Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ribeiro, Lorena Joyce Souza
Orientador(a): Lima, Consuelo Medeiros Rodrigues de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40842
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_c0d37e1047cdf51d1c9f619ef4592bfc
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40842
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ribeiro, Lorena Joyce SouzaLima, Consuelo Medeiros Rodrigues de2021-05-07T10:12:25Z2021-05-07T10:12:25Z2021-05-072020-12-21RIBEIRO, Lorena Joyce Souza. Bioquímica e Nutrição: proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida . 2020. 129 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40842Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.A Bioquímica estuda os processos químicos essenciais para a manutenção dos sistemas vivos e compreendê-los nos ajuda a explicar algumas características inerentes à vida. Matéria (carbono) e energia são essenciais para a manutenção dos organismos vivos e, no caso dos seres humanos, esses requerimentos são obtidos, primariamente, via alimentação, a qual propicia os nutrientes orgânicos. A alimentação e, em última análise, a bioquímica dos alimentos, está estreitamente relacionada à saúde, uma condição fundamental para alcançar a qualidade de vida. A composição química dos alimentos envolve aprender a estrutura e a função das biomoléculas, um conteúdo complexo e, às vezes, de difícil assimilação. Assim, a realização de atividades contextualizadas, integradas à vida cotidiana, abordando esse conteúdo, pode ajudar a promover e consolidar o aprendizado e remeter o alunado a uma reflexão sobre a importância de uma alimentação balanceada. Sendo assim, foi elaborada e aplicada uma sequência didática interativa para colocar o tema Bioquímica dos alimentos na vitrine. Esse tema é atual, integra bioquímica com nutrição e, além disso, viabiliza uma discussão embasada em conhecimento científico no contexto da alimentação. A sequência didática aqui proposta envolveu o conteúdo referente à estrutura, função e fontes dos macro e micronutrientes (biomoléculas) em atividades interativas e lúdicas. Na percepção dos alunos, as atividades os ajudaram a entender melhor o conteúdo sobre as biomoléculas e também a entender a importância da escolha dos alimentos. Na visão da professora, pesquisadora nesse trabalho, a partir das reflexões e anotações no Diário de bordo, foi percebido o engajamento dos estudantes, que mostraram-se cada vez mais participativos e interessados durante a aplicação das atividades. Os resultados das atividades indicaram que o conteúdo estava sendo compreendido. As estratégias que constituíram a sequência didática visaram contribuir para a prática docente e instigar os estudantes, por meio da contextualização, gerando mais integração e troca de ideias sobre o tema. Assim, esse trabalho, provavelmente, contribuiu para o ensino e a aprendizagem efetiva de parte do conteúdo de Bioquímica abordado no Ensino Médio. A sequência didática proposta nesse Trabalho de Conclusão de Mestrado está armazenada em um livro em suporte eletrônico (e-book), produto desse TCM, e ficará disponível na internet.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Biochemistry studies the chemical processes essential for the maintenance of living systems and understanding them helps us to explain some characteristics inherent to life. Matter (carbon) and energy are essential for the maintenance of living organisms and, in the case of humans, these requirements are obtained, primarily, through food, which provides organic nutrients. Food and, ultimately, the biochemistry of food, is closely related to health, a fundamental condition for achieving quality of life. The chemical composition of foods involves learning the structure and function of biomolecules, a complex content that is sometimes difficult to assimilate. Thus, carrying out contextualized activities, integrated into daily life, addressing this content, can help to promote and consolidate learning and send students to a reflection on the importance of a balanced diet. Therefore, an interactive didactic sequence was developed and applied to place the theme Biochemistry of food in the showcase. This topic is current, integrates biochemistry with nutrition and, in addition, enables a discussion based on scientific knowledge in the context of food. The didactic sequence proposed here involved the content referring to the structure, function and sources of macro and micronutrients (biomolecules) in interactive and playful activities. In the students' perception, the activities helped them to better understand the content about biomolecules and also to understand the importance of food choice. In the view of the teacher, researcher in this work, from the reflections and notes in the Logbook, the engagement of the students was noticed, who showed themselves to be increasingly participative and interested during the application of the activities. The results of the activities indicated that the content was being understood. The strategies that constituted the didactic sequence aimed to contribute to teaching practice and instigate students, through contextualization, generating more integration and exchange of ideas on the theme. Thus, this work probably contributed to the teaching and effective learning of part of the Biochemistry content covered in High School. The didactic sequence proposed in this Master's Conclusion Paper is stored in an electronic book (e-book), a product of this TCM, and will be available on the internet.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalBioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBioquímica - estudo e ensinoNutriçãoMacronutrienteMicronutrienteSequência didáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40842/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINAL2020_LorenaJoyceSouzaRibeiroBarbieri_.pdf2020_LorenaJoyceSouzaRibeiroBarbieri_.pdfapplication/pdf3135585http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40842/1/2020_LorenaJoyceSouzaRibeiroBarbieri_.pdf547bd7705122cab4f98ba8ea0d7da827MD51open access10482/408422024-03-01 13:17:04.486open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/40842U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:17:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
title Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
spellingShingle Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
Ribeiro, Lorena Joyce Souza
Bioquímica - estudo e ensino
Nutrição
Macronutriente
Micronutriente
Sequência didática
title_short Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
title_full Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
title_fullStr Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
title_full_unstemmed Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
title_sort Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
author Ribeiro, Lorena Joyce Souza
author_facet Ribeiro, Lorena Joyce Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lorena Joyce Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Consuelo Medeiros Rodrigues de
contributor_str_mv Lima, Consuelo Medeiros Rodrigues de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Bioquímica - estudo e ensino
Nutrição
Macronutriente
Micronutriente
Sequência didática
topic Bioquímica - estudo e ensino
Nutrição
Macronutriente
Micronutriente
Sequência didática
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T10:12:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07T10:12:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Lorena Joyce Souza. Bioquímica e Nutrição: proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida . 2020. 129 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40842
identifier_str_mv RIBEIRO, Lorena Joyce Souza. Bioquímica e Nutrição: proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida . 2020. 129 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40842/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40842/1/2020_LorenaJoyceSouzaRibeiroBarbieri_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
547bd7705122cab4f98ba8ea0d7da827
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864525102710784