Daquele ponto em diante, a melodia ascendeu e levou consigo todos os que a ouviam. Para qual reino? : quatro claves, quatro leituras, quatro melodias e uma poética em “The Father’s Tale” de Michael David O’Brien

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Amorim, Victor Hugo de Oliveira Casemiro Pereira de
Orientador(a): Silva, Ana Claudia da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46334
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
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spelling Amorim, Victor Hugo de Oliveira Casemiro Pereira deBiserra, Wiliam Alvesvictor.hocp.amorim@gmail.comSilva, Ana Claudia da2023-08-16T20:37:53Z2023-08-16T20:37:53Z2023-08-162022-12-22AMORIM, Victor Hugo de Oliveira Casemiro Pereira de. Daquele ponto em diante, a melodia ascendeu e levou consigo todos os que a ouviam. Para qual reino?: quatro claves, quatro leituras, quatro melodias e uma poética em “The Father’s Tale” de Michael David O’Brien. 2022. 315 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46334Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.Como indica o título desta tese, proponho uma leitura de The Father’s Tale, romance mais longo de Michael David O’Brien, mediada por quatro claves hermenêuticas. Uma vez que se trata de um trabalho de crítica literária, tal proposta envolve uma abordagem fenomenológica pautada pela estética teológica, que influenciará, especialmente, na leitura metaforicamente musical do texto. Considero que o principal tema de The Father’s Tale versa sobre a reconciliação do protagonista, Alexander Graham, com a dupla paternidade – humana e divina. A percepção sonante da narrativa de O’Brien é derivada da compreensão de que a mesma é composta por quatro temas que existem, simultaneamente, em um todo harmônico. Em outras palavras, trata-se de uma invenção a quatro vozes. Para a análise, apresento quatro capítulos concatenados, onde proponho, respectivamente, quatro harmônicas chaves de leitura para o texto de O’Brien. Primeiramente, analiso a relação entre a temática da narrativa de viagens e os deslocamentos empreendidos pelo personagem no resgate de seu filho e concluo que o romance faz uso da representação do espaço real por meio da utilização de símbolos que, ao se conectarem à nostalgia, impedem que a consciência de Alexander se fragmente e reforçam nele o sentido da missão a que se propôs. Em seguida, apresento uma investigação acerca da intertextualidade literária, presente através de alusões e referências explícitas, que revelam o comportamento e a interioridade do personagem, que é um ávido leitor. Considero que a menção mais importante seja a presença da Parábola do Filho Pródigo, que está vinculada ao grande tema da redescoberta e reconciliação com a paternidade. Por conseguinte, perscruto os emblemas da paternidade celestial mediante a exploração da noção de Deus no âmbito do cristianismo. Por meio do dogma trinitário, mostro como a paternidade tem sua origem na Primeira Pessoa da Santíssima Trindade e pontuo que São José funciona como um arquétipo – espiritual e literário – que fará a mediação entre Alexander Graham e a paternidade com a qual ele quer se reconciliar. Dos assuntos apresentados no terceiro estudo deriva a escrita do quarto capítulo, onde desenvolvo, através dos sintagmas liberdade, criatividade, alteridade, amor e singularidade, os temas do personalismo filosófico e do desejo mimético, que dizem respeito às relações triangulares do personagem com aqueles que ele encontra no decorrer de sua longa viagem. Logo, foi-me possível perceber que o tema da redescoberta da paternidade é composto pelo harmonioso contraponto das melodias dos quatro assuntos explorados. Das análises propostas em cada capítulo, afirmo, por fim, que esta tese apresenta um estudo relevante sobre as relações entre escrita literária e espiritualidade por meio da pesquisa do romance de um autor contemporâneo.As the title of this thesis indicates, I propose a reading of The Father’s Tale, Michael David O’Brien’s longest novel, mediated by four hermeneutic keys. Since this is a work of literary criticism, such proposal involves a phenomenological approach guided by theological aesthetics, which will influence, especially, the metaphorically musical reading of the text. I consider that the main theme of The Father’s Tale deals with the reconciliation of the protagonist, Alexander Graham, with the human and divine dimensions of paternity. The sonic perception of O’Brien’s narrative is derived from the understanding that it is composed of four themes that exist, simultaneously, in a harmonic whole. In other words, it is an invention in four voices. For the analysis, I present four concatenated chapters, where I propose, respectively, four harmonic reading keys for O’Brien’s text. Firstly, I analyze the relationship between the theme of the travel narrative