Sistemas de informação na comercialização do café em uma cooperativa agrícola no Sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Mello, Ricardo Bernardes de lattes
Orientador(a): Silva, Roberta Bessa Veloso lattes
Banca de defesa: Pozo, Osmar Vicente Chevez lattes, Portugal, Nilton dos Santos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Jose do Rosario Vellano
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária
Departamento: Ciências Agrárias
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/25
Resumo: This paper analyzes, through a descriptive research, technological profile of coffee farmers, cooperative members of CAPEBE. This analysis was needed by the growing use of technology, by virtually all sectors of the world economy. The main purpose of this research is to know how much the use of information systems is present in the lives of producers. The purpose was achieved through a field survey conducted with 104 members. The study showed that about 60% of respondents have a computer, but still, the use of information systems is limited because the vast majority done manually administrative routines of the property. It was observed that about 59% of the properties have access to the internet and the most widely used type of connection is via radio. The survey also revealed that the technology being used by them, to aid the routines of the property, is the use of smartphones. About 76% of the public agree that the use of technology to coffee marketing can ensure a better price. The study showed the need for prudence in meeting with technological resources to marketing of coffee. The cooperative still need further training for use of information systems in its properties as well as the cooperative can´t leave providing services over the Internet without knowing your target audience (cooperative) even if they are adjusting due to competition from other cooperatives.
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The purpose was achieved through a field survey conducted with 104 members. The study showed that about 60% of respondents have a computer, but still, the use of information systems is limited because the vast majority done manually administrative routines of the property. It was observed that about 59% of the properties have access to the internet and the most widely used type of connection is via radio. The survey also revealed that the technology being used by them, to aid the routines of the property, is the use of smartphones. About 76% of the public agree that the use of technology to coffee marketing can ensure a better price. The study showed the need for prudence in meeting with technological resources to marketing of coffee. The cooperative still need further training for use of information systems in its properties as well as the cooperative can´t leave providing services over the Internet without knowing your target audience (cooperative) even if they are adjusting due to competition from other cooperatives.A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e sendo assim este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso exploratório com uma pesquisa descritiva, o perfil tecnológico dos produtores de café, sócios da Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (CAPEBE). Tal análise se fez necessária, mediante o crescimento do uso de tecnologia por praticamente todos os setores da economia mundial. A principal finalidade desta pesquisa é saber o quanto o uso de sistemas de informação está presente na vida dos produtores. O propósito foi conseguido através de uma pesquisa de campo, realizada com 104 cooperados. O estudo demonstrou que cerca de 60% dos pesquisados possuem um computador, mas ainda assim, o uso de sistemas de informação é restrito, pois a grande maioria realiza de forma manual as rotinas administrativas da propriedade. Foi possível observar que, cerca de 59% das propriedades possuem acesso à internet e o tipo de conexão mais utilizado é via rádio. A pesquisa revelou ainda, que a tecnologia mais utilizada por eles é o uso de smartphones para auxílio às rotinas da propriedade. Cerca de 76% do público concorda que a utilização de recursos tecnológicos para comercialização do café pode garantir um melhor preço. O estudo evidenciou a necessidade da prudência em atender com recursos tecnológicos a comercialização de café devido ao fato dos cooperados ainda necessitarem de uma maior capacitação para utilização de sistemas de informação em suas propriedades, bem como ter cautela na disponibilização dos serviços online, antes é necessário conhecer o perfil dos seus cooperados, e não somente seguir a tendência de cooperativas concorrentes.Made available in DSpace on 2016-05-02T13:53:59Z (GMT). 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