A representação do espaço e dos modos de vida rural na música caipira e sertaneja ao longo do processo de modernização da sociedade brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pinheiro, Flaviane de Oliveira Pires
Orientador(a): Fiúza, Ana Louise de Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27531
Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se analisar a forma como foram retratadas a representação de ‘campo’, como espaço físico e ‘rural’ enquanto modos de vida nas letras das músicas caipira e sertaneja, diante das transformações pelas quais a sociedade brasileira passou ao longo do seu processo de modernização. Buscou-se entender, historicamente, essas transformações onde o campo era visto apenas como agrícola, rural, e foi se modificando para um rural valorizado, espetacularizado e estilizado, numa sociedade urbano- industrial. Nessa perspectiva, esta dissertação foi estruturada em artigos, para alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar nas letras das músicas caipiras e sertanejas, cantadas por Pena Branca e Xavantinho e Chitãozinho e Xororó, os temas cantados, entre o período dos anos de 1920 a 1960, em que o Brasil ainda era um país com população predominantemente rural, e no período compreendido entre os anos de 1970 até os dias atuais, quando o Brasil se tornou um país industrializado, urbanizado e interconectado pelos meios de comunicação e transporte; analisar as representações que os radialistas dos pequenos municípios que compõem a microrregião de Viçosa, possuem acerca do rural na música caipira e sertaneja e identificar dentre as músicas caipiras e sertanejas mencionadas por eles, os estilos de pensamento: conservador, tradicional ou progressista. Para atingir estes objetivos, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica que permitiu realizar uma revisão teórica sobre a representação de ‘campo’ e ‘rural’ e de música caipira e sertaneja, para a escolha da perspectiva trabalhada neste estudo. Também se utilizou a pesquisa documental, através das letras das músicas caipiras e sertanejas mencionadas acima, coleta de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e entrevistas semiestruturadas com os radialistas da microrregião de Viçosa-MG. Os resultados da pesquisa mostraram que, embora houvesse conflitos e resistências, houve mudanças, rupturas na representação do ‘campo’ e do ‘rural’ nas letras das músicas caipiras e sertanejas, expressando estilos de pensamento conservador para a música sertaneja e o estilo de pensamento tradicional para a música caipira.
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Buscou-se entender, historicamente, essas transformações onde o campo era visto apenas como agrícola, rural, e foi se modificando para um rural valorizado, espetacularizado e estilizado, numa sociedade urbano- industrial. Nessa perspectiva, esta dissertação foi estruturada em artigos, para alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar nas letras das músicas caipiras e sertanejas, cantadas por Pena Branca e Xavantinho e Chitãozinho e Xororó, os temas cantados, entre o período dos anos de 1920 a 1960, em que o Brasil ainda era um país com população predominantemente rural, e no período compreendido entre os anos de 1970 até os dias atuais, quando o Brasil se tornou um país industrializado, urbanizado e interconectado pelos meios de comunicação e transporte; analisar as representações que os radialistas dos pequenos municípios que compõem a microrregião de Viçosa, possuem acerca do rural na música caipira e sertaneja e identificar dentre as músicas caipiras e sertanejas mencionadas por eles, os estilos de pensamento: conservador, tradicional ou progressista. Para atingir estes objetivos, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica que permitiu realizar uma revisão teórica sobre a representação de ‘campo’ e ‘rural’ e de música caipira e sertaneja, para a escolha da perspectiva trabalhada neste estudo. Também se utilizou a pesquisa documental, através das letras das músicas caipiras e sertanejas mencionadas acima, coleta de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e entrevistas semiestruturadas com os radialistas da microrregião de Viçosa-MG. Os resultados da pesquisa mostraram que, embora houvesse conflitos e resistências, houve mudanças, rupturas na representação do ‘campo’ e do ‘rural’ nas letras das músicas caipiras e sertanejas, expressando estilos de pensamento conservador para a música sertaneja e o estilo de pensamento tradicional para a música caipira.This In this research, the objective was to analyze the representation of 'field', as a physical and 'rural' space as lifestyles in the lyrics of the caipira and sertaneja songs, in view of the transformations through which Brazilian society has gone through modernization process. We sought to understand, historically, these transformations where the countryside was seen only as agricultural, rural, and was changing to a valorized, spectacular and stylized rural in an urban-industrial society. In this perspective, this dissertation was structured in articles, in order to achieve the following specific objectives: to identify in the lyrics of the country music and country music, sung by Pena Branca and Xavantinho and Chitãozinho and Xororó, songs sung, between 1920 and 1960 , in which Brazil was still a country with a predominantly rural population, and in the period from the 1970s to the present, when Brazil became an industrialized, urbanized and interconnected country through the means of communication and transportation; to analyze the representations that the radioistas of the small municipalities that compose the microregion of Viçosa, possess about rural in the country music and hill country and to identify among the songs caipiras and sertanejas mentioned by them, the styles of thought: conservative, traditional or progressive. In order to reach these objectives, a bibliographical research was used as a methodological procedure that allowed to carry out a theoretical revision on the representation of 'field' and 'rural' and of caipira and sertaneja music, to choose the perspective worked on in this study. Documentary research was also used, through the lyrics of the country and backwoods songs mentioned above, secondary data collection from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and semi-structured interviews with the radiographers of the micro-region of Viçosa-MG. The results of the research showed that, although there were conflicts and resistances, there were changes, ruptures in the representation of the 'field' and 'rural' in the lyrics of the country and backwoods songs, expressing styles of conservative thinking for the country music and the style of thought traditional music for country music.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaRepresentações Sociais - Viçosa(MG: Microrregião)Radio no desenvolvimento rural - Viçosa(MG: Microrregião)Extensão RuralA representação do espaço e dos modos de vida rural na música caipira e sertaneja ao longo do processo de modernização da sociedade brasileiraThe Representation of rural space and modes of life in Caipira and Sertaneja Music Along the Process of Modernization of the Brazilian Societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Economia RuralMestre em Extensão RuralViçosa - MG2018-12-12Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf3177984https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27531/1/texto%20completo.pdf145d9e0a9be9733582d8c23420695ff1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27531/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/275312020-01-21 15:40:33.825oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452020-01-21T18:40:33LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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