Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
Orientador(a): Silva, Ana Tereza Reis da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_c00bf74c64fe49aff33c3cc8071d06cf
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46633
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias deSilva, Ana Tereza Reis da2023-10-06T16:57:12Z2023-10-06T16:57:12Z2023-10-062023-04-05ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A pesquisa em tela teve por objetivo mapear e analisar as práticas educativas para as relações étnico-raciais desenvolvidas no Centro de Educação Infantil 01 (CEI 01) da cidade de São Sebastião/DF. Mais especificamente, focalizei os desafios e as inovações que atravessam as abordagens, as estratégias e os conteúdos mobilizados pelos docentes do referido centro, visando à implementação das leis n°10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação Básica. Buscando favorecer a participação ativa de professoras/es e estudantes no processo investigativo, foram adotadas estratégias de pesquisa colaborativa, tais como: participação observante; rodas de conversa; entrevista narrativa; e intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: 1) acompanhamento e registro das práticas educativas voltadas para o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola; 2) entrevistas narrativas com professoras e demais funcionários da escola; 3) intervenção pedagógica sobre a diversidade indígena e afro-brasileira junto às crianças do CEI 01, tendo em vista o desenvolvimento de uma análise crítica em perspectiva com as práticas usualmente realizadas na escola. O aporte teórico da pesquisa envolve a vasta literatura das relações étnico-raciais e educação antirracista, em chave decolonial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).La investigación en pantalla tuvo como objetivo mapear y analizar las prácticas educativas para las relaciones étnico-raciales desarrolladas en el Centro de Educación Infantil 01 (CEI 01) en la ciudad de São Sebastião/DF. Más específicamente, me centré en los desafíos e innovaciones que atraviesan los enfoques, estrategias y contenidos movilizados por los profesores del referido centro, con el objetivo de la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 que establecen la enseñanza obligatoria de las historias afrobrasileñas. y culturas y pueblos indígenas en la Educación Básica. Buscando favorecer la participación activa de profesores y estudiantes en el proceso investigativo, se adoptaron estrategias de investigación colaborativa, tales como: participación observadora; círculos de conversación; entrevista narrativa; e intervención pedagógica. El camino metodológico se desarrolló en tres etapas: 1) seguimiento y registro de prácticas educativas dirigidas a la enseñanza de las historias y culturas afrobrasileñas e indígenas en la escuela; 2) y entrevistas narrativas con maestros y otros empleados de la escuela; 3) intervención pedagógica sobre la diversidad indígena y afrobrasileña con niños del CEI 01, con miras a desarrollar un análisis crítico en perspectiva con las prácticas habitualmente realizadas en la escuela. El aporte teórico de la investigación involucra la vasta literatura sobre las relaciones étnico-raciales y la educación antirracista, en clave decolonial.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEducar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPráticas pedagógicasRelações interétnicasPovos indígenasEscolas - Distrito Federal (Brasil)Educação antirracistareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdfapplication/pdf4296608http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/1/2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf0f8b700fa43b66318f7ccc35a4c6d825MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/466332024-01-08 14:51:44.146open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46633U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-08T17:51:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
title Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
spellingShingle Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
Práticas pedagógicas
Relações interétnicas
Povos indígenas
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Educação antirracista
title_short Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
title_full Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
title_fullStr Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
title_full_unstemmed Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
title_sort Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
author Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
author_facet Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ana Tereza Reis da
contributor_str_mv Silva, Ana Tereza Reis da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Relações interétnicas
Povos indígenas
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Educação antirracista
topic Práticas pedagógicas
Relações interétnicas
Povos indígenas
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Educação antirracista
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-06T16:57:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-06T16:57:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633
identifier_str_mv ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/1/2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f8b700fa43b66318f7ccc35a4c6d825
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864662766059520