A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Valente, José Armando, 1948-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685
Resumo: Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
id UNICAMP-30_0b2725f222b3fec86a1bcce3072a2159
oai_identifier_str oai::857072
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educaçãoInformática na educaçãoTecnologia educacionalTeoria do conhecimentoTecnologia da informaçãoAprendizagemEducationCommunicationInformationTechnologyTese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Estamos aprendendo desde o primeiro momento da nossa vida, mas sabemos muito pouco sobre o nosso próprio processo de aprendizagem. Esse trabalho procura compreendê-lo, sobretudo no que diz respeito à interação do aprendiz com as tecnologias de informação e comunicação. O objetivo da tese é analisar e discutir o processo de compreensão do papel dessas tecnologias na educação, mais especificamente na construção de conhecimento. Esse processo aqui se apresenta como uma compreensão gradativa, descrita em diversos artigos, que evoluíram em complexidade, levando à idéia da espiral de aprendizagem. Os artigos funcionam, portanto, para mostrar como se deu essa evolução, e como novos conhecimentos, já existentes na literatura, em diferentes áreas do conhecimento, foram assimilados, foram arrebanhados e enlaçados, constituindo novos níveis dessa espiral. Foram selecionados quatro artigos que descrevem diferentes versões dessas idéias: "Usos do computador na Educação" e "Logo: mais do que uma linguagem de programação", publicados em 1991, "Análise dos diferentes tipos de software usados na educação" e "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos", publicados respectivamente em 1999 e 2002. Eles funcionam, então, como marcos, produtos parciais de um mesmo trabalho, e registram diferentes níveis da espiral. Inicialmente, o computador era entendido como meio para representar o conhecimento do aprendiz, explicitando o raciocínio usado na resolução de problemas ou projetos. No entanto, fica patente que, além de representado, o "raciocínio" pode ser também executado por intermédio da máquina, oferecendo resultados que servirão para melhorar esta representação e, conseqüentemente, o conhecimento subjacente. Com isto, surgiu a idéia de ciclo de ações descrição-execução-reflexão-depuração. Porém, os avanços computacionais e uma melhor compreensão sobre a aprendizagem têm mostrado que a imagem da espiral capta melhor o processo de construção de conhecimento que resulta da interação aprendiz-computador. As idéias do ciclo de ações e da espiral de aprendizagem foram aplicadas em diversos contextos, por exemplo, na análise dos diferentes softwares usados na educação, no desenvolvimento da abordagem do estar junto virtual de educação a distância, na elaboração de idéias sobre a aprendizagem continuada ao longo da vida, como pressuposto teórico de diversos projetos de pesquisa e de formação de educadores e no trabalho com alunos de pós-graduação. Esta tese reúne esses resultados, discutindo cada uma das aplicações e mostrando de que forma essas discussões contribuíram também para gerar novos conhecimentos, que foram incorporados à própria evolução das concepções de ciclo e da espiral de aprendizagemAbstract: We are learning from the first moment of our lives yet we know very little about our own learning process. This work aims to formulate a better understanding of learning, primarily in terms of what happens when the learner interacts with the information and communication technologies. The objective of the thesis is to analyze and discuss the process of understanding the role of these technologies in education, more specifically, in knowledge construction. This understanding has been constructed and described in various articles, which have evolved in complexity, leading to the idea of the learning spiral. The articles show how this evolution happened, and how new knowledge, already existing in the literature in several fields of knowledge, was assimilated, were assembled, and were intertwined, constituting new levels of this spiral. Four articles were selected, describing different versions of these ideas: "Usos do computador na Educação" and "Logo: mais do que uma linguagem de programação", published in 1991, "Análise dos diferentes tipos de software usados na educação" and "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos", published respectively in 1999 and 2002. They serve as landmarks, partial products of the same work, registering different levels of the spiral. Initially, the computer was understood as a means to represent the learner's knowledge, making explicit the reasoning used in solving problems or projects. However, it became clear that in addition to representing reasoning, this "reasoning" could be executed by the machine, providing results that could serve to improve the initial representation, and consequently, the underlying knowledge. In this way, the notion appeared of a cycle of actions, description-execution-reflection-debugging. However, the computational advances and a better understanding of learning have shown that a spiral better captures the process of knowledge construction that takes place in the learner-computer interaction. These ideas of the action cycle and the learning spiral have been applied in a variety of contexts, for example, in the analysis of different software used in education, in the development of the virtual being together approach to distance education, in the elaboration of ideas about lifelong learning. They have also been used as the theoretical premise of various research and educator development projects, as well as in the work with graduate students. In addition to discussing each of these applications, it is shown how the results obtained also contributed to the generation of new knowledge that was incorporated into the actual evolution of the concepts of the cycle and the learning spiralLivre DocênciaComunicação SocialLivre-Docente[s.n.]Barbosa, Ivan SantoD'Ambrosio, UbiratanMasetto, Marcos TarcisoFazenda, Ivani CatarinaMacedo, Lino deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValente, José Armando, 1948-2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf238 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 p. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857072porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-03T22:44:18Zoai::857072Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-12-03T22:44:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
title A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
spellingShingle A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
Valente, José Armando, 1948-
Informática na educação
Tecnologia educacional
Teoria do conhecimento
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Education
Communication
Information
Technology
title_short A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
title_full A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
title_fullStr A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
title_full_unstemmed A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
title_sort A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação
author Valente, José Armando, 1948-
author_facet Valente, José Armando, 1948-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Ivan Santo
D'Ambrosio, Ubiratan
Masetto, Marcos Tarciso
Fazenda, Ivani Catarina
Macedo, Lino de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Tecnologia educacional
Teoria do conhecimento
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Education
Communication
Information
Technology
topic Informática na educação
Tecnologia educacional
Teoria do conhecimento
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Education
Communication
Information
Technology
description Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 p. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685
identifier_str_mv VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 p. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
238 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405464337580032