and the displacements undertaken by the character in order to rescue his son and I conclude that the novel makes use of the representation of real space through symbols that, when connected to nostalgia, prevent Alexander’s consciousness from fragmenting and reinforce in him the sense of his mission. Next, I present an investigation about literary intertextuality, presented through allusions and explicit references, which reveal the behavior and the interiority of the character, who is an avid reader. I consider the most important mention to be the presence of the Parable of the Prodigal Son, which is linked to the great theme of rediscovery and reconciliation with fatherhood. I therefore scrutinize the emblems of heavenly fatherhood by exploring the notion of God within Christianity. Through the Trinitarian Dogma, I show how fatherhood has its origin in the First Person of the Holy Trinity and I point out that St Joseph functions as an archetype – both spiritual and literary – who will mediate between Alexander Graham and the fatherhood with which he wishes to be reconciled. I derive, from the issues presented in the third study, the writing of the fourth chapter, where I develop, through the syntagms of freedom, creativity, otherness, love and singularity, the themes of philosophical personalism and mimetic desire, which concern the triangular relationships of the character with those he meets in the course of his long journey. Hence, it was possible for me to perceive that the theme of the rediscovery of fatherhood is composed of the harmonious counterpoint of the melodies of the four subjects explored. From the analyses proposed in each chapter, I affirm, finally, that this thesis presents a relevant study on the relationship between literary writing and spirituality through the research of a novel by a contemporary author.Como indica el título de esta tesis, propongo una lectura de The Father’s Tale, la novela más larga de Michael David O’Brien, mediada por cuatro claves hermenéuticas. Puesto que se trata de un trabajo de crítica literaria, tal propuesta implica un abordaje fenomenológico guiado por la estética teológica, que influirá, especialmente, en la lectura metafóricamente musical del texto. Creo que el tema principal de The Father’s Tale trata sobre la reconciliación del protagonista, Alexander Graham, con la doble paternidad, humana y divina. La percepción sonante de la narrativa de O’Brien se deriva del entendimiento de que está compuesta por cuatro temas que existen simultáneamente en un todo armonioso. En otras palabras, es un invento a cuatro voces. Para el análisis, presento cuatro capítulos concatenados, donde propongo, respectivamente, cuatro armónicos claves para la lectura del texto de O’Brien. En primer lugar, analizo la relación entre el tema de la narrativa de viajes y los desplazamientos que realiza el personaje de modo a rescatar su hijo y concluyo que la novela hace uso de la representación del espacio real a través del uso de símbolos que, al vincularse a la nostalgia, evita que la conciencia de Alejandro se fragmente y refuerza en él el sentido de su misión. Luego, presento una investigación sobre la intertextualidad literaria, presente a través de alusiones y referencias explícitas, que revelan el comportamiento y la interioridad del personaje, que es un ávido lector. Considero que la mención más importante es la presencia de la Parábola del Hijo Pródigo, que se vincula con el gran tema del redescubrimiento y la reconciliación con la paternidad. Por lo tanto, escudriño los emblemas de la paternidad celestial por medio de la exploración de la noción de Dios en el ámbito del cristianismo. A través del dogma trinitario, presento cómo la paternidad tiene su origen en la Primera Persona de la Santísima Trinidad y señalo que San José funciona como un arquetipo – espiritual y literario – que mediará entre Alexander Graham y la paternidad con la que se quiere reconciliar. Derivo, de los temas presentados en el tercer estudio, la redacción del cuarto capítulo, donde desarrollo, a través de las frases libertad, creatividad, alteridad, amor y singularidad, los temas del personalismo filosófico y del deseo mimético, que atañen a las relaciones triangulares del personaje con aquellos con quienes se encuentra en el curso de su largo viaje. Por lo tanto, fue posible percibir que el tema del redescubrimiento de la paternidad está compuesto por el contrapunto armonioso de las melodías de los cuatro temas explorados. Finalmente, a partir de los análisis propuestos en cada capítulo, afirmo que esta tesis presenta un estudio relevante sobre la relación entre escritura literaria y espiritualidad por medio de la investigación de la novela de un autor contemporáneo.Je propose dans cette thèse une lecture de The Father's Tale (Le conte du père), le roman le plus long de Michael David