O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Mazuchelli, Larissa Picinato, 1986-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895
Resumo: Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto
id UNICAMP-30_02dc397e687d9c33aaef14dc367897a4
oai_identifier_str oai::881759
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontrosThe efect of social practices with reading and writing in a case of progressive aphasia : (re)encountersAfasia progressivaNeurolinguísticaOralidade e escritaProgressive aphasiaNeurolinguisticsOrality and writingOrientador: Rosana do Carmo Novaes PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Ao retomarmos a história da afasiologia, observamos que a linguagem oral, até o século XIX, era reduzida a um ato motor e a escrita era vista unicamente como simulacro da fala. Essas concepções ainda estão presentes, contudo, na literatura neurolinguística tradicional, que não apenas dicotomiza a relação entre oralidade e escrita, mas baseia-se em características de uma escrita normativa padrão para avaliar a linguagem de sujeitos afásicos - geralmente de forma superficial e com a consequente patologização de fenômenos que caracterizam processos normais. Na contramão dessas tendências, este estudo de caso fundamenta-se na Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva, em que a linguagem é concebida como um fenômeno sócio-histórico, uma atividade humana, lugar de interação e interlocução de sujeitos, indeterminada, incompleta e passível de (re)interpretação, em que tanto o sujeito quanto ela própria se constituem em um movimento dinâmico. Tendo esses princípios como cenário, o objetivo deste trabalho é discutir o impacto dos episódios neurológicos na vida do sujeito AJ que há mais de dez anos dribla as dificuldades impostas por uma afasia progressiva - assim caracterizada uma vez que prevalecem os indícios do agravamento dos sinais (sintomas) reconhecidamente relacionados ao chamado "declínio cognitivo", na literatura neuropsicológica. A reflexão, realizada por meio da análise qualitativa das produções escritas anteriores aos eventos neurológicos de AJ e de suas produções orais e escritas posteriores a eles - nas sessões de atendimento individual e coletivo do Grupo III do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) -, trata (i) do efeito das práticas sociais com a linguagem (especialmente com as atividades de leitura e escrita) na (re)organização linguístico-cognitiva, o que possibilita, ainda que sob o impacto da afasia e do severo comprometimento cognitivo, que AJ se mantenha na língua(gem) e nas relações sociais; (ii) da inter-relação entre oralidade e escrita, que tem maior visibilidade em um caso-limite como o de AJ, para quem a escrita é lugar de (re)encontros e ponto de apoio para seu querer-dizer. Assim, buscamos contribuir para o desenvolvimento teórico acerca do funcionamento da linguagem nas patologias e para o acompanhamento terapêutico de sujeitos com comprometimentos linguísticocognitivosAbstract: Considering the history of aphasiology, we observe that the oral language, up to the 19th century, was reduced to a motor act, while writing was seen as a simulacrum of the speech. Such concepts are still present, however, in the traditional neurolinguistics literature, which not only dichotomizes the relation between orality and writing, but is based on characteristics of a standard normative writing to evaluate the language of aphasic subjects - generally in a superficial way and with the consequent act of considering pathological phenomena that characterize normal processes. Opposing such tendencies, this case study is based on the discursive-enunciative Neurolinguistics, which conceives language as a socio-historic phenomenon, a human activity, locus of interaction and interlocution of subjects, indeterminate, incomplete and capable of (re)interpretation, in which both subject and the language constitute each other in a dynamic movement. Having these principles as scenery, the objective of this work is discuss the impact of the neurologic episodes in AJ's life, who has been struggling, for over ten years, with the difficulties imposed by the so-called progressive aphasia - characterized by the continuous aggravation of the signs (symptoms) and by being closely related to "cognitive decline" in the neuropsychological literature. The research - guided by a qualitative analysis of AJ's writings produced before the neurological events, and of his oral and written productions after the strokes in individual and collective sessions of the Group III of CCA (Centro de Convivência de Afásicos) - discusses (i) the effect of social practices with language (especially with the activities of reading and writing) in the cognitive-linguistic (re)organization, which enables AJ, despite the impact of the aphasia and of the severe cognitive compromising, to dwell in the language and in social relations; (ii) the interrelation between orality and writing, which has higher visibility in a limit-case as AJ's, to whom writing is the locus of (re)encounter and as a keystone to his will of speech. Thus, we aim to contribute to the theoretical development of language functioning in pathologies and to the therapeutic follow-up of subjects with cognitive-linguistic compromisingMestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-Abaurre, Maria Bernadete MarquesPanhoca, IvoneUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMazuchelli, Larissa Picinato, 1986-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895MAZUCHELLI, Larissa Picinato. O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva: (re)encontros. 2012. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881759porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:48:18Zoai::881759Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:48:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
The efect of social practices with reading and writing in a case of progressive aphasia : (re)encounters
title O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
spellingShingle O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
Mazuchelli, Larissa Picinato, 1986-
Afasia progressiva
Neurolinguística
Oralidade e escrita
Progressive aphasia
Neurolinguistics
Orality and writing
title_short O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
title_full O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
title_fullStr O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
title_full_unstemmed O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
title_sort O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva : (re)encontros
author Mazuchelli, Larissa Picinato, 1986-
author_facet Mazuchelli, Larissa Picinato, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Abaurre, Maria Bernadete Marques
Panhoca, Ivone
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazuchelli, Larissa Picinato, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Afasia progressiva
Neurolinguística
Oralidade e escrita
Progressive aphasia
Neurolinguistics
Orality and writing
topic Afasia progressiva
Neurolinguística
Oralidade e escrita
Progressive aphasia
Neurolinguistics
Orality and writing
description Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895
MAZUCHELLI, Larissa Picinato. O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva: (re)encontros. 2012. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895
identifier_str_mv MAZUCHELLI, Larissa Picinato. O efeito de práticas sociais com leitura e escrita em um caso de afasia progressiva: (re)encontros. 2012. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618895. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405471683903488