Agência e responsabilidade : um estudo de caso sobre a autonomia de alunos de inglês em um centro de línguas público do DF

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Póvoa, Kaio Maia
Orientador(a): Turbin, Ana Emília Fajardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47375
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
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spelling Póvoa, Kaio MaiaTurbin, Ana Emília Fajardo2024-01-18T20:47:20Z2024-01-18T20:47:20Z2024-01-182023-06-23PÓVOA, Kaio Maia. Agência e responsabilidade : um estudo de caso sobre a autonomia de alunos de inglês em um centro de línguas público do DF. 2023. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47375Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Este estudo de caso tem como objetivo principal refletir sobre a autonomia de alunos de inglês de um centro de línguas público do DF. O primeiro objetivo específico é analisar agência e responsabilidade dos mesmos, enquanto indicadores de autonomia, nas atividades de sala. O segundo é refletir sobre fatores que podem ter influência na autonomia dos participantes do estudo de caso, com foco em suas agências e responsabilidade. O terceiro é analisar o papel das professoras e do Centro de línguas, contexto de pesquisa, na autonomia de seus alunos. A fundamentação teórica deste projeto explora a autonomia como tema que se relaciona com inúmeros fatores, e que possui natureza multidimensional e complexa (BROWN; LEE, 2015; FREIRE, 2015; LITTLE, 2008; MAGNO E SILVA, 2008; NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003; PAIVA, 2006). Agência e responsabilidade, indicadores de autonomia, são enfatizadas nas reflexões e análises feitas (AHEARN, 2001; BANDURA, 2016; BROWN; LEE, 2015; CHARLE; SZABÓ, 2000; ESTARNECK, 2022; FREIRE, 2015; LITTLE, 2003; NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003). O estudo de caso traz a multimodalidade como fator que tem influência sobre a aprendizagem e autonomia dos alunos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO; 2020; KENSKI, 2013; KRESS, 2010) e problematiza o papel do professor e da escola no processo de construção e estímulo à autonomia em contextos tipicamente multimodais e tecnológicos (DIAS, 2015; FREIRE, 2015; 2018; LEFFA, 2003; MATTAR, 2013; PAIVA; BRAGA, 2008). Para atingir seus objetivos, esta pesquisa foi feita com os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação de aulas, diário e notas de campo, entrevistas semiestruturadas, questionários virtuais. Nos resultados, indícios de agência e responsabilidade são esquematizados em um mapa mental. Além disso, evidenciam-se que atividades e ferramentas multimodais e tecnológicas são as que mais propiciam o exercício da autonomia dos alunos participantes. Ademais, foram identificados diversos fatores que exercem influência sobre a autonomia individual de cada participante, como fatores pessoais, psicológicos, sociais, profissionais e existenciais. Por fim, também resultou-se que o perfil das professoras e o contexto de pesquisa deste estudo de caso possuem características importantes que podem afetar a autonomia dos alunos.This case study’s main goal is to reflect on the English student’s autonomy in a public language center in Distrito Federal. The first specific goal is to analyze their agency and responsibility, as autonomy indicators, in classroom activities. The second is to reflect about the factors that may have an influence on the participants’ autonomy, focusing on their agency and responsibility. The third is to analyze the teachers’ and school’s roles on the autonomy of their students. The literature review explores autonomy as a topic which relates to various factors and has a multidimensional and complex nature (BROWN; LEE, 2015; FREIRE, 2015; LITTLE, 2008; MAGNO E SILVA, 2008; NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003; PAIVA, 2006). There’s an emphasis on agency and responsibility in the reflections and analysis of this case study (AHEARN, 2001; BANDURA, 2016; BROWN; LEE, 2015; CHARLE & SZABÓ, 2000; ESTARNECK, 2022; FREIRE, 2015; LITTLE, 2003; NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003;). This case study considers multimodality as a factor which influences on student’s autonomy and learning process (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO; 2020; KENSKI, 2013; KRESS, 2010) and problematizes the teacher’s and the school’s role in the autonomy construction process in typically multimodal and technological contexts (DIAS, 2015; FREIRE, 2015; 2018; LEFFA, 2003; MATTAR, 2013; PAIVA; BRAGA, 2008). To reach its goals, this research was conducted with the following data collection instruments: class observations, journals and field notes, semistructured interviews, online questionnaires. In the results, indicators of agency and responsibility are organized in a mind map. Besides, there’s evidence that multimodal and technological activities and tools are the ones that foster the student’s autonomy the most. Moreover, various factors were identified as influential on the students’ personal autonomy, such as personal, psychological, social, professional and existential factors. Finally, there are indications that the teacher’s and context’s profile have important characteristics that may affect student’s autonomy.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAgência e responsabilidade : um estudo de caso sobre a autonomia de alunos de inglês em um centro de línguas público do DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLínguas estrangeiras - estudo e ensinoEscola de línguasEstudantesreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALKaioMaiaPovoa_DISSERT.pdfapplication/pdf4570573http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47375/1/KaioMaiaPovoa_DISSERT.pdffd15e7e6c433f6e79eff0b7e0449e94eMD51open access10482/473752024-01-18 17:47:20.101open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47375Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T20:47:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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