O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Schlögl, Michele, 1978-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433
Resumo: Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
id UNICAMP-30_0cdd90c6eb67639b6b3d69f84f38ec2a
oai_identifier_str oai::915749
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escritaThe process of systematization of knowledge to the written languageMediação pedagógicaEnsinoLinguagemEscritaLeituraPedagogic mediationTeachingLanguagemWritingReadingOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho procurou analisar o processo de sistematização de conhecimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita, circunscrito em uma das séries iniciais do Ensino Fundamental. Teoricamente, a pesquisa ancorou-se em duas inspirações - uma no campo das teorias pedagógicas e outra no campo da psicologia do desenvolvimento. A primeira inspiração é tributária dos estudos de Saviani e de Georges Snyders e a segunda dos estudos de Vigotski - três teóricos da educação que, assumindo uma concepção marxista de homem e de sociedade, foram grandes defensores da escola e de seu papel na democratização dos conhecimentos teóricos e científicos. A partir dessa perspectiva teórica, a pesquisa centrou-se na organização do trabalho pedagógico com a escrita, compreendido como as metas definidas pelo professor, as escolhas por ele feitas em termos do que ensinar, do como ensinar e do como monitorar o aprendizado dos alunos; e suas relações com produções realizadas por eles, tomadas como fonte de indicadores de sua compreensão e elaboração dos conhecimentos e das capacidades culturais relativos à escrita. Para tanto, a pesquisa acompanhou o trabalho da professora/pesquisadora em uma turma de quarto ano, de modo a desvelar os procedimentos de sistematização dos conhecimentos da linguagem escrita estabelecidos no contexto da sala de aula, bem como as formas da professora acompanhar as elaborações realizadas pelos alunos através de suas produções escritas em diferentes momentos do ano escolar.Abstract: The present work aims to analyze the process of systematization of knowledge related to the teaching and learning of written language, circumscribed in a series of early elementary school. Theoretically, the research was anchored in two breaths - one in the field of pedagogical theories and another in the field of developmental psychology. The first inspiration is the tributary studies of Saviani and Georges Snyders and second studies of Vigotski - three educational theorists that, assuming a Marxist conception of man and society, were major supporters of the school and its role in the democratization of theoretical knowledge and scientific. From this theoretical perspective, the research focused on the organization of educational work with writing, understood as the goals set by the teacher, by the choices he made in terms of what to teach, how to teach and how to monitor student learning, and its relations with productions undertaken by them, taken as source indicators of their understanding and development of cultural knowledge and skills related to writing. Therefore, the research followed the work of the teacher/researcher in a class of fourth year, in order to unveil the procedures systematization of knowledge of written language developed in the context of the classroom, as well as the ways of monitoring teacher elaborations performed by the students through their written productions at different times of the school year.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Soares, Carmen LúciaBunzen, Clecio SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSchlögl, Michele, 1978-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf267 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433SCHLÖGL, Michele. O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915749porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:11Zoai::915749Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
The process of systematization of knowledge to the written language
title O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
spellingShingle O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
Schlögl, Michele, 1978-
Mediação pedagógica
Ensino
Linguagem
Escrita
Leitura
Pedagogic mediation
Teaching
Languagem
Writing
Reading
title_short O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
title_full O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
title_fullStr O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
title_full_unstemmed O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
title_sort O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
author Schlögl, Michele, 1978-
author_facet Schlögl, Michele, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Soares, Carmen Lúcia
Bunzen, Clecio Santos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlögl, Michele, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação pedagógica
Ensino
Linguagem
Escrita
Leitura
Pedagogic mediation
Teaching
Languagem
Writing
Reading
topic Mediação pedagógica
Ensino
Linguagem
Escrita
Leitura
Pedagogic mediation
Teaching
Languagem
Writing
Reading
description Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433
SCHLÖGL, Michele. O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433
identifier_str_mv SCHLÖGL, Michele. O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
267 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189878479454208