Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Bravo, Ismael
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895
Resumo: Orientador: Sonia Giubilei
id UNICAMP-30_0507d756397435ddf3c3c037e6500756
oai_identifier_str oai::328516
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolizaçãoGestão educacionalEspaço geográficoPolítica e educaçãoCrescimento urbanoMigração rural-urbanaEducation management integrated.Educational politicsHalf rural and urbanOrientador: Sonia GiubileiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho visa a desvelar, dentro dos diferentes níveis de ensino das unidades escolares localizadas em áreas de transição na região de Campinas (SP), o modo como os aspectos que integram os domínios socioeconômicos poderão beneficiar a formulação e a execução de políticas públicas para uma gestão educacional integrada em região metropolitana. A produção e a sistematização do conhecimento de áreas de transição são relevantes para a definição e implementação de políticas educacionais, com significativa importância social, ao serem adotadas por instituições e/ou organizações responsáveis por sua execução. Este estudo permitiu constatar que a consideração exclusiva dos aspectos socioeconômicos dos meios urbanos e rurais é insuficiente para caracterizar as experiências sociais, culturais e econômicas dos alunos de unidades escolares em áreas de transição, na medida em que elementos de periferia ou mesmo de conurbação são relevantes no caso. A fim de investigar os problemas levantados por este trabalho e responder a eles, bem como aos objetivos nele propostos, tornase necessário o auxílio de outra ciência para a explicação de fatos que informarão a problemática própria de uma área geográfica. O enfoque será posto num trabalho contextualizado com base em determinado referencial teórico, consubstanciado na bibliografia fundamental mediante abordagens descritivo-analíticas do objeto investigado. Assim, disponibilizam-se às políticas públicas da região fundamentos de novos elementos para a elaboração de uma gestão integrada com a finalidade de atender às premências educacionaisAbstract: This work seek to the unveil, within the different levels of instruction of scholastic unto localized in transition areas of the region Campinas (SP), the way how the aspects that integrate the socioeconomic dominions will be able to benefit the formularization and the application of public politics for a educational management integrated in the region metropolitan. The production and the systematization of the knowledge of transition areas are considerable for the definition and implementation of educational politics, with significant social importance, when being adopted by institutions and/or responsible organizations for its execution. This study allowed to evidence that the consideration exclusive socioeconomic aspects of the urban and rural is insufficient to characterize the social, cultural and economic experiences of the students in these scholastic units in transition areas, in the elements of the periphery or even the conurbation is it notable of the case. In order to investigate the problems raised from this research and answer them, as well as the objectives in proposed, the aid of another science for the explanation of facts becomes necessary that will inform the problematic in a geographic area. The emphasis will be placed in a work contextually on the basis of determined theoretical reference, to consubstantiate in the basic bibliography by means of description-analytical approach the investigated object. Thus, they are availableness to public politics of the region fundamentals new elements for the elaboration of an integrated management with the finality of attend the educational urgencyDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBravo, Ismael20042004-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf mp4157 p. : il. ; + + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895BRAVO, Ismael. Gestão educacional em areas em transição: uma contribuição a metropolização. 2004. 157 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328516https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328516porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-15T12:08:29Zoai::328516Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-15T12:08:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
title Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
spellingShingle Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
Bravo, Ismael
Gestão educacional
Espaço geográfico
Política e educação
Crescimento urbano
Migração rural-urbana
Education management integrated.
Educational politics
Half rural and urban
title_short Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
title_full Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
title_fullStr Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
title_full_unstemmed Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
title_sort Gestão educacional em areas em transição : uma contribuição a metropolização
author Bravo, Ismael
author_facet Bravo, Ismael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giubilei, Sonia, 1938-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravo, Ismael
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Espaço geográfico
Política e educação
Crescimento urbano
Migração rural-urbana
Education management integrated.
Educational politics
Half rural and urban
topic Gestão educacional
Espaço geográfico
Política e educação
Crescimento urbano
Migração rural-urbana
Education management integrated.
Educational politics
Half rural and urban
description Orientador: Sonia Giubilei
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895
BRAVO, Ismael. Gestão educacional em areas em transição: uma contribuição a metropolização. 2004. 157 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895
identifier_str_mv BRAVO, Ismael. Gestão educacional em areas em transição: uma contribuição a metropolização. 2004. 157 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598895. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328516
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf mp4
157 p. : il. ; + + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139828270366720