Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Machado, Guilherme Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45143
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2022.
id UNB_68e453e66e81cc391a0227d7a9502997
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45143
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito FederalCerveja artesanalAgenciamento sociotécnicoPráticas artesanaisDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2022.O mercado de cerveja artesanal tem implicações para o desenvolvimento econômico local. O crescimento das cervejarias artesanais surgiu como uma resposta localizada às marcas e gostos obsoletos das macrocervejarias, especializadas em um estilo convencional. Ao contrário da cerveja produzida em massa, a cerveja artesanal surge como um produto baseado na experiência e no simbolismo e não como um produto utilitário, e cuja principal motivação para beber parece ser a busca pela autenticidade. As cervejas artesanais buscam oferecer um produto emaranhado por elementos de diferenciação. Estudos de mercado construtivistas foram utilizados nesse estudo que tem como objetivo prinicipal caracterizar o agenciamento sociotécnico no mercado de cervejas baseado nas práticas artesanais. Com base em entrevistas com 09 cervejarias brasilienses (fabricantes ou não), esse trabalho aborda as seguintes temáticas: as práticas artesanais no mercado de cerveja; mapeamento e caracterizarização dos diferentes agenciamentos sociotécnicos na construção do mercado de cerveja artesanal. Para tanto, quanto à abordagem foi usado método de pesquisa qualitativo (entrevistas). Quanto à natureza o trabalho é de caráter aplicado; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos tecnicos é o estudo de casos múltiplos; quanto à população é por amostragem; quanto aos instrumentos é por entrevista com roteiro semiestruturado. Quanto à análise de dados é por análise de conteúdo pelo software Iramuteq, de análise de dados textuais. Como forma de apresentação dos resultados é por quadros, figuras e descrição textual. Como resultado dessa pesquisa, identificaram-se as práticas artesanais implementadas pelos cervejeiros, a visão que os produtores demonstraram sobre a cerveja artesanal enquanto produto de luxo, e a existencia de vários mercados de cerveja artesanal, devido à plasticidade que o mercado demonstra. As implicações do estudo vão na direção do melhor entendimento sobre as práticas artesanais no mercado de cervejas artesanais e sugestão de políticas públicas para o setor no DF.The craft beer market has implications for the local economic development. The growth of craft breweries emerged as a localized response to the stale brands and tastes of macro breweries, which specialize in a conventional style. Unlike mass-produced beer, craft beer emerges as a product based on experience and symbolism rather than a utilitarian product, and whose main motivation for drinking it seems to be the search for authenticity. Craft beers seek to offer a product entangled by elements of differentiation. Constructivist Market Studies was used as the framework to understand how the construction of this market takes place based on its socio-technical agencing. This study characterizes the socio-technical agencing in the beer market based on craft practices. Based on interviews with 09 breweries from Brasilia, this work addresses the following themes: craft practices in the beer market; mapping and characterization of the different socio-technical agencing in the construction of the craft beer market. For this goal, a qualitative research method (in-depth interviews) and the use of free software for the analysis of textual data were used. As a result, it was identified the craft practices used by brewers, and their justification concerning craft beer as a luxury product, thus multiplicity in the craft beer market was also characterized due to the plasticity that this market demonstrates. The implications of the research go in the direction of a better understanding of craft practices in the beer market and public policies suggestions for the sector in the DF.Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)Programa de Pós-Graduação em AgronegóciosThomé, Karim MariniMachado, Guilherme Almeida2022-11-08T21:57:26Z2022-11-08T21:57:26Z2022-11-082022-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Guilherme Almeida. Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja: práticas artesanais no Distrito Federal. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45143A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-28T20:11:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/45143Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-28T20:11:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
title Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
spellingShingle Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
Machado, Guilherme Almeida
Cerveja artesanal
Agenciamento sociotécnico
Práticas artesanais
title_short Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
title_full Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
title_fullStr Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
title_full_unstemmed Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
title_sort Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal
author Machado, Guilherme Almeida
author_facet Machado, Guilherme Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Karim Marini
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Guilherme Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Cerveja artesanal
Agenciamento sociotécnico
Práticas artesanais
topic Cerveja artesanal
Agenciamento sociotécnico
Práticas artesanais
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08T21:57:26Z
2022-11-08T21:57:26Z
2022-11-08
2022-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Guilherme Almeida. Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja: práticas artesanais no Distrito Federal. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45143
identifier_str_mv MACHADO, Guilherme Almeida. Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja: práticas artesanais no Distrito Federal. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814515434711416832