Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Novais, Anna Fl?via Oliveira
Orientador(a): Souza, Marcio Coutinho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2915
Resumo: A abordagem de ensino utilizando jogos de simula??o de empresas ou de neg?cios pode gerar uma de s?rie de benef?cios no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas do curso de Engenharia de Produ??o. Sendo assim, o objetivo foi pesquisar sobre a ?rea de jogos empresariais e produzir artigos que abordem a utiliza??o destes no processo de ensino e aprendizagem de conte?dos que englobam o curso de Engenharia de Produ??o. O primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as poss?veis dimens?es encontradas nas publica??es cient?ficas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo Beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada a an?lise metodol?gica bibliom?trica, a qual utilizou como base de dados a extra??o de 100% das publica??es contidas na plataforma ?google acad?mico?. O segundo artigo teve como objetivo realizar uma an?lise comparativa entre jogos desenvolvidos para o ensino de log?stica e cadeia de suprimentos, verificando quais requisitos fundamentais de um jogo de empresa cada um deles atende. Em busca da efetiva??o do objetivo proposto, foram realizados testes pr?ticos com os jogos, e atrav?s de pesquisas bibliogr?ficas foi poss?vel fazer um levantamento de requisitos fundamentais que um jogo de empresa deve atender e assim classificar qual entre os tr?s jogos estudados, ? Beer game, Kanban driver?s edition e JA Titan ?, atende um maior n?mero de requisitos. J? no terceiro artigo o objetivo foi levantar as caracter?sticas da utiliza??o de jogos, por meio de uma pesquisa realizada em artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produ??o (ENEGEP) no per?odo de 2014 a 2019, com os termos de busca: jogo(s) de empresa(s), seriou(s) game(s), jogo(s) s?rio(s), gamification e gamifica??o. Atrav?s das 21 publica??es selecionadas, realizou-se uma pesquisa qualitativa, atrav?s da an?lise de conte?do dos resumos dos artigos, utilizando o software IRaMuTeQ, visando explorar os termos correlatos nas publica??es. A utiliza??o do software IRaMuTeq como ferramenta de processamento de dados qualitativos forneceu informa??es estat?sticas do texto, assim como a Classifica??o Hier?rquica Descedente (CHD), a an?lise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados dessa pesquisa contribuiu para identificar que, primeiro, o tema ?Beer game? representa um dos eixos dos in?meros jogos empresariais log?sticos utilizados no ensino superior. Segundo, foi poss?vel inferir que o JA Titan atendeu ao maior n?mero de requisitos fundamentais para um jogo de empresa. Destarte, o jogo apresenta apenas vers?o em l?ngua inglesa e n?o estimula a interatividade entre os jogadores. Visto que, este estudo limitou-se a analisar apenas tr?s jogos, sugere-se para futuros estudos abarcar outros que focalizem esta mesma tem?tica. E por fim, os resultados mostram que os jogos e seus termos correlatos est?o estreitamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente os termos compet?ncia, alavancar e experi?ncia, que s?o termos que indicam os objetivos da aplica??o de jogos.
id UFVJM-2_af913815db11c3a185d77933ae87c708
oai_identifier_str oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/2915
network_acronym_str UFVJM-2
network_name_str Repositório Institucional da UFVJM
repository_id_str
spelling Novais, Anna Fl?via OliveiraUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Souza, Marcio Coutinho de2022-08-10T18:11:41Z2022-08-10T18:11:41Z20212021-02-03NOVAIS, Anna Fl?via Oliveira. Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o. 2021. 95 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) ? Programa de P?s-Gradua??o em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Te?filo Otoni, 2021.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2915A abordagem de ensino utilizando jogos de simula??o de empresas ou de neg?cios pode gerar uma de s?rie de benef?cios no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas do curso de Engenharia de Produ??o. Sendo assim, o objetivo foi pesquisar sobre a ?rea de jogos empresariais e produzir artigos que abordem a utiliza??o destes no processo de ensino e aprendizagem de conte?dos que englobam o curso de Engenharia de Produ??o. O primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as poss?veis dimens?es encontradas nas publica??es cient?ficas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo Beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada a an?lise metodol?gica bibliom?trica, a qual utilizou como base de dados a extra??o de 100% das publica??es contidas na plataforma ?google acad?mico?. O segundo artigo teve como objetivo realizar uma an?lise comparativa entre jogos desenvolvidos para o ensino de log?stica e cadeia de suprimentos, verificando quais requisitos fundamentais de um jogo de empresa cada um deles atende. Em busca da efetiva??o do objetivo proposto, foram realizados testes pr?ticos com os jogos, e atrav?s de pesquisas bibliogr?ficas foi poss?vel fazer um levantamento de requisitos fundamentais que um jogo de empresa deve atender e assim classificar qual entre os tr?s jogos estudados, ? Beer game, Kanban driver?s edition e JA Titan ?, atende um maior n?mero de requisitos. J? no terceiro artigo o objetivo foi levantar as caracter?sticas da utiliza??o de jogos, por meio de uma pesquisa realizada em artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produ??o (ENEGEP) no per?odo de 2014 a 2019, com os termos de busca: jogo(s) de empresa(s), seriou(s) game(s), jogo(s) s?rio(s), gamification e gamifica??o. Atrav?s das 21 publica??es selecionadas, realizou-se uma pesquisa qualitativa, atrav?s da an?lise de conte?do dos resumos dos artigos, utilizando o software IRaMuTeQ, visando explorar os termos correlatos nas