Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira
Orientador(a): Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40829
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_265b66a85bba1cc28004df1d8223901f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40829
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rodrigues, Kelly Cristian de OliveiraGuimarães, Maria de Nazaré Klautau2021-05-07T02:17:45Z2021-05-07T02:17:45Z2021-05-062020-11-12RODRIGUES, Kelly Cristian de Oliveira. Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio. 2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40829Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.A aprendizagem dos conceitos de Genética é sabidamente uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Pelo papel que os conceitos desempenham, sua aprendizagem tem sido objeto de muitas investigações. A inserção de modelos didáticos no processo de ensino e aprendizagem pode ser uma maneira de fazer a ressignificação desses conceitos. No presente trabalho, foi analisado o material didático Baralho Genômico para o ensino-aprendizagem dos conceitos de Genética no Ensino Médio. A partir da análise, adequações e aplicação desse material em sala de aula, foi possível fazer a reflexão da prática docente da pesquisadora. Além disso, foram produzidos dois materiais: 1) um vídeo explicativo sobre o Baralho Genômico com sugestões aos professores de modos de aplicação, que está disponível na plataforma do Youtube; 2) um estudo de caso para contextualizar os conceitos trabalhados, com a utilização do mesmo material. A aplicação do material didático em sala de aula facilitou a aprendizagem dos conceitos e também despertou o interesse, promovendo o trabalho em grupo. O estudo de caso permite dar seguimento à aprendizagem fomentando o questionamento, o planejamento e a análise de dados, com base nos fatos descritos em vários cenários, o que possibilita ao estudante usar as etapas da investigação científica. Esse conjunto de materiais didáticos analisados e produzidos forneceram uma nova estratégia de ensino-aprendizagem para os conceitos de Genética, no Ensino Médio.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Learning the concepts of Genetics is well known to be one of the greatest difficulties faced by students. Due to the role that these concepts play, their learning has been the subject of many investigations. The insertion of didactic models in the teaching and learning process can be a way to reframe these concepts. In this study, the Genomic Deck of Cards didactic material for teaching and learning the concepts of Genetics in High School was analyzed. From the analysis, adequacy and application of this material in the classroom, it was possible to reflect on the researcher's teaching practice. In addition, two materials were produced: 1) an explanatory video on the Genomic Deck of Cards with suggestions to teachers on how to apply it, which is available on the YouTube platform; 2) a case study to contextualize the concepts worked on, employing the same material. The application of this didactic material in the classroom facilitated the learning of concepts and also aroused interest, promoting group work. The case study enables continuous learning by encouraging questioning, planning and data analysis, based on the facts described in the different scenarios, which allows the student to use the stages of scientific investigation. This set of analyzed and produced didactic materials provided a new teaching-learning strategy on concepts of Genetics in High School.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalBaralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendizagem lúdicaYouTubePrática docenteGenética - estudo e ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40829/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINAL2020_KellyCristiandeOliveiraRodrigues.pdf2020_KellyCristiandeOliveiraRodrigues.pdfapplication/pdf2323527http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40829/1/2020_KellyCristiandeOliveiraRodrigues.pdf8b9783b147c02f86241208c5d9d4c185MD51open access10482/408292024-03-01 13:17:01.956open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/40829U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:17:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
title Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
spellingShingle Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira
Aprendizagem lúdica
YouTube
Prática docente
Genética - estudo e ensino
title_short Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
title_full Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
title_fullStr Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
title_full_unstemmed Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
title_sort Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
author Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira
author_facet Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
contributor_str_mv Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem lúdica
YouTube
Prática docente
Genética - estudo e ensino
topic Aprendizagem lúdica
YouTube
Prática docente
Genética - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T02:17:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07T02:17:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Kelly Cristian de Oliveira. Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio. 2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40829
identifier_str_mv RODRIGUES, Kelly Cristian de Oliveira. Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio. 2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40829/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40829/1/2020_KellyCristiandeOliveiraRodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
8b9783b147c02f86241208c5d9d4c185
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864385447067648