A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Magalhães, Diego Trindade d'Ávila
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9032
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2010.
id UNB_a3d78d512c016e5e32554b91cf46da2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9032
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação de uma comunidade de segurança na América do SulSegurança nacionalComunidade - América LatinaRelações internacionaisAmérica Latina - relações exterioresDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2010.Este estudo analisa a integração e a segurança na América do Sul a partir do marco teórico do conceito de comunidade de segurança. Uma comunidade de segurança é um padrão de relacionamento pacífico entre Estados alcançado por meio da integração regional. Estados-membros dessa comunidade não considerariam hipóteses de guerra entre si. Estudam-se as relações do Brasil com o Chile e com a Venezuela, o processo de construção da América do Sul e dinâmicas de segurança regional com vistas a saber se há condições para o desenvolvimento de comunidades de segurança no subcontinente. Conclui-se que há condições para tanto nas relações entre o Brasil e o Chile, mas não entre o Brasil e a Venezuela. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study analyzes integration and security in South America based on the concept of security community. A security community is a peacefull pattern of relationship among States reached through integration. Member States within this community would not consider going to war against each other. The relationship of Brazil with Chile and Venezuela, the creation of South America and the regional security dynamics are studied in order to know if there are conditions for developing security communities in the region. This study concludes that there are such conditions in the relation between Brazil and Chile, but not between Brazil and Venezuela.Instituto de Relações Internacionais (IREL)Programa de Pós-Graduação em Relações InternacionaisVaz, Alcides CostaMagalhães, Diego Trindade d'Ávila2011-07-13T18:57:38Z2011-07-13T18:57:38Z2011-07-132010-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Diego Trindade d'Ávila. A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul. 2010. vii, 158 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9032info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-08T18:20:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/9032Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-08T18:20:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
title A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
spellingShingle A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
Magalhães, Diego Trindade d'Ávila
Segurança nacional
Comunidade - América Latina
Relações internacionais
América Latina - relações exteriores
title_short A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
title_full A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
title_fullStr A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
title_full_unstemmed A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
title_sort A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul
author Magalhães, Diego Trindade d'Ávila
author_facet Magalhães, Diego Trindade d'Ávila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alcides Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Diego Trindade d'Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança nacional
Comunidade - América Latina
Relações internacionais
América Latina - relações exteriores
topic Segurança nacional
Comunidade - América Latina
Relações internacionais
América Latina - relações exteriores
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
2011-07-13T18:57:38Z
2011-07-13T18:57:38Z
2011-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Diego Trindade d'Ávila. A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul. 2010. vii, 158 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9032
identifier_str_mv MAGALHÃES, Diego Trindade d'Ávila. A formação de uma comunidade de segurança na América do Sul. 2010. vii, 158 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1839083894717022208