Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612
Resumo: Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
id UNICAMP-30_0531013b079885d50316f650cb029000
oai_identifier_str oai::1060697
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SPContribution on non-formal education : action research in the training of mediator in the "Parque Rocha Moutonnée" _ Salto-SPPesquisa-açãoMediaçãoEducação não formalAction researchMediationNon-formal educationOrientador: Silvia Fernanda de Mendonça FigueirôaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A presente tese trata de uma Pesquisa-Ação Crítica realizado no Parque Rocha Moutonné no município de Salto, interior de São Paulo. O projeto foi realizado em parceria com os monitores do Parque que tinham como objetivo prático desenvolver ações que valorizassem a Rocha Moutonnée e demonstrassem aos visitantes sua importância. O objetivo geral da pesquisa, por sua vez, foi identificar quais fatores influenciaram positiva e negativamente a ação dos mediadores na busca por objetivos comuns. Para tanto foram realizadas reuniões com os monitores para planejamento, execução e avaliação de ações em suas práticas cotidianas (rotas sugeridas, exposição fotográfica, formulação de panfleto, etc.). A partir da observação e registros em Diário de Bordo, assim como de entrevistas concedidas pelos monitores do Parque, desenvolvemos a tese de que a emancipação e autonomia, em uma perspectiva democrática no trabalho, tornam a atuação do monitor mais significativa, pois sua prática diária é muito diversa e necessita de liberdade para constante criação e reflexão. A partir de referenciais como Rogoff e Schön (especialmente Participação Guiada e Sala de Espelhos), que permearam as análises e retomadas das ações planejadas, assim como da experiência vivida no Geoparkea (Geoparque de la costa Vasca) durante um estágio sanduíche (PDSE- CAPES) na Espanha, conseguimos analisar as observações e entrevistas que compuseram nossos resultados. Concluímos, então, que em um campo tão dinâmico e complexo, como a Educação e o Ensino (em especial em ambientes não formais), não é possível nem desejável produzir receitas, mas sim é essencial buscar compreender as estruturas que propiciem os resultados que almejamos. Em nosso caso, a troca entre pares, as reflexões sobre as ações de forma constante e habitual com o espaço oferecido pelas burocracias das instituições para que tudo isso aconteça é que se mostraram significativas para alcançar quaisquer objetivos da prática da mediaçãoAbstract: The present Ph.D. dissertation is a Critical Action Research performed in the `Parque Rocha Moutonnée¿ in the town of Salto, São Paulo, carried out in partnership with the monitors of the Park, whose practical purpose was the development of actions to value the Rock Moutonnée and to demonstrate its relevance to visitors. The major research objective, in turn, was to identify which factors positively and negatively influence the mediator's action in the search for common objectives. For that, meetings were held with the mediators to plan, execute and evaluate actions in their daily practices (suggested routes, photographic exhibition, pamphlet formulation, and so forth). Observation and records in our Field Journal, as well as interviews conducted with the park mediators, allowed the advancement of the thesis that emancipation and autonomy at work, from a democratic perspective, make the mediator performance more meaningful since his/her daily practice is quite diverse and needs freedom for constant creation and reflection. References such as Rogoff and Schön (especially the `Guided Participation¿ and the `Hall of Mirrors¿), which permeated the analyzes and resumes of the planned actions, as well as the author¿s experience at the Geoparkea (Geopark of the Basque coast) during a sandwich stage (PDSE-CAPES) in Spain, permitted our analysis of the observations and interviews that constitute our results. We conclude that in such a dynamic and complex field as Education and Teaching (especially in non-formal environments), it is not possible or desirable to produce recipes, but it is essential to seek to understand the structures that provide the results that we aim. In our case, the achievement of the mediation practice goals was possible due to the peer-to-peer exchange, and the constant and consistent reflections on the actions performed within the space offered by the institutions¿ bureaucracies for all this to happenDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88881.134084/2016/01[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Lopes, Maria MargaretValente, Maria Esther AlvarezRossi, Adriana VitorinoPicanço, Jefferson de LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-20182018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Contribuição à educação não formal: pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP. 2018. 1 recurso online (132 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060697Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-31T10:17:35Zoai::1060697Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-31T10:17:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
Contribution on non-formal education : action research in the training of mediator in the "Parque Rocha Moutonnée" _ Salto-SP
title Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
spellingShingle Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
Pesquisa-ação
Mediação
Educação não formal
Action research
Mediation
Non-formal education
title_short Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
title_full Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
title_fullStr Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
title_full_unstemmed Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
title_sort Contribuição à educação não formal : pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP
author Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
author_facet Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Lopes, Maria Margaret
Valente, Maria Esther Alvarez
Rossi, Adriana Vitorino
Picanço, Jefferson de Lima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Mediação
Educação não formal
Action research
Mediation
Non-formal education
topic Pesquisa-ação
Mediação
Educação não formal
Action research
Mediation
Non-formal education
description Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612
ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Contribuição à educação não formal: pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP. 2018. 1 recurso online (132 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612
identifier_str_mv ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Contribuição à educação não formal: pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée_ Salto-SP. 2018. 1 recurso online (132 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634612. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060697
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189894360137728