Ética na formação profissional superior em design de moda : análise sobre o currículo
Ano de defesa: | 2019 |
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Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. |
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Araújo, Lucimar Antunes deGiacomazzo, Graziela FátimaUniversidade do Extremo Sul Catarinense2019-12-16T19:41:22Z2019-12-16T19:41:22Z2019http://repositorio.unesc.net/handle/1/7447Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.A Moda é uma construção social e cultural dinâmica, seu impacto em nossas vidas é significativo, seja no âmbito de nossas relações interpessoais, ou no sistema econômico capitalista. Enquanto setor produtivo, sua relevância econômica tem levado a uma crescente procura por profissionalização. Procura que se reflete na ampliação de oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área, em todo o país. No entanto, suas características técnicas e sua relevância prática podem recair em cursos tecnicistas pouco preocupados com uma visão holística da sociedade e do papel do profissional de moda nela inserido. Preocupados com os perigos de tal formação é que recorremos ao campo da ética e suas correlações com o trabalho e a educação formal. Nosso objetivo geral é analisar qual a perspectiva da Ética no currículo formal de cursos do ensino superior em Design de Moda da região Sul do estado de Santa Catarina. Nossos objetivos específicos se referem à (a) compreender os fundamentos e a concepção da ética, identificando suas vinculações com o trabalho, a formação e a Moda na sociedade atual; (b) compreender sócio historicamente as concepções do currículo e seu significado na construção do conhecimento e do sujeito; e (c) analisar a perspectiva da Ética contida nos Projetos Pedagógicos de Cursos do ensino superior em Design de Moda quanto à formação, o trabalho e à ética. Nosso embasamento teórico dividiu-se em três categorias conceituais ancoradas nas seguintes perspectivas: 1) Silva (2015) e Goodson (2011) para abordarmos Formação; 2) Bauman (1999; 2001; 2005; 2007; 2010; 2011a; 2011b; 2013), Freire (1967; 1979; 2001; 2016), Santos (2011) e Vieira Pinto (2005 [I]; 2005 [II]), para abordarmos Trabalho; 3) Vázquez (2017) e Aristóteles (2014; 2019), Abbagnano (2012) e Passos (2015) para a abordagem de Ética. Nossa opção metodológica, ancorada nos fundamentados de Sá-Silva et al. (2009) e Triviños (2012), foi de empreender uma pesquisa documental com enfoque investigativo qualitativo, utilizando o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os dados foram gerados a partir dos Projetos Pedagógicos de três Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, a partir das categorias conceituais Formação, Trabalho e Ética. As análises desenvolvidas revelaram que os currículos formais da área de Moda apresentam uma concepção de educação com caráter crítico e político e convergem para a formação de um profissional não só preparado para atender às necessidades do mercado, mas que possa ter uma postura reflexiva, crítica, política, autônoma, criativa e com responsabilidade social. Assim, observamos que esses projetos educativos orientam para uma formação na perspectiva Ética, propondo recursos ao exercício reflexivo, crítico e autocrítico sobre o fazer do profissional, no sentido de buscar desenvolver a autonomia do sujeito para que esse possa compreender, valorar e optar por uma ação consciente de seu papel social e político na sociedade. Por outro lado, embora a perspectiva Ética permeie os currículos, ainda há muito que se fazer para melhorar e abrir caminhos para o exercício da Ética no processo formativo. Se mostra relevante que essa perspectiva não privilegie uma ética da obrigação com características voltadas a formação de um cidadão ISO, ou seja, um indivíduo obediente às normas, porém, que não elabora reflexões sobre elas. Que, em seu lugar, predomine uma abordagem da Ética que contribui para formar o cidadão crítico-reflexivo, entendido por nós como o agente social autônomo e com consciência crítica e política.Design de Moda – CurrículosÉtica profissionalDesign de moda – Formação profissionalÉtica na formação profissional superior em design de moda : análise sobre o currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:UNESCinstacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLucimar Antunes de Araujo.pdfLucimar Antunes de Araujo.pdfapplication/pdf1690232http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7447/1/Lucimar%20Antunes%20de%20Araujo.pdf8efc384539b16ca2382d1261fdedb395MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7447/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/7447oai:repositorio.unesc.net:1/74472019-12-16 17:41:25.768UNESCdspace@unesc.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 |
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