Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Link de acesso: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8473 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010. |
id |
UNB_be0dda4d366cf5816db9a2dcfbaf779a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/8473 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Marcelo Carvalho deMagalhães-Castro, Beatriz2011-06-20T16:58:14Z2011-06-20T16:58:14Z2011-06-202010-12-13OLIVEIRA, Marcelo Carvalho de. Para além do iTunes: um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília. 2010, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8473Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010.Este trabalho é um estudo da forma como as inovações tecnológicas introduzidas e popularizadas a partir do final da década de 1990 têm interferido na produção fonográfica atual. Definimos o termo produção fonográfica (MARTIN, 2002) como o processo utilizado com a finalidade de transformar concepções artísticas e idéias lítero-musicais em fonogramas, que por sua vez são a incorporação da criação musical por meio da gravação em um suporte físico. Para melhor observar o universo de nossa pesquisa, decidimos focar no selo GRV Discos, de Brasília, e delimitar o alcance do estudo à primeira década do século XXI. A empresa escolhida atua também como editora musical, produtora de eventos e agência de empresariamento artístico – local, nacional e internacionalmente –, estando deste modo no centro de um sistema de produção fonográfica. Os músicos têm hoje à disposição recursos tecnológicos que possibilitam a realização de suas idéias musicais com rapidez, economia e qualidade inimagináveis em décadas passadas. Ao mesmo tempo, esses processos tornam difusas as fronteiras entre emissor e receptor da comunicação musical, ensejando o culto ao amadorismo na música e impondo novos desafios à atividade do músico profissional. Avaliamos o impacto das inovações tecnológicas no conceito de propriedade intelectual e as conseqüências econômicas e culturais desse fenômeno, de modo a compreender como as mudanças ocorridas na forma de se ouvir música – e, em sentido mais amplo, de se fruir música, como ―ritual, representação, reprodução e composição‖, de acordo com a definição de Attali (1985) – têm influenciado mudanças nas formas de se produzir música. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis is a study of how the technological innovations introduced and popularized towards the end of the 1990s decade have affected present day phonographic production. We define this term as the process of turning musical concepts and ideas into sound recordings (Martin 2002), which in turn are incorporations of such musical compositions on a physical medium. To set the scope of our research we have decided to focus on the music label GRV Discos — from Brazil‘s capital city, Brasília — in the first decade of 21st century. The focused company, operating as a record label, music publisher, shows promoter and artist management agency — locally, nationally and internationally — is thus at the heart of a music production system. Musicians today have at their disposal technological resources which enable the realization of their musical ideas with speed, economy and quality unimaginable in decades past. At the same time, these new tools also help blur the boundaries between source and target in musical communication, allowing for the cult of amateurism (Keen 2007) in music production and posing new challenges to the professional musician. We assess the impact of technology on the concept of intellectual property, with economic and cultural consequences, in order to try and understand how changes in the ways of listening to music — and, more broadly, to enjoy music as ―ritual, representation, reproduction and composition,‖ according Attali‘s (1985) definition — have influenced changes in the ways of producing music.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPara além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMúsica - indústriasMúsica - inovações tecnológicasPropriedade intelectualIndústria fonográficaDireitos autoraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdf2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdfapplication/pdf3128375http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8473/1/2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdfa37ac89aaca22bc978bdc8e61cca5397MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8473/2/license.txt71639d035930928704e440a942af333cMD52open accessTEXT2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdf.txt2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain325959http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8473/3/2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdf.txtb562e2b1fb76682f8a1d2012fbff4d8bMD53open access10482/84732024-02-02 16:01:16.151open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T19:01:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
title |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
spellingShingle |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília Oliveira, Marcelo Carvalho de Música - indústrias Música - inovações tecnológicas Propriedade intelectual Indústria fonográfica Direitos autorais |
title_short |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
title_full |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
title_fullStr |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
title_full_unstemmed |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
title_sort |
Para além do iTunes : um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília |
author |
Oliveira, Marcelo Carvalho de |
author_facet |
Oliveira, Marcelo Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magalhães-Castro, Beatriz |
contributor_str_mv |
Magalhães-Castro, Beatriz |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Música - indústrias Música - inovações tecnológicas Propriedade intelectual Indústria fonográfica Direitos autorais |
topic |
Música - indústrias Música - inovações tecnológicas Propriedade intelectual Indústria fonográfica Direitos autorais |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-20T16:58:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-20T16:58:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Marcelo Carvalho de. Para além do iTunes: um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília. 2010, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8473 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Marcelo Carvalho de. Para além do iTunes: um selo musical de Brasília em meio à indústria fonográfica da primeira década do século XXI na perspectiva de um selo musical de Brasília. 2010, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8473/1/2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8473/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8473/3/2010_MarceloCarvalhodeOliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a37ac89aaca22bc978bdc8e61cca5397 71639d035930928704e440a942af333c b562e2b1fb76682f8a1d2012fbff4d8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405936949657600 |