O'Brien, guidée par quatre clefs herméneutiques. Puisqu'il s'agit d'un travail de critique littéraire, cette proposition implique une approche phénoménologique fondée sur l'esthétique théologique, qui influencera spécialement, la lecture métaphoriquement musicale du texte. Je considère que le thème principal de The Father's Tale (Le conte du père) parle de la réconciliation du protagoniste, Alexander Graham, avec la double paternité – l'humaine et la divine. La perception retentissante du récit d'O'Brien est due à la compréhension de sa composition en quatre thèmes qui existent, simultanément, dans un ensemble harmonique. Autrement dit, c'est une invention à quatre voix. Pour l'analyse, je présente quatre chapitres concaténés, dans lesquels je propose, respectivement, quatre clés harmoniques de lecture pour le texte d'O'Brien. D'abord, j'analyse le rapport entre la thématique du récit de voyage et les déplacements entrepris par le personnage afin de récupérer son fils, et je conclus que le roman représente l'espace réel par des symboles qui, connectés à la nostalgie, empêchent la fragmentation de la conscience d'Alexander et renforcent en lui le sens de sa mission. Ensuite, je présente une recherche sur l'intertextualité littéraire, présente par des allusions et des références explicites, qui dévoilent le comportement de l'intérieur du personnage, qui est, lui, un avide lecteur. Je considère que la mention la plus importante est celle de la présence de la Parabole de l'enfant prodigue, qui est liée au grand thème de la redécouverte et de la réconciliation avec la paternité. Par conséquent, je scrute les emblèmes de la paternité céleste à travers l'exploitation de la notion de Dieu dans le christianisme. À partir du dogme trinitaire, je montre comment la paternité tire son origine de la Première Personne de la Sainte-Trinité et je remarque que Saint-Joseph se présente comme un archétype – spirituel et littéraire qui fera l'arbitrage entre Alexander Graham et la paternité avec laquelle il veut se réconcilier. Je découle, des sujets présentés à la troisième étude, l'écriture du quatrième chapitre, où je développe, à travers des syntagmes liberté, créativité, altérité, amour et singularité, les thématiques du personnalisme philosophique et du désir mimétique, qui parlent des relations triangulaires du personnage avec ceux qu'il rencontre au cours de son long voyage. Ainsi, j'ai pu apercevoir que le thème de la redécouverte de la paternité est composé de l'harmonieux contrepoint des mélodies des quatre sujets exploités. Par suite des analyses proposées dans chaque chapitre, j'affirme, finalement, que cette thèse présente une étude pertinente sur les rapports entre l'écriture littéraire et la spiritualité à travers la recherche du roman d'un auteur contemporainDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)porDaquele ponto em diante, a melodia ascendeu e levou consigo todos os que a ouviam. Para qual reino? : quatro claves, quatro leituras, quatro melodias e uma poética em “The Father’s Tale” de Michael David O’BrienFrom that point onward, the melody rose and took all the listeners with it. Into what realm? : four clefs, four readings, four melodies and one poetics in Michael David O’Brien’s “The Father’s Tale”.Dès lors, la mélodie s'est élevée et a emporté tout ce qui l'écoutaient. À quel royaume ? : quatre clefs, quatre lectures, quatre mélodies et une poétique à « The Father's Tale » (Le conte du père) de Michael David O’BrienDesde ese punto en adelante, la melodía ascendió y se llevó consigo a todos los que la escucharon. ¿A cuál reino? : cuatro claves, cuatro lecturas, cuatro melodías y una poética en “The Father’s Tale” de Michael David O’Brieninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO’Brien, Michael David, 1948- crítica e interpretaçãoCrítica literáriaLiteratura canadenseLiteratura - crítica e interpretaçãoIntertextualidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_VictorHugodeOliveiraCasemiroPereiradeAmorim.pdf2022_VictorHugodeOliveiraCasemiroPereiradeAmorim.pdfapplication/pdf3280270http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46334/1/2022_VictorHugodeOliveiraCasemiroPereiradeAmorim.pdff455015c87c42bb72e2cf7b8ed93acdaMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46334/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/463342023-08-16 17:37:54.066open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46334U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-16T20:37:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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Desde ese punto en adelante, la melodía ascendió y se llevó consigo a todos los que la escucharon. ¿A cuál reino? : cuatro claves, cuatro lecturas, cuatro melodías y una poética en “The Father’s Tale” de Michael David O’Brien
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