Mestrado profissional em educação: histórico e tendências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Tavares, Philippe Drumond Vilas Boas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24323
Resumo: As reformas educacionais da década de 1990 reorganizaram o cenário educacional do país, sofrendo não apenas influência, mas sendo afetadas diretamente pela ideologia neoliberal. Um discurso recorrente foi o da “profissionalização da educação”. Partimos do pressuposto que a profissionalização é benéfica e necessária para a construção do conhecimento, aplicabilidade da tecnologia e para o desenvolvimento da sociedade. Contudo, devido às varias acepções que este termo pode possuir em virtude de sua flexibilidade semântica, faz-se necessário investigar em que patamar esta flexibilização vem ocorrendo na esfera da pós-graduação, em especial no Mestrado Profissional em Educação, modalidade recente no cenário educacional nacional. Para entender melhor como se configura esta proposta, reuniu-se uma série de documentos elaborados pelo Banco Mundial (BM) e pelo governo federal brasileiro de forma a contextualizar em que moldes esta modalidade de pós-graduação vem se configurando e o que ela pode indicar em função de seus objetivos. Por meio da Análise do Discurso Crítica (ADC) buscou-se inferir até que ponto a influência direta e indireta do ideário do BM sobre educação possa vir a comprometer a estrutura da pós-graduação brasileira. Voltado inicialmente para áreas exatas, o mestrado profissional conseguiu, em certa escala, produzir tecnologia e inovação e capacitar a mão de obra em um nível mais avançado de formação. Sua inserção na Educação não só ressignificou os termos inovação e profissionalização como também criou um novo paradigma na pós-graduação brasileira. Se em um primeiro momento a pós-graduação era voltada, ao mesmo tempo, para o exercício da docência no ensino superior e para a realização de pesquisas científicas, em um segundo momento, em função de uma alteração na forma de avaliação da pós- graduação brasileira esta balança pende mais para o lado da pesquisa, agora com a criação do mestrado profissional, em especial o mestrado profissional em Educação, surge um terceiro momento da pós-graduação brasileira, que começa a ter seus contornos delineados por sua prática.
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Para entender melhor como se configura esta proposta, reuniu-se uma série de documentos elaborados pelo Banco Mundial (BM) e pelo governo federal brasileiro de forma a contextualizar em que moldes esta modalidade de pós-graduação vem se configurando e o que ela pode indicar em função de seus objetivos. Por meio da Análise do Discurso Crítica (ADC) buscou-se inferir até que ponto a influência direta e indireta do ideário do BM sobre educação possa vir a comprometer a estrutura da pós-graduação brasileira. Voltado inicialmente para áreas exatas, o mestrado profissional conseguiu, em certa escala, produzir tecnologia e inovação e capacitar a mão de obra em um nível mais avançado de formação. Sua inserção na Educação não só ressignificou os termos inovação e profissionalização como também criou um novo paradigma na pós-graduação brasileira. Se em um primeiro momento a pós-graduação era voltada, ao mesmo tempo, para o exercício da docência no ensino superior e para a realização de pesquisas científicas, em um segundo momento, em função de uma alteração na forma de avaliação da pós- graduação brasileira esta balança pende mais para o lado da pesquisa, agora com a criação do mestrado profissional, em especial o mestrado profissional em Educação, surge um terceiro momento da pós-graduação brasileira, que começa a ter seus contornos delineados por sua prática.The educational reforms of the 1990s reorganized the country's educational landscape, enduring not only influence but being directly affected by neoliberal ideology. A recurrent discourse was the "professionalization of education". We assume that professionalization is beneficial and necessary for the knowledge construction, technology applicability and for society development. However, due to the various meanings that this term may have due to its semantic flexibility, it is necessary to investigate the extent to which this flexibilization has been occurring in the postgraduate sphere, especially in the Professional Master in Education, recent modality in national education scenario. In order to better understand how this proposal is configured, a series of documents prepared by the World Bank (WB) and the Brazilian federal government have been gathered in order to contextualize in what ways this postgraduate modality is being configured and what it can indicate in function of its objectives. Through the Critical Discourse Analysis (ADC) we tried to infer to what extent the direct and indirect influence of the WB's ideology on education could compromise the Brazilian graduate structure. Initially focused on exact areas, the professional master's degree was able to produce technology and innovation and train the workforce at a more advanced level of training. Its insertion in Education not only reaffirmed the terms innovation and professionalization but also created a new paradigm in Brazilian post-graduation. If, at a first moment, the postgraduate course was focused, at the same time, for the teaching of higher education and for the carrying out of scientific research, in a second moment, due to a change in the form of evaluation of the post-graduation, this balance now overhang more on the research side, now with the creation of the professional master's degree, in particular the professional master's degree in Education, a third moment comes from the Brazilian post-graduation, which begins to have its lineament by its practice.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade Federal de ViçosaMari, Cezar Luiz Dehttp://lattes.cnpq.br/3148628099813846Tavares, Philippe Drumond Vilas Boas2019-04-05T12:48:50Z2019-04-05T12:48:50Z2017-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Philippe Drumond Vilas Boas. Mestrado profissional em educação: histórico e tendências. 2017. 127 f. 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