Fatores ergonômicos em posto de trabalho de motoristas de caminhão
Ano de defesa: | 2005 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
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Link de acesso: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9740 |
Resumo: | No Brasil, o transporte interno de produtos agrícolas, industrializados, matéria-prima e passageiros, entre outros, é realizado quase que inteiramente por via rodoviária, resultando em grande quantidade de caminhões e ônibus. Considerando que o caminhão é um dos veículos mais empregados no transporte de máquinas, animais, madeira e produtos agrícola e industrializados, este trabalho teve como objetivo principal avaliar as condições ergonômicas dos postos de trabalho de motoristas de caminhão. A presente pesquisa foi conduzida em uma transportadora localizada no Município de Ubá, Minas Gerais, sendo composta por 100% da população de 63 motoristas e caminhões das marcas “A” e “B”. Foi realizado o levantamento do perfil dos motoristas por intermédio de entrevista, em que foram avaliados condições de trabalho, saúde, treinamento, higiene e segurança. Os níveis de ruído foram obtidos no interior das cabines dos caminhões, utilizando-se um dosímetro de ruído marca Simpson, modelo 897. Fez-se uma avaliação audiométrica de todos os motoristas, usando uma cabine audiométrica e um audiômetro da marca Amplaid, modelo 315. Os dados antropométricos foram colhidos por intermédio das medidas diretas do corpo do motorista na posição em pé, avaliados qualitativamente por meio de questionário previamente elaborado e de questionários aplicados à amostra. As dimensões das cabines e as variáveis de acesso e assento dos caminhões foram avaliadas quantitativamente por meio de medidas diretas, para verificar a adequação desses dois itens às características antropométricas da população de motoristas. Avaliou-se a visibilidade no painel e na parte frontal do veículo, bem como a iluminação dos faróis, de forma qualitativa, por meio de questionário. Foram feitas medições diretas das forças para compressão e tração exercida na alavanca de câmbio, compressão dos pedais do acelerador, freio e embreagem e giro do volante, utilizando-se uma célula de carga da marca KRATOS. Pelos resultados, tem se que o trabalho de motorista é realizado sob condições adversas de segurança e saúde; o tempo de profissão é relativamente longo e a faixa etária, muito variável, sendo a profissão cansativa e causadora de dores no pescoço, nos ombros, nas costas e nos joelhos; há grande risco de acidentes; os Neq encontrados no interior das cabines estavam abaixo do permitido pela legislação trabalhista, 85 dB (A); e o esforço físico no acionamento dos freios estava acima do que determinam DUPUIS e ISO 3748 (1978). |
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Souza, Amaury Paulo deMinette, Luciano JoséKilesse, Renanhttp://lattes.cnpq.br/6028188827598448Fernandes, Haroldo Carlos2017-03-09T13:04:48Z2017-03-09T13:04:48Z2005-10-18KILESSE, Renan. Fatores ergonômicos em posto de trabalho de motoristas de caminhão. 2005. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2005.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9740No Brasil, o transporte interno de produtos agrícolas, industrializados, matéria-prima e passageiros, entre outros, é realizado quase que inteiramente por via rodoviária, resultando em grande quantidade de caminhões e ônibus. Considerando que o caminhão é um dos veículos mais empregados no transporte de máquinas, animais, madeira e produtos agrícola e industrializados, este trabalho teve como objetivo principal avaliar as condições ergonômicas dos postos de trabalho de motoristas de caminhão. A presente pesquisa foi conduzida em uma transportadora localizada no Município de Ubá, Minas Gerais, sendo composta por 100% da população de 63 motoristas e caminhões das marcas “A” e “B”. Foi realizado o levantamento do perfil dos motoristas por intermédio de entrevista, em que foram avaliados condições de trabalho, saúde, treinamento, higiene e segurança. Os níveis de ruído foram obtidos no interior das cabines dos caminhões, utilizando-se um dosímetro de ruído marca Simpson, modelo 897. Fez-se uma avaliação audiométrica de todos os motoristas, usando uma cabine audiométrica e um audiômetro da marca Amplaid, modelo 315. Os dados antropométricos foram colhidos por intermédio das medidas diretas do corpo do motorista na posição em pé, avaliados qualitativamente por meio de questionário previamente elaborado e de questionários aplicados à amostra. As dimensões das cabines e as variáveis de acesso e assento dos caminhões foram avaliadas quantitativamente por meio de medidas diretas, para verificar a adequação desses dois itens às características antropométricas da população de motoristas. Avaliou-se a visibilidade no painel e na parte frontal do veículo, bem como a iluminação dos faróis, de forma qualitativa, por meio de questionário. Foram feitas medições diretas das forças para compressão e tração exercida na alavanca de câmbio, compressão dos pedais do acelerador, freio e embreagem e giro do volante, utilizando-se uma célula de carga da marca KRATOS. Pelos resultados, tem se que o trabalho de motorista é realizado sob condições adversas de segurança e saúde; o tempo de profissão é relativamente longo e a faixa etária, muito variável, sendo a profissão cansativa e causadora de dores no pescoço, nos ombros, nas costas e nos joelhos; há grande risco de acidentes; os Neq encontrados no interior das cabines estavam abaixo do permitido pela legislação trabalhista, 85 dB (A); e o esforço físico no acionamento dos freios estava acima do que determinam DUPUIS e ISO 3748 (1978).In Brazil, the transportation of farming, manufactured goods, raw material, passengers and others is almost completely carried out on roads what explains a great number of buses and trucks. Considering farm environment, truck is one of the most used vehicles in Brazil, standing out in machine, product, animal, farming and wood transportation. Thus, this work aimed to evaluate ergonomic conditions of truck drivers in agricultural workplaces. It was carried out in a transportation enterprise in Ubá, Brazil being a hundred percent population of 63 drivers and “A” and “B” trucks. It was carried out a survey of drivers’ profile by interviews that evaluated work conditions, health, training program, hygiene, safety. Noise levels were obtained in truck cabs using a Simpson 897 dosimeter. All drivers were submitted to audiometric evaluation using an audiometric cab and an Amplaid 315 audiometer. Anthropometric data were obtained by direct measurering of the drivers on standing-up position. It was qualitatively evaluated by check-list elaborate previously and forms. Cab measurements and variables of access and seat of the trucks were qualitatively evaluated by direct measurements to verify their adequacy to anthropometric characteristics of driver population. The panel and front visibility and headlight luminosity were evaluated qualitatively by check-list. Direct measurements of compression and traction on gear shift, compression of gas pedal, brake and clutch and steering wheel were carried out. The results show inhospitable aspects to safety and health. The exposure is relatively long and age range varies, the work damages neck, shoulders and knees. It is very dangerous due to crashes and noise levels were under of those permitted by Legislation, 85 dB (A). Physical effort to brake is above DUPUIS and ISO 3748 (1978) order.porUniversidade Federal de ViçosaProdutos agrícolasHigieneSegurançaCiências AgráriasFatores ergonômicos em posto de trabalho de motoristas de caminhãoEvaluation of ergonomic factors in workplaces of truck drivers in agricultural environmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia AgrícolaMestre em Engenharia AgrícolaViçosa - MG2005-10-18Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf617845https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9740/1/texto%20completo.pdfde398f85513e317ebb96da07a29c1c65MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9740/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3560https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9740/3/texto%20completo.pdf.jpgda387aa7342f5ce060b3d33a3b88245aMD53123456789/97402017-03-09 23:00:26.777oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-03-10T02:00:26LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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