Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Limongelli, Rafael Moraes, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854
Resumo: Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_1545ae65e04fbb9b01c0ebe9f5a5901c
oai_identifier_str oai::1376023
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertáriaAnti-education! : An ecosophy of anarchist educationEducação anarquistaDiferença (Filosofia)AnarquismoEducação - FilosofiaEducaçãoAnarchist EducationDiference (Philosophy)AnarchismPhilosophy of EducationEducationOrientador: Silvio Donizetti de Oliveira GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A educação anarquista tem uma longa trajetória histórico-político-social que atravessa as experiências sindicais do século XVIII até as lutas contemporâneas em inúmeros contextos pelo planeta. Seus tecedores e tecedoras, experimentalistas, a partir destas experiências, produziram filosofias das suas práticas. O objetivo geral desta tese é localizar princípios geradores, apontados por Silvio Gallo, destas filosofias da educação libertária e atualizar alguns de seus conceitos a partir da ecosofia, desenvolvida por Félix Guattari. Este objetivo geral se divide em objetivos específicos, sendo: a) cartografar os princípios geradores da educação libertária e os componentes de uma prática ecosófica; b) friccionar estes universos conceituais, aparentemente inconciliáveis, pois partem de epistemologias distintas, para produzir uma ecosofia da educação libertária. Para tanto, na tese eu articulo um conjunto de autoras e autores do pensamento libertário, tais como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Reclus, Michel, Goldman, Ferrer y Guardia, Adelino de Pinho, João Penteado, Maria Lacerda de Moura, Juana Buela, Maria Antonia Soares, Maria Angelina Soares, entre outras; com autores da anarquia contemporânea, como René Scherer, Jaime Cubero, José Maria Carvalho Ferreira, Silvio Gallo, Edson Passetti, Rodrigo Rosa, Fernanda Grigolin, Camila Jourdan, Acácio Augusto, entre outras. Estes conjuntos de pensamentos libertários serão friccionados com um plano de escritos ecosóficos, através do pensamento de Félix Guattari, Suely Rolnik, Ana Godinho Gil, Alexandre Filordi, Gilles Deleuze, Larissa Drigo, entre outros. A pesquisa desta tese se deu através de um método cartográfico, conceitualizado por Guattari, Kastrup, Benevides e Passos, que articulam um plano teórico-conceitual sobre o método que estou bosquejando através do conceito de percurso-viagem. Um percurso-viagem afirma a abolição da relação sujeito-objeto, implica o pesquisador como força ativa no plano que está investigando - deixando vazar afetações e transformações entre si, transformando a pesquisa em intervenção (ação direta) ética e política. A hipótese desta tese é que a ecosofia se articula enquanto um campo de consistência para a educação anarquista contemporânea, atualizando conceitos como sujeito, ciência, história, trabalho, revolução, etc. Para tanto, elaborei o conceito anti-educação como operador e chave de leitura de uma prática ecosófica na educação anarquista. A hipótese é que uma anti-educação poderia ser constituída através de um conjunto de forças insurgentes que agencia três planos: a educação, o anarquismo e a ecosofiaAbstract: Anarchist education has a long historical-political-social trajectory which goes through the syndical experiences of the 18th century up to the contemporary struggles in countless contexts around the planet. Its weavers, experimentalists, from those experiences, have developed philosophies of its practices. The general objective of this thesis is to locate the main principles, pointed out by Silvio Gallo, of those philosophies of libertarian education and to update some of its concepts based on the ecosophy developed by Félix Guattari. This general goal is divided in specific goals: a) to cartograph the main principles of libertarian education and the components of an ecosophical practice; b) to rub these conceptual universes, apparently irreconcilable, because they start from distinct epistemologies, to produce an ecosophy of libertarian education. To do so, in this thesis I articulate a set of authors of libertarian thought, such as Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Reclus, Michel, Goldman, Ferrer y Guardia, Adelino de Pinho, João Penteado, Maria Lacerda de Moura, Juana Buela, Maria Antonia Soares, Maria Angelina Soares, among others; with authors of contemporary anarchy, such as René Scherer, Jaime Cubero, José Maria Carvalho Ferreira, Silvio Gallo, Edson Passetti, Rodrigo Rosa, Fernanda Grigolin, Camila Jourdan, Acácio Augusto, among others. Those sets of libertarian thoughts will be rubbed together a plan of ecosophical writings, through the thoughts of Félix Guattari, Suely Rolnik, Ana Godinho Gil, Alexandre Filordi, Gilles Deleuze, Larissa Drigo, among others. The research for this thesis was carried out through a cartographic method, conceptualized by Guattari, Kastrup, Benevides and Passos, who articulates a theoretical plan about the method. I am exploring the concept of journey-path as a method. A journey-path affirms the abolition of the subject-object relationship, implies the researcher as an active force in the plane of investigation - letting affections and transformations leak out from each other, transforming research into ethical and political intervention (direct action). The hypothesis of this thesis is that ecosophy articulates itself as a plan of consistency for contemporary anarchist education, updating concepts such as subject, science, history, work, revolution, etc. To this end, I have elaborated the concept of anti-education as an operator and key to reading an ecosophical practice in anarchist education. The hypothesis is that an anti-education could be constituted through a set of insurgent forces that act on three levels: education, anarchism and ecosophyAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES88882.434828/2019-01 ; 88887.574815/2020-00[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Carvalho, Alexandre Filordi deMonteiro, AlexandrinaGil, Ana GodinhoFerreira, Jose Maria CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLimongelli, Rafael Moraes, 1989-20232023-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (268 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854LIMONGELLI, Rafael Moraes. Anti-educação!: Uma ecosofia da educação libertária. 2023. 1 recurso online (268 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376023porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-19T09:46:14Zoai::1376023Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-19T09:46:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
Anti-education! : An ecosophy of anarchist education
title Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
spellingShingle Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
Limongelli, Rafael Moraes, 1989-
Educação anarquista
Diferença (Filosofia)
Anarquismo
Educação - Filosofia
Educação
Anarchist Education
Diference (Philosophy)
Anarchism
Philosophy of Education
Education
title_short Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
title_full Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
title_fullStr Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
title_full_unstemmed Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
title_sort Anti-educação! : Uma ecosofia da educação libertária
author Limongelli, Rafael Moraes, 1989-
author_facet Limongelli, Rafael Moraes, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Carvalho, Alexandre Filordi de
Monteiro, Alexandrina
Gil, Ana Godinho
Ferreira, Jose Maria Carvalho
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Limongelli, Rafael Moraes, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação anarquista
Diferença (Filosofia)
Anarquismo
Educação - Filosofia
Educação
Anarchist Education
Diference (Philosophy)
Anarchism
Philosophy of Education
Education
topic Educação anarquista
Diferença (Filosofia)
Anarquismo
Educação - Filosofia
Educação
Anarchist Education
Diference (Philosophy)
Anarchism
Philosophy of Education
Education
description Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854
LIMONGELLI, Rafael Moraes. Anti-educação!: Uma ecosofia da educação libertária. 2023. 1 recurso online (268 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854
identifier_str_mv LIMONGELLI, Rafael Moraes. Anti-educação!: Uma ecosofia da educação libertária. 2023. 1 recurso online (268 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15854. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (268 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140021165359104