A sa?de do servidor como objeto de gest?o: um estudo no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mendon?a, Helinton Guedes de
Orientador(a): Oliveira, Altamir Fernandes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1863
Resumo: O Governo Federal, por meio do Minist?rio do Planejamento, criou a Pol?tica de Aten??o ? Sa?de e Seguran?a do Trabalho do Servidor P?blico Federal (PASS), sustentada pelos eixos: vigil?ncia e promo??o ? sa?de, assist?ncia ? sa?de do servidor e per?cia em sa?de. O IFNMG, enquanto Institui??o p?blica que integra a Administra??o P?blica Federal, det?m o encargo de promover a??es voltadas para a melhoria da sa?de e qualidade de vida dos seus servidores a partir do que ? proposto pela referida pol?tica. Com esta pesquisa objetivou-se analisar o cuidado ? sa?de do servidor como objeto de gest?o no ?mbito do IFNMG, considerando as disposi??es da PASS e as a??es de sa?de propostas pela Institui??o. A investiga??o, de car?ter qualitativo e quantitativo, teve como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. O estudo evidenciou que a PASS, quando de sua cria??o, representou um importante avan?o em termos de pol?tica p?blica de sa?de, contudo, no decorrer dos anos, ela foi perdendo for?a e atualmente percebe-se uma disson?ncia entre a referida pol?tica e disponibiliza??o adequada de recursos para a implementa??o de suas propostas. Apesar do empenho de seus ?rg?os de sa?de e da Diretoria de Gest?o de Pessoas, o IFNMG tem vivenciado dificuldades diversas para a efetiva??o das pr?ticas de aten??o ? sa?de do servidor, sobretudo no que se refere ?s a??es de promo??o e vigil?ncia em sa?de. Entre os principais desafios encontrados, destacam-se a car?ncia de recursos financeiros e de pessoal, bem como a falta de apoio do Governo Federal e da gest?o maior do IFNMG na provis?o de recursos para a otimiza??o das a??es de sa?de institucionais. No que se refere aos afastamentos de servidores por motivos de sa?de ocorridos na Institui??o no ano de 2016, foi observado um percentual de servidores afastados de 8,36% em rela??o ao total de servidores da Institui??o, bem como uma m?dia de 3,21 dias de afastamento por cada servidor institucional e, ainda, verificou-se uma dura??o m?dia dos afastamentos de 28,73 dias. O maior percentual de afastamentos ocorreu entre servidores com faixa de idade entre 31 e 40 anos. Os Transtornos Mentais e Comportamentais foram respons?veis pelos maiores ?ndices de afastamentos por motivos de sa?de na Institui??o. Esta pesquisa mostrou-se relevante na medida em que permitir? um conhecimento maior sobre as quest?es que envolvem o papel institucional em promover a??es voltadas para a sa?de dos servidores a partir das propostas da PASS e no contexto de numa Institui??o de ensino. Os achados desta pesquisa tamb?m ser?o ?teis para o aprimoramento das pol?ticas e a??es de sa?de no ?mbito na Institui??o.
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Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2018-12-14T18:11:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) helinton_guedes_mendonca.pdf: 2348294 bytes, checksum: 34ce97587ebeb83fa82b6635ae6145b2 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2019-01-28T13:58:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) helinton_guedes_mendonca.pdf: 2348294 bytes, checksum: 34ce97587ebeb83fa82b6635ae6145b2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-28T13:58:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) helinton_guedes_mendonca.pdf: 2348294 bytes, checksum: 34ce97587ebeb83fa82b6635ae6145b2 (MD5) Previous issue date: 2018Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.Brazilian Government?s Ministry of Planning has established the Policy for the Federal Public Servant's Health and Safety at Work (PASS), which is led by three main actions: health awareness and accessibility, health assistance and medical expertise procedures. The IFNMG (the Federal Institute of Education, Science and Technology of the North of Minas Gerais), as a public institution pertaining to the Public Administration, has the goal of promoting actions that will improve the health and quality of life of its workers, according to the propositions of the aforementioned policy. This paper aims at studying the IFNMG?s role in managing health care services in benefit of its servants, considering the provisions of the PASS and the health programs proposed by the Institution itself. The research, of qualitative and quantitative methodology, had as instruments of data collection the semi-structured interview and the document analysis. Research has found that, at the occasion of its establishment, PASS represented an important progress in the field of public health policies. Over the years, however, its enforcement has been losing strength, and there is now a discrepancy between said policy and the availability of resources to enforce its proposals. Despite the commitment of its healthcare agencies and its Department of People Management, the IFNMG has been finding obstacles to establish the policies of health care assistance to the servant, especially the ones about health awareness and accessibility. Some of the main obstacles are the lack of financial and personnel resources and little interest from the State and from the Institute?s managing council in providing the necessary resources. In 2016 we were able to register 8.36%, out of all servants, on medical leave, with an average of 3.21 days of leave per servant, and an average duration of 28.73 days. The highest percentage of leaves were among servants between 31 and 40 years of age. We also observed that Mental and BehaviDisorders were reason for the highest rates of medical leaves in the Institution. This research has shown itself relevant because it will promote better awareness about the role of the Institution in promoting projects aimed at proper health care of its servants, with the policies proposed by PASS and taking into account that it is an educational institution. In addition, our findings will also be useful to improve healthcare policies and projects within the Institution.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA sa?de do servidor como objeto de gest?o: um estudo no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSa?deServidor p?blicoGest?oAbsente?smoHealthPublic servantManagementAbsenteeismreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXThelinton_guedes_mendonca.pdf.txthelinton_guedes_mendonca.pdf.txtExtracted texttext/plain646772http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1863/6/helinton_guedes_mendonca.pdf.txt7f4ed550aecbb21eb052891ca310ff74MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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