?Como ? em cima, ? embaixo?: simbologias, mito e resist?ncia dos Homens Pretos do Ros?rio do Serro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Daniela Passos
Orientador(a): Carvalho, Marivaldo Aparecido de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2025
Resumo: Ilustra??es de capa: Simone Stricker.
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spelling Lima, Daniela PassosCambraia, Rosana PassosCarvalho, Marivaldo Aparecido deMartins, Marcos LobatoSilva, Rubens Alves daFonseca, Mariana BracksUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Carvalho, Marivaldo Aparecido de2019-08-14T15:26:51Z2019-08-14T15:26:51Z20182018-09-25LIMA, Daniela Passos. ?Como ? em cima, ? embaixo?: simbologias, mito e resist?ncia dos Homens Pretos do Ros?rio do Serro. 2018. 153 p. Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-Gradua??o em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2025Ilustra??es de capa: Simone Stricker.A identidade negra que se expressa nos rituais congadeiros em torno da devo??o ? Nossa Senhora do Ros?rio resistiu no decorrer dos s?culos e da di?spora africana a partir da reinterpreta??o de s?mbolos da cultura europ?ia segundo os c?digos culturais africanos. A partir do estudo e interpreta??o dos s?mbolos, a come?ar pelo mito, os aspectos mais ocultos da cosmovis?o africana se revelam como forma de resist?ncia do Povo Preto do Ros?rio. A Festa do Ros?rio ? o tempo-espa?o de produ??o e transmiss?o epistemol?gica dos saberes africanos e sua ressignifica??o em solo brasileiro. Atrav?s da celebra??o, a exalta??o do ethos dos Homens Pretos se d?, na medida em que a festa instaura um momento simb?lico de subvers?o dos valores sociais e morais da sociedade contempor?nea. Esta pesquisa te?rica tem como ponto de partida os conceitos da antropologia da religi?o, para iniciar uma discuss?o sobre o sagrado e as pr?ticas religiosas de povos tradicionais, que se identificam na compreens?o das suas pr?ticas rituais, como forma de acessar e reintegrar-se ? esfera do sagrado. A historiografia da tradi??o da festa do Ros?rio traz ? luz as suas origens, possibilitando compreender a cosmovis?o dos Povos do Ros?rio. Frente ao desafio de n?o haver estudos precisos sobre as origens ?tnicas das comunidades fixadas no Serro (MG) durante o per?odo escravista, surgiu a necessidade de estudar e trazer ? discuss?o a filosofia dos povos bantu e sudaneses, que trouxeram como resultados pr?ticas em comum, todas expressas nos rituais do Ros?rio. A observa??o da festa, rito de onze dias de dura??o, revela a toda sociedade os aspectos mais essenciais do seu modo de vida, ainda que velados sob cantos, prociss?es e ritos de passagens, que as diversas pesquisas de antropologia comparada das religi?es e a hist?ria desta tradi??o ajudam a compreender. Desse modo, esta pesquisa analisa a Festa do Ros?rio do Serro, para interpretar atrav?s dos s?mbolos, os aspectos de resist?ncia da comunidade dos Homens Pretos do Ros?rio, cujos fundamentos permanecem em conson?ncia com a tradi??o rural do Vale do Jequitinhonha, e com os preceitos ancestrais dos povos afro-brasileiros.Submitted by Nivaldo Melo (nivaldo.melo@ufvjm.edu.br) on 2019-08-14T12:07:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) daniela_passos_lima.pdf: 2551610 bytes, checksum: 4f3d80f2e1902206434456e66b9b67a3 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2019-08-14T15:26:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) daniela_passos_lima.pdf: 2551610 bytes, checksum: 4f3d80f2e1902206434456e66b9b67a3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-14T15:26:51Z (GMT). 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(Rosary?s Party) is the time-space of epistemological production and transmission of African knowledge and its re-signification in Brazilian soil. During the celebration, the exaltation of the Black Men's ethos takes place, as the celebration establishes a symbolic moment of subversion of the social and moral values of contemporary society. This theoretical research has as its starting point the concepts of anthropology of religion, to initiate a discussion about the sacred and religious practices of traditional peoples, who identify themselves in the understanding of their ritual practices as a way to access and reintegrate to the sphere of the sacred. The historiography of the tradition of the ?Festa do Ros?rio? brings to light its origins, making it possible to understand the cosmovision of the Peoples of the Rosary. Faced with the challenge of not having precise studies on the ethnic origins of the communities established in Serro (MG) during the slave period, there arose the need to study and bring to the discussion the philosophy of the Bantu and Sudanese peoples, who deeply share common roots, all expressed in the rituals of the Rosary. The observance of the festivities, an eleven-day ritual, reveals to every society the most essential aspects of their way of life, although veiled under songs, processions and rites of passage, comparative anthropological research of religions allows for a better understanding of this tradition. In this way, this research analyzes the ?Festa do Ros?rio do Serro?, to interpret through the symbols, the resistant aspects of the community of the Black Men of the Rosary, whose foundations remain in harmony with the rural tradition of the Jequitinhonha Valley and with the ancestral precepts of Afro-Brazilian people.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccess?Como ? em cima, ? embaixo?: simbologias, mito e resist?ncia dos Homens Pretos do Ros?rio do Serroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCongadoFestivais religiososDevo??oCultura popularSincretismoReligious festivalDevotionPopular cultureSyncretismCongadoreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTdaniela_passos_lima.pdf.txtdaniela_passos_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain365274http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2025/6/daniela_passos_lima.pdf.txt51458776821dab5aca214d7bb9d05c0eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82157http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2025/5/license.txtc0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9eMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2025/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2025/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2025/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALdaniela_passos_lima.pdfdaniela_passos_lima.pdfapplication/pdf2551610http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2025/1/daniela_passos_lima.pdf4f3d80f2e1902206434456e66b9b67a3MD511/20252020-03-09 13:22:58.064oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452020-03-09T16:22:58Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false
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