A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Salgado, Maria Aparecida de Jesus, 1967-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092
Resumo: Orientador: Ana Leticia Losano
id UNICAMP-30_024d31d7edfba1b823a148b5243e1786
oai_identifier_str oai::1167305
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentesCommunication in landscapes for investigation : teachers' challenges and learning processesEducação financeiraAprendizagem docenteComunicação em sala de aulaPrática docenteFinancial educationTeacher learningClassroom communicationTeaching practiceOrientador: Ana Leticia LosanoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em sala de aula, a implementação de um cenário para investigação centrado em situações financeiras reais tem potencial para preparar o aluno para tomar decisões relacionadas com o seu futuro. Abre oportunidades para estabelecer novas formas de comunicação em aula. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as ações comunicativas estabelecidas quando uma professora-pesquisadora convida seus alunos a participarem de um cenário para investigação com foco na Educação Financeira. Para atingir tal objetivo foram traçados três objetivos específicos: analisar os atos de comunicação durante o desenvolvimento do cenário para investigação; compreender como as intervenções comunicativas da professora repercutiram nas explorações matemáticas dos alunos dentro do cenário; identificar as aprendizagens docentes situadas no processo investigativo de analisar as ações comunicativas. A pesquisa é de cunho qualitativo e investiga a própria prática da professora-pesquisadora em sala de aula. O cenário para investigação analisado nesta pesquisa foi planejado em conjunto com um grupo colaborativo e implementado numa turma de 1.ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Os dados coletados foram produções escritas dos alunos, gravações em áudio e vídeo do desenvolvimento do cenário e diário de campo da professora. A pesquisa utiliza como principal ferramenta teórica o Modelo de Cooperação Investigativa para analisar as ações comunicativas dos alunos e da professora. Essa ferramenta foi complementada com a distinção entre perguntas de focalização, de confirmação e de inquirição, utilizadas principalmente para interpretar momentos de socialização com a turma toda. Os episódios analisados foram selecionados visando dar prioridade àqueles diálogos nos quais a professora e os alunos negociaram noções e procedimentos matemáticos. A análise permitiu identificar cinco fases da comunicação durante a implementação do cenário, colocando em destaque os desafios enfrentados pela professora. Os resultados revelam a importância de dar voz ao aluno, conhecer suas perspectivas e tornar possível negociar significados matemáticos. Também mostram que cenários para investigação com foco na educação financeira são terrenos férteis para estabelecer diálogos entre a matemática e a vida para além da sala de aulaAbstract: A landscape of investigation centered in real financial situations has the potential to prepare students to make decisions concerning their future. Besides, it opens up opportunities to establish new patterns of communication inside the classroom. This dissertation aims at understanding the communicative actions established when a teacher-researcher invites her students to get involved in a landscape of investigation with a focus on Financial Education. To achieve such a general aim, three specific goals were outlined. Firstly, to analyze the communicative acts during the landscape of investigation. Secondly, to understand how the teacher interventions affected the students’ mathematical explorations. Thirdly, to identify the teacher’s learning processes situated in the whole investigative process. Adopting a qualitative approach this research can be described as practitioner research in which one teacher investigates her classroom practice. The landscape of investigation analyzed in this dissertation was planned in conjunction with a collaborative group and implemented in one grade-10 class at a public school. The data collected were audio and video recordings of all the lessons related to the landscape of investigations, the student’s written productions, and the teacher’s field diary. The research employs the Inquiry Co-operation Model to analyze the communicative acts established among the students and the teacher. Such theoretical construct was complemented with the distinction among different kinds of questions employed to interpret whole-class discussions. The episodes were selected prioritizing those in which the students and the teacher negotiated mathematical notions and procedures. The analysis identified five communicative phases during the landscape of investigation and brought to the forefront the challenges confronted by the teacher. The results underline that giving voice to the students is fundamental to uncover their perspectives and to negotiate mathematical meanings. They also highlight that landscapes for investigation focused on financial education are fruitful settings to establish dialogs between mathematics and life outside the classroomMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Losano, Ana Leticia, 1981-Fiorentini, DarioCristovão, Eliane MatescoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSalgado, Maria Aparecida de Jesus, 1967-20212021-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092SALGADO, Maria Aparecida de Jesus. A comunicação em um cenário para investigação: desafios e aprendizagens docentes. 2021. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167305Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T14:57:02Zoai::1167305Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-22T14:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
Communication in landscapes for investigation : teachers' challenges and learning processes
title A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
spellingShingle A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
Salgado, Maria Aparecida de Jesus, 1967-
Educação financeira
Aprendizagem docente
Comunicação em sala de aula
Prática docente
Financial education
Teacher learning
Classroom communication
Teaching practice
title_short A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
title_full A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
title_fullStr A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
title_full_unstemmed A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
title_sort A comunicação em um cenário para investigação : desafios e aprendizagens docentes
author Salgado, Maria Aparecida de Jesus, 1967-
author_facet Salgado, Maria Aparecida de Jesus, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Losano, Ana Leticia, 1981-
Fiorentini, Dario
Cristovão, Eliane Matesco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Maria Aparecida de Jesus, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Aprendizagem docente
Comunicação em sala de aula
Prática docente
Financial education
Teacher learning
Classroom communication
Teaching practice
topic Educação financeira
Aprendizagem docente
Comunicação em sala de aula
Prática docente
Financial education
Teacher learning
Classroom communication
Teaching practice
description Orientador: Ana Leticia Losano
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092
SALGADO, Maria Aparecida de Jesus. A comunicação em um cenário para investigação: desafios e aprendizagens docentes. 2021. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092
identifier_str_mv SALGADO, Maria Aparecida de Jesus. A comunicação em um cenário para investigação: desafios e aprendizagens docentes. 2021. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642092. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167305
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189930872602624