11Z (GMT). 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The time cut of this analysis was from 2015 to 2017, with the mapping of the data of all schools registered in the Alienation, Donation, Inventory and Theft and Theft Processes; processes regulated by Decree No. 45242 (MINAS GERAIS, 2009). The mapping of the four types of processes followed an annual sequence and involved all schools in that period, starting with 123 units and ending with 119 schools, so no sampling was used in the analysis. The data collected in the processes were inserted into spreadsheets in Excel and transferred to the PAST 2.0 program, which groups the items by similarities and proximity characteristics. By enabling the visualization of the results in a compact and dynamic way, so the identification of positive and negative variables is evidenced in the Asset Charge of the SRE/DTNA schools. In this context, the control of the life cycles of the processes followed an organization and standardization, obtained through the Theory of Organizations and Methods and mainly with the theoretical basis described in the Project Management Body of Knowledge PMBOK Guide (2017). As a consequence of the information tabulated and statistically described, managers will be able to draw up strategies to improve the physical school environment that includes classrooms, boardrooms, playgrounds, auditoriums and other spaces. In order to consciously apply and maintain public resources appropriate to the educational practice. Some of the main results identified in the present study are the need for safety actions in the school environment, as well as the regularization of the Heritage Charge present in the schools of this region, since there is a great difference between the actual load present in the schools and that registered in the system of the State of Minas Gerais.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessFerramentas e t?cnicas de gerenciamento de projetos aplicadas ao controle patrimonial escolar: um estudo de caso na Superintend?ncia Regional de Ensino Diamantina/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisControle PatrimonialCarga patrimonial escolarGest?o educacional e processos organizacionaisControl patrimonialSchool patrimonial chargeEducational management and organizational processesreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTwaldimar_adriano_almeida.pdf.txtwaldimar_adriano_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain187011http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2061/6/waldimar_adriano_almeida.pdf.txtc8253da94c32222f0c7f960b2b948affMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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