Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Link de acesso: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
id |
UNB_c00bf74c64fe49aff33c3cc8071d06cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/46633 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias deSilva, Ana Tereza Reis da2023-10-06T16:57:12Z2023-10-06T16:57:12Z2023-10-062023-04-05ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A pesquisa em tela teve por objetivo mapear e analisar as práticas educativas para as relações étnico-raciais desenvolvidas no Centro de Educação Infantil 01 (CEI 01) da cidade de São Sebastião/DF. Mais especificamente, focalizei os desafios e as inovações que atravessam as abordagens, as estratégias e os conteúdos mobilizados pelos docentes do referido centro, visando à implementação das leis n°10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação Básica. Buscando favorecer a participação ativa de professoras/es e estudantes no processo investigativo, foram adotadas estratégias de pesquisa colaborativa, tais como: participação observante; rodas de conversa; entrevista narrativa; e intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: 1) acompanhamento e registro das práticas educativas voltadas para o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola; 2) entrevistas narrativas com professoras e demais funcionários da escola; 3) intervenção pedagógica sobre a diversidade indígena e afro-brasileira junto às crianças do CEI 01, tendo em vista o desenvolvimento de uma análise crítica em perspectiva com as práticas usualmente realizadas na escola. O aporte teórico da pesquisa envolve a vasta literatura das relações étnico-raciais e educação antirracista, em chave decolonial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).La investigación en pantalla tuvo como objetivo mapear y analizar las prácticas educativas para las relaciones étnico-raciales desarrolladas en el Centro de Educación Infantil 01 (CEI 01) en la ciudad de São Sebastião/DF. Más específicamente, me centré en los desafíos e innovaciones que atraviesan los enfoques, estrategias y contenidos movilizados por los profesores del referido centro, con el objetivo de la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 que establecen la enseñanza obligatoria de las historias afrobrasileñas. y culturas y pueblos indígenas en la Educación Básica. Buscando favorecer la participación activa de profesores y estudiantes en el proceso investigativo, se adoptaron estrategias de investigación colaborativa, tales como: participación observadora; círculos de conversación; entrevista narrativa; e intervención pedagógica. El camino metodológico se desarrolló en tres etapas: 1) seguimiento y registro de prácticas educativas dirigidas a la enseñanza de las historias y culturas afrobrasileñas e indígenas en la escuela; 2) y entrevistas narrativas con maestros y otros empleados de la escuela; 3) intervención pedagógica sobre la diversidad indígena y afrobrasileña con niños del CEI 01, con miras a desarrollar un análisis crítico en perspectiva con las prácticas habitualmente realizadas en la escuela. El aporte teórico de la investigación involucra la vasta literatura sobre las relaciones étnico-raciales y la educación antirracista, en clave decolonial.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEducar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPráticas pedagógicasRelações interétnicasPovos indígenasEscolas - Distrito Federal (Brasil)Educação antirracistareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdfapplication/pdf4296608http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/1/2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf0f8b700fa43b66318f7ccc35a4c6d825MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/466332024-01-08 14:51:44.146open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46633U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-08T17:51:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
spellingShingle |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Práticas pedagógicas Relações interétnicas Povos indígenas Escolas - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
title_short |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_full |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_fullStr |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_sort |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
author |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de |
author_facet |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ana Tereza Reis da |
contributor_str_mv |
Silva, Ana Tereza Reis da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Relações interétnicas Povos indígenas Escolas - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
topic |
Práticas pedagógicas Relações interétnicas Povos indígenas Escolas - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
description |
Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-06T16:57:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-06T16:57:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/1/2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46633/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f8b700fa43b66318f7ccc35a4c6d825 aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864662766059520 |