Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Costa, Elisa Massariolli da, 1985-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831
Resumo: Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
id UNICAMP-30_176e2d296606d269660f2cd010286ba1
oai_identifier_str oai::881472
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous TerritoryDancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous TerritoryMétodo Bailarino-Pesquisador-IntérpreteÍndios XavanteDançaTerