Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Fabrizio Fidelis da
Orientador(a): Gontijo, Cleyton Hércules
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47455
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
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spelling Silva, Fabrizio Fidelis daGontijo, Cleyton Hércules2024-01-23T19:04:36Z2024-01-23T19:04:36Z2024-01-232023-07-17SILVA, Fabrizio Fidelis da. Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática. 2023. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47455Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.A pesquisa ―Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática‖ trata de um estudo a respeito do Teorema de Pitágoras sob a óptica do pensamento crítico e criativo em matemática em contextos educacionais, que buscam a melhoria nos processos criativos dos estudantes. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi construir uma sequência didática (oficina), sob a óptica do pensamento crítico e criativo, para explorar o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos. No Brasil, o ensino da matemática, predominantemente, segue o modelo bancário, fundamentado em aulas expositivas, principalmente teóricas. Entretanto, em face das transformações sociais, econômicas, políticas e culturais do mundo moderno, a educação matemática vem sendo questionada quanto ao seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de profissional e cidadão, mais criativo. Para tal propósito a educação da matemática deve articular o aprender para o mundo do trabalho e o aprender para o mundo das relações sociais. Nesse sentido, com o intuito de favorecer uma formação dos estudantes alinhada a essa nova realidade, escolheu-se o Teorema de Pitágoras, a proposição matemática mais conhecida do mundo, com objetivo de encontrar novos e criativos caminhos para o ensino da matemática. Para isso, exploramos aspectos relativos à História da Matemática, com a finalidade de se aproximar do cenário deste teorema, apresentamos algumas de suas demonstrações e aplicações. Em seguida, realiza-se uma revisão sobre o conceito de criatividade e pensamento crítico e criativo em matemática. Por fim, apoiando-se nessas teorias, buscou-se construir uma estratégia didática, por meio da Oficina em Matemática sobre o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos.The research ―Exploring the Pythagorean Theorem from the perspective of critical and creative thinking in mathematics‖ deals with a study about the Pythagorean Theorem from the perspective of critical and creative thinking in mathematics in educational contexts, which seek to improve students' creative processes. students. Thus, the objective of the research is to build a didactic sequence (workshop), from the perspective of critical and creative thinking, to explore the Pythagorean Theorem, in order to make teaching more interesting and conducive to the development of students. In Brazil, the teaching of mathematics predominantly follows the banking model, based on lectures, mainly theoretical. However, in view of the social, economic, political and cultural transformations of the modern world, mathematics education has been questioned as to its role in this society, which requires a new type of professional and more creative citizen. For this purpose, mathematics education must articulate learning for the world of work and learning for the world of social relations. In this sense, with the aim of favoring the training of students in line with this new reality, the Pythagorean Theorem was chosen, the most famous mathematical proposition in the world, with the aim of finding new and creative ways for teaching mathematics. For this, we explore aspects related to the History of Mathematics, in order to approach the scenario of this theorem, we present some of its demonstrations and applications. Then, a review is carried out on the concept of creativity and critical and creative thinking in mathematics. Finally, based on these theories, an attempt was made to build a didactic strategy, through the Workshop in Mathematics on the Pythagorean Theorem, in order to make teaching more interesting and conducive to the development of students.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessExplorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeorema de PitágorasMatemática - criatividadeMatemática - aprendizagemPensamento críticoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALFabrizioFidelisDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1689855http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47455/1/FabrizioFidelisDaSilva_DISSERT.pdfc07bc8072c3f3412ad6e0f6b54bbdf4dMD51open access10482/474552024-01-23 16:04:36.564open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47455Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-23T19:04:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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