Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cruz, Rodrigo de Almeida
Orientador(a): Martínez Barrios, Vicente
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40282
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
id UNB_e334620da89dadd6efee44cf12b50fd1
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40282
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cruz, Rodrigo de AlmeidaMartínez Barrios, Vicente2021-03-22T15:45:42Z2021-03-22T15:45:42Z2021-03-222020-10-28CRUZ, Rodrigo de Almeida. Trabalho das durações: a pintura entre a espessura e o tempo. 2020. 448 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40282Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.A presente tese se insere no contexto da pesquisa em arte e possui como especificidade central a figura do artista-pesquisador, cuja tarefa se resume à tentativa de dar corpo teórico e reflexivo a uma experiência geralmente vinculada e decorrente de uma produção artística de sua própria autoria. No nosso caso, a experiência a qual se quer dar corpo está ligada indissociavelmente a uma produção pictórica, assim como aos percalços e encontros que a tornaram possível e definiram os seus rumos. Um desses encontros, talvez o mais decisivo, se deu em 2015 na ocasião da exposição Um trágico nos trópicos, retrospectiva da obra de Iberê Camargo realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Não só a influência da obra desse artista fora marcante em nossa trajetória, como também a reflexão em torno de algumas questões que a permeiam, dentre as quais: a relação entre forma e matéria, tradição e memória, tempo e gesto. A questão da espessura (profundidade real) e da fatura pictórica, aspectos que em Iberê adquirem contornos únicos na História da Arte, se tornaram, não obstante, alvos de nossas reflexões, perpassando desde a criação de um conjunto de trabalhos (o título desta tese se deve à série Pinturas de duração [2017- ]), até o mergulho na produção teórica sobre tais assuntos em autores como Yve-Alain Bois (1952- ) e Hubert Damisch (1928- 2017).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present thesis is inserted in the context of research in art and has as a central specificity the figure of the researcher-artist, whose task is summari-zed in the attempt to give theoretical and reflective body to a linked experience resulting frequently from an artistic production of his own author-ship. In our case, the experience to be embodied is inextricably linked to a pictorial production, as well as the setbacks and encounters that made it possible and defined its directions. One of these meetings, perhaps the most decisive, took place in 2015 on the occasion of the exhibition Um trágico nos trópicos, a retrospective of Iberê Camargo’s work held at Centro Cultural Banco do Brasil, in Brasília. Not only was the influence, in a broader sense, of this artist’s work remarkable in our trajectory, but also, the reflection around some issues that permeate it, such as the relationship between form and matter, tradition and memory, time and gesture. The question of thickness (real depth) and the pictorial production process, aspects that in Iberê acquire unique outlines in the History of Art, have nevertheless become targets of our reflections, ranging from the creation of a set of pictorial works (the title of this thesis is due to the series Duration paintings [2017-]), until the dive in the theoretical production on such subjects in authors as Yve-Alain Bois (1952- ) and Hubert Damisch (1928-2017).Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProcessos pictóricosEscritos de artistaPinturaArtes visuaisCamargo, Iberê, 1914-1994 - crítica e interpretaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40282/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open accessORIGINAL2020_RodrigodeAlmeidaCruz.pdf2020_RodrigodeAlmeidaCruz.pdfapplication/pdf90618097http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40282/1/2020_RodrigodeAlmeidaCruz.pdf1b544f97063b0e6dbd1b2963cd867354MD51open access10482/402822024-02-02 14:06:39.075open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T17:06:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
title Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
spellingShingle Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
Cruz, Rodrigo de Almeida
Processos pictóricos
Escritos de artista
Pintura
Artes visuais
Camargo, Iberê, 1914-1994 - crítica e interpretação
title_short Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
title_full Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
title_fullStr Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
title_full_unstemmed Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
title_sort Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo
author Cruz, Rodrigo de Almeida
author_facet Cruz, Rodrigo de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rodrigo de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martínez Barrios, Vicente
contributor_str_mv Martínez Barrios, Vicente
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Processos pictóricos
Escritos de artista
Pintura
Artes visuais
Camargo, Iberê, 1914-1994 - crítica e interpretação
topic Processos pictóricos
Escritos de artista
Pintura
Artes visuais
Camargo, Iberê, 1914-1994 - crítica e interpretação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-22T15:45:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-22T15:45:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Rodrigo de Almeida. Trabalho das durações: a pintura entre a espessura e o tempo. 2020. 448 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40282
identifier_str_mv CRUZ, Rodrigo de Almeida. Trabalho das durações: a pintura entre a espessura e o tempo. 2020. 448 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40282/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40282/1/2020_RodrigodeAlmeidaCruz.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
1b544f97063b0e6dbd1b2963cd867354
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864599066116096