MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2640
Resumo: O presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
id UNEB-8_c239ff19705c714aa4f003b251b15ec1
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2640
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLABELEZABELEZA DA MULHER NEGRAMEDIAÇÕES DO CONSUMOMOVIMENTOS SOCIAIS NEGROSQUILOMBOLASO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.Rodrigues, Maria Clotilde PerezAmorim, Eliã Siméia Martins dos Santos2022-07-25T10:59:52Z2022-07-25T10:59:52Z2018-12-12info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-07-31T13:40:22Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2640Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-07-31T13:40:22Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
title MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
spellingShingle MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos
BELEZA
BELEZA DA MULHER NEGRA
MEDIAÇÕES DO CONSUMO
MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS
QUILOMBOLAS
title_short MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
title_full MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
title_fullStr MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
title_full_unstemmed MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
title_sort MEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA
author Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos
author_facet Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Clotilde Perez
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv BELEZA
BELEZA DA MULHER NEGRA
MEDIAÇÕES DO CONSUMO
MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS
QUILOMBOLAS
topic BELEZA
BELEZA DA MULHER NEGRA
MEDIAÇÕES DO CONSUMO
MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS
QUILOMBOLAS
description O presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2022-07-25T10:59:52Z
2022-07-25T10:59:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2640
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1860695926767616000