Educação integral : caminhos possíveis para o pleno desenvolvimento da pessoa humana?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Crislaine Fernandes Matozinhos, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640577
Resumo: Orientador: Débora Mazza
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spelling Educação integral : caminhos possíveis para o pleno desenvolvimento da pessoa humana?Integral education : possible ways for full development of human person?Educação integralGestão democráticaImplementaçãoIntegral educationDemocratic managementImplementationOrientador: Débora MazzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa teve por objetivo descrever e analisar o processo de implementação da política pública de educação integral na Rede Municipal de Ensino de Campinas, tendo em vista a promoção da formação humana integral e a consolidação e o fortalecimento da gestão democrática e participativa na construção da escola pública de qualidade social para todo/as. Diante disso, a questão central que se procurou responder é: A educação integral pode fomentar o pleno desenvolvimento da pessoa humana? Na história da educação brasileira, muitos foram os autores que vislumbraram implementar um projeto de instrução pública tendo na educação integral a forma mais acabada da escola, em possibilitar o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Nesse diapasão, tanto a educação integral em tempo integral quanto o conceito de dignidade e de pleno desenvolvimento da pessoa humana passaram a compor os marcos regulatórios da educação e dos direitos, particularmente após a Constituição de 1988.Contemporaneamente, as pressões por acesso, permanência e qualidade de escolarização básica, provenientes de novas necessidades econômicas, culturais e sociais têm reafirmado a educação integral como possibilidade de melhoria da qualidade da educação, e efetivação do direito à educação e ao pleno desenvolvimento da pessoa humana. Para encaminhar estas inquietações, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e operou prioritariamente com fontes documentais e dados quantitativos de natureza variada. A pesquisa revelou que no Brasil, vários projetos de educação integral compareceram como parte de um ideário de instrução pública e constituição de um Estado que via, na educação, um meio de organização do povo e da nação. Muitas experiências foram ensaiadas, e caminharam para a descontinuidade; foram truncadas sob a alegação de gastos onerosos para os cofres públicos. Vale destacar que a política pública de educação integral é pauta na agenda da educação, sendo considerada um direito social desde a Constituição de 1988. Entretanto, o acompanhamento do processo de implantação do projeto piloto no município de Campinas, apontou que compreender a educação integral e os princípios constitucionais à promoção ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, resulta em um modelo de educação que transcende os muros da escola, se esparrama no território da cidade, promove reflexões sobre o currículo e as vivências que tenham força de transformação em direção a construção de uma sociedade, que garanta uma vida plena de possibilidades a todos/as. Este horizonte não cabe no currículo escolar embora ele possa estimular esta aspiração sócio cultural. O período de realização da pesquisa coincidiu com a implantação e ampliação do projeto piloto de Educação Integral no município e, de modo desigual e combinado, com movimentos nacional e internacional de desmonte dos direitos sociais com a redução de repasse dos recursos; aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016 e, recentemente, a votação da PEC n°26/2020. Na contramão desta tendência, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas seguiu e segue com as escolas de educação integral e constituindo uma comissão de estudos para avaliar essa política pública com o objetivo de expandir para mais unidades educacionais, além de incumbir à comissão a elaboração das diretrizes curriculares para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Educação Integral (EMEFEI). O trabalho é um retrato temporal destes tempos desencontrados através, dos quais o arcaico e o moderno no Brasil continuam a persistirAbstract: The research aimed to describe and analyze the process of implementing the public policy of integral education in the Municipal Education Network of Campinas with a view to promoting integral human formation and the consolidation and strengthening of democratic and participative management in the construction of the public school of social quality for all. Given this, the central question that was sought to answer is: Can integral education foster the full development of the human person? In the history of Brazilian education, many authors have envisioned implementing a public education project with integral education as the most finished form of school, in enabling the full development of the human person. In this fork, both full-time integral education and the concept of dignity and the full development of the human person became part of the regulatory frameworks of education and rights, particularly after the 1988 Constitution. At the same time, pressures for access, permanence and quality of basic schooling, arising from new economic, cultural and social needs, has reaffirmed integral education as a possibility of improving the quality of education and realizing the right to education and the full development of the human person. To address these concerns, the research adopted a qualitative approach and operated primarily with documentary sources and quantitative data of varying nature. The research revealed that in Brazil several projects of integral education appeared as part of an ideal of public instruction and constitution of a State that saw education as a means of organizing the people and the nation. Many experiments were rehearsed and moved towards discontinuity and were truncated under the claim of costly expenditures for public coffers. It is worth noting that the public policy of integral education is on the education agenda, being considered a social right since the 1988 Constitution. However, monitoring the implementation process of the pilot project in the municipality of Campinas, pointed out that understanding integral education the constitutional principles to the promotion of the full development of the human person, results in an education model that transcends the walls of the school, spreads out in the territory of the city and promotes reflections on the curriculum and the experiences that have the power of transformation towards the construction of a society that guarantees a life full of possibilities for all. This horizon does not fit in the school curriculum although it can stimulate this socio-cultural aspiration. The research period coincided with the implementation and expansion of the Integral Education pilot project in the municipality and, unevenly and in combination, with national and international movements to dismantle social rights with the reduction of transfer of resources, approval of the Constitutional Amendment 95/2016 and, recently, the vote on PEC 26/2020. Against this trend, the Campinas Municipal Department of Education followed and continues with the schools of integral education and constituted a study commission to evaluate this public policy with the objective of expanding to more educational units, in addition to entrusting the commission with the elaboration of the curricular guidelines for the Municipal Schools of Fundamental Education of Integral Education (EMEFEI). The work is a temporal portrait of these conflicting times through which the archaic and the modern in Brazil continue to persistDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES[s.n.]Mazza, Débora, 1963-Fontes, Adriana Emilia Heitmann Gonçalves TeixeiraAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozMoll, JaquelineJacomeli, Mara Regina MartinsUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Crislaine Fernandes Matozinhos, 1984-20202020-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640577SILVA, Crislaine Fernandes Matozinhos. Educação integral: caminhos possíveis para o pleno desenvolvimento da pessoa humana?. 2020. 1 recurso online (242 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640577. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161421Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-05T10:51:58Zoai::1161421Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-05T10:51:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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