Religação dos conhecimentos : o lugar da arte na formação geral em universidades brasileiras contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Queiroz, Madeleine Piana de Miranda, 1965-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620785
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira.
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spelling Religação dos conhecimentos : o lugar da arte na formação geral em universidades brasileiras contemporâneasReunite of knowledges : the place of art in general education in contemporary brazilian universitiesEnsino superiorCurrículosTeoria do conhecimentoArteHigher EducationCurriculumGeneral higher educationKnowledgeArtOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira.Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho investigativo teve como objetivo analisar quais concepções e valores, docentes universitários atribuem aos campos do conhecimento presentes na composição curricular dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares e Similares para a Formação Geral em Universidades brasileiras contemporâneas e, especificamente, ao conhecimento da Arte. A pesquisa decorreu da constatação de que as universidades brasileiras públicas contemporâneas têm ampliado a implantação de cursos com desenhos curriculares interdisciplinares a fim de contemplar a formação mais ampla e geral do discente. Múltiplos são os campos de conhecimento que compõem o currículo para a Formação Geral, sendo o campo da Arte um desses campos e, o tomamos como objeto de investigação nesta pesquisa. Temos como pressuposto que as concepções curriculares dos cursos para a Formação Geral das universidades brasileiras contemporâneas têm um viés cientificista, pois atribuem ao conhecimento científico, parâmetros valorativos superiores às possibilidades dos conhecimentos advindos pelo sensível como é o conhecimento da Arte. O universo investigado foram algumas das pioneiras universidades públicas brasileiras que adotam currículos interdisciplinares para graduação: UFBA nos cursos de Bacharelados Interdisciplinares: em Ciências e Tecnologias; em Humanidades; em Saúde; e em Artes; UFABC nos cursos de Bacharelado em Ciências e Humanidades; e em Ciências e Tecnologia; USP/leste nos Ciclos Básicos; e UNICAMP no ProFIS-Programa de Formação Interdisciplinar Superior). Pela pesquisa documental analisamos os Projetos Pedagógicos de cursos dessas instituições quanto à composição dos campos de conhecimento no desenho curricular para a Formação Geral e o lugar da Arte nesta composição. Pela pesquisa de campo coletamos dados junto a cinquenta e cinco docentes universitários que atuam nesses cursos, através de um questionário com questões fechadas e abertas, encaminhado aos emails institucionais, com o objetivo de conhecer as concepções sobre Formação Geral e nela, o valor e as contribuições que os docentes atribuem à Arte na formação universitária. As questões do questionário foram trabalhadas pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Concluímos que há diferentes propostas curriculares para Formação Geral nos cursos investigados e há deficiências de efetividade entre o currículo formal instituído e o currículo real. Os Projetos Pedagógicos formais dos cursos propõem inovações curriculares, todavia, grande parte dos docentes que atuam nesses cursos ainda têm concepções curriculares academicistas, pelas quais atribuem valor superlativo aos conteúdos das disciplinas clássicas, como as das ciências, mesmo em currículos com ênfase na Formação Geral. A Arte por não ser um conhecimento de concepções científicas acaba por ocupar no currículo formal e real lugar de menor prestígio. Consideramos que a subvalorização do campo da Arte nos currículos universitários pode ainda ser reflexo das concepções da construção do conhecimento proposta pela modernidade, as quais ressoam na formação e nas concepções dos docentes universitários, e pela qual o conhecimento científico é sobrevalorizado. Todavia, a sociedade contemporânea tem demandado dos indivíduos formação mais ampla, como é a proposta pela Formação Geral, na qual a Arte é um dos conhecimentos, tendo o seu lugar de valor como conhecimento tanto quanto os outros campos.Abstract: The investigatory work aims to analyze which conceptions and values the faculties attribute to the fields of knowledge present in the curriculum composition of the Interdisciplinary Bachelor's Degrees and Similar for General Education at the contemporary Brazilian universities, and specifically for the science of Art. The research stems from the ascertainment that the contemporary public Brazilian universities have broadened the implementation of courses with interdisciplinary and curriculum designs in order to behold the more comprehensive and general education of the students. General Education consists of multiple fields of knowledge, while the Art field is one of them, and it has been taken as the object of investigation in this research. It is assumed that the curriculum conceptions of the courses for General Education of the contemporary Brazilian universities have a scientificist bias, for they attribute superior evaluative parameters to the possibilities of the knowledge originated by the sensitive, as the knowledge of Art. The investigated universe was some of the pioneer public Brazilian universities which adopt interdisciplinary curriculum for undergraduation: UFBA (Interdisciplinary Bachelor's Degrees in Sciences and Technologies; in Humanities; in Health; and in Arts); UFABC (Bachelor's Degree in Sciences and Humanities; and in Sciences and Technologies); USP/East (Basic Cycles); and UNICAMP (ProFIS-Higher Interdisciplinary Education Program. Through the documental research, the Pedagogical Projects of the courses of these institutions were analyzed regarding the fields of knowledge composition in the curriculum design for General Education and the role of Art in this composition. Through field research, data was collected from fifty-five university faculties who work in these courses, by means of a questionnaire with both multiple choice and discursive questions, sending them institutional e-mails, aiming to know the conceptions of General Education, and in it, the value and the contributions which the faculties attribute to Art in the university education. The questionnaire questions were worked on by the Content Analyses proposed by Bardin. In conclusion, there are different curriculum proposals for General Education in the investigated courses and there are deficiencies of effectiveness between the instituted formal curriculum and the real curriculum. The formal Pedagogical Projects of the courses propose curriculum innovations. However, the conceptions of most part of the faculties who work in these courses still have academicist curriculum conceptions, through which they attribute superlative value to the contents of the classic disciplines, such as Sciences, even in curriculum with emphasis in General Education. Due to the fact that Art is not scientific conception knowledge, in the end it takes a less prestigious place in the formal and real curriculum. The underestimation of the Art field is still considered to be a reflex of the conceptions of the knowledge construction in the university curriculum proposed by modernity, which resound in education and in the conceptions of the university faculties, and through which the scientific knowledge is overestimate. However, the contemporary society has required a broader education from the individuals, as proposed by General Education, in which Art is one of the knowledge, holding its valuable place as knowledge as much as the other fields.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Betlinski, CarlosBarbosa, VanderleiSantos Filho, José Camilo dosPetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQueiroz, Madeleine Piana de Miranda, 1965-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf266 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620785QUEIROZ, Madeleine Piana de Miranda. Religação dos conhecimentos: o lugar da arte na formação geral em universidades brasileiras contemporâneas. 2013. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620785. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/910499porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:03:16Zoai::910499Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:03:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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