publica??es. A utiliza??o do software IRaMuTeq como ferramenta de processamento de dados qualitativos forneceu informa??es estat?sticas do texto, assim como a Classifica??o Hier?rquica Descedente (CHD), a an?lise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados dessa pesquisa contribuiu para identificar que, primeiro, o tema ?Beer game? representa um dos eixos dos in?meros jogos empresariais log?sticos utilizados no ensino superior. Segundo, foi poss?vel inferir que o JA Titan atendeu ao maior n?mero de requisitos fundamentais para um jogo de empresa. Destarte, o jogo apresenta apenas vers?o em l?ngua inglesa e n?o estimula a interatividade entre os jogadores. Visto que, este estudo limitou-se a analisar apenas tr?s jogos, sugere-se para futuros estudos abarcar outros que focalizem esta mesma tem?tica. E por fim, os resultados mostram que os jogos e seus termos correlatos est?o estreitamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente os termos compet?ncia, alavancar e experi?ncia, que s?o termos que indicam os objetivos da aplica??o de jogos.Submitted by Gilson Rodrigues (gilson.rodrigues@ufvjm.edu.br) on 2022-08-09T20:22:30Z No. of bitstreams: 1 2021 - Disserta??o TAS - Anna Fl?via Oliveira Novais.pdf: 1869513 bytes, checksum: cba4a21055412222f6784e97aca78461 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2022-08-10T18:11:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021 - Disserta??o TAS - Anna Fl?via Oliveira Novais.pdf: 1869513 bytes, checksum: cba4a21055412222f6784e97aca78461 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-10T18:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Disserta??o TAS - Anna Fl?via Oliveira Novais.pdf: 1869513 bytes, checksum: cba4a21055412222f6784e97aca78461 (MD5) Previous issue date: 2021Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.The teaching approach using simulation games from companies or businesses can generate a series of benefits in the process of teaching and learning subjects in the Production Engineering course. Therefore, the objective was to research the business games area and produce articles that address the use of these in the process of teaching and learning content that include the Production Engineering course. In the first article, it aimed to map and characterize the possible dimensions found in national scientific publications, which directly address the theme: the beer game in higher education as part of the teaching and learning process. For that, a bibliometric methodological analysis was performed, which used as a database the extraction of 100% of the publications contained in the ?google academic? platform. In the second article, it aimed to perform a comparative analysis between games developed for teaching logistics and supply chain, verifying which fundamental requirements of a company game each of them meets. In order to achieve the proposed objective, practical tests were carried out with the games, and through bibliographic research it was possible to survey the fundamental requirements that a company game must meet and thus classify which among the three games studied, - Beer game, Kanban driver's edition and JA Titan -, meets a greater number of requirements. In the third article, the objective was to raise the characteristics of the use of games, through a research carried out in articles published in the annals of the National Meeting of Production Engineering (ENEGEP) in the period from 2014 to 2019, with the search terms: company game (s), serial game (s), serious game (s), gamification and gamification. Through the 21 selected publications, a qualitative research was carried out, through the content analysis of the abstracts of the articles, using the IRaMuTeQ software, in order to explore the related terms in the publications. The use of the IRaMuTeq software as a tool for processing qualitative data provided statistical information on the text, as well as the Descending Hierarchical Classification (CHD), similarity analysis and the word cloud. The results of this research helped to identify that, first, the theme 'beer game' represents one of the axes of the numerous logistical business games used in higher education. Second, it was possible to infer that the JA Titan met the greatest number of fundamental requirements for a company game. Thus, the game has only an English version and does not encourage interactivity between players. Since this study was limited to analyzing only three games, it is suggested for future studies to include others that focus on this same theme. Finally, the results show that games and their related terms are closely linked to the teaching-learning process, especially the terms competence, leverage and experience, which are terms that indicate the objectives of the application of games.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessMedia??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJogos de empresasAprendizagemBeer gameEngenharia de produ??oCadeia de suprimentosreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTanna_flavia_oliveira_novais.pdf.txtanna_flavia_oliveira_novais.pdf.txtExtracted texttext/plain179603http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2915/3/anna_flavia_oliveira_novais.pdf.txtca563d2416fb41749ec95ea13ef965bbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82157http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2915/2/license.txtc0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9eMD52ORIGINALanna_flavia_oliveira_novais.pdfanna_flavia_oliveira_novais.pdfapplication/pdf1869513http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2915/1/anna_flavia_oliveira_novais.pdfcba4a21055412222f6784e97aca78461MD511/29152022-08-11 03:00:30.123oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452022-08-11T06:00:30Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
title Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
spellingShingle Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
Novais, Anna Fl?via Oliveira
Jogos de empresas
Aprendizagem
Beer game
Engenharia de produ??o
Cadeia de suprimentos
title_short Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
title_full Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
title_fullStr Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
title_full_unstemmed Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
title_sort Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o
author Novais, Anna Fl?via Oliveira
author_facet Novais, Anna Fl?via Oliveira
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Anna Fl?via Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Marcio Coutinho de
contributor_str_mv Souza, Marcio Coutinho de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jogos de empresas
Aprendizagem
Beer game
Engenharia de produ??o
Cadeia de suprimentos
topic Jogos de empresas
Aprendizagem
Beer game
Engenharia de produ??o
Cadeia de suprimentos
description A abordagem de ensino utilizando jogos de simula??o de empresas ou de neg?cios pode gerar uma de s?rie de benef?cios no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas do curso de Engenharia de Produ??o. Sendo assim, o objetivo foi pesquisar sobre a ?rea de jogos empresariais e produzir artigos que abordem a utiliza??o destes no processo de ensino e aprendizagem de conte?dos que englobam o curso de Engenharia de Produ??o. O primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as poss?veis dimens?es encontradas nas publica??es cient?ficas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo Beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada a an?lise metodol?gica bibliom?trica, a qual utilizou como base de dados a extra??o de 100% das publica??es contidas na plataforma ?google acad?mico?. O segundo artigo teve como objetivo realizar uma an?lise comparativa entre jogos desenvolvidos para o ensino de log?stica e cadeia de suprimentos, verificando quais requisitos fundamentais de um jogo de empresa cada um deles atende. Em busca da efetiva??o do objetivo proposto, foram realizados testes pr?ticos com os jogos, e atrav?s de pesquisas bibliogr?ficas foi poss?vel fazer um levantamento de requisitos fundamentais que um jogo de empresa deve atender e assim classificar qual entre os tr?s jogos estudados, ? Beer game, Kanban driver?s edition e JA Titan ?, atende um maior n?mero de requisitos. J? no terceiro artigo o objetivo foi levantar as caracter?sticas da utiliza??o de jogos, por meio de uma pesquisa realizada em artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produ??o (ENEGEP) no per?odo de 2014 a 2019, com os termos de busca: jogo(s) de empresa(s), seriou(s) game(s), jogo(s) s?rio(s), gamification e gamifica??o. Atrav?s das 21 publica??es selecionadas, realizou-se uma pesquisa qualitativa, atrav?s da an?lise de conte?do dos resumos dos artigos, utilizando o software IRaMuTeQ, visando explorar os termos correlatos nas publica??es. A utiliza??o do software IRaMuTeq como ferramenta de processamento de dados qualitativos forneceu informa??es estat?sticas do texto, assim como a Classifica??o Hier?rquica Descedente (CHD), a an?lise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados dessa pesquisa contribuiu para identificar que, primeiro, o tema ?Beer game? representa um dos eixos dos in?meros jogos empresariais log?sticos utilizados no ensino superior. Segundo, foi poss?vel inferir que o JA Titan atendeu ao maior n?mero de requisitos fundamentais para um jogo de empresa. Destarte, o jogo apresenta apenas vers?o em l?ngua inglesa e n?o estimula a interatividade entre os jogadores. Visto que, este estudo limitou-se a analisar apenas tr?s jogos, sugere-se para futuros estudos abarcar outros que focalizem esta mesma tem?tica. E por fim, os resultados mostram que os jogos e seus termos correlatos est?o estreitamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente os termos compet?ncia, alavancar e experi?ncia, que s?o termos que indicam os objetivos da aplica??o de jogos.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-02-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T18:11:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-10T18:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOVAIS, Anna Fl?via Oliveira. Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o. 2021. 95 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) ? Programa de P?s-Gradua??o em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Te?filo Otoni, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2915
identifier_str_mv NOVAIS, Anna Fl?via Oliveira. Media??o do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produ??o. 2021. 95 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) ? Programa de P?s-Gradua??o em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Te?filo Otoni, 2021.
url http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFVJM
publisher.none.fl_str_mv UFVJM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFVJM
instname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
instacron:UFVJM
instname_str Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
instacron_str UFVJM
institution UFVJM
reponame_str Repositório Institucional da UFVJM
collection Repositório Institucional da UFVJM
bitstream.url.fl_str_mv http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2915/3/anna_flavia_oliveira_novais.pdf.txt
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2915/2/license.txt
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2915/1/anna_flavia_oliveira_novais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca563d2416fb41749ec95ea13ef965bb
c0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9e
cba4a21055412222f6784e97aca78461
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufvjm.edu.br
_version_ 1801865900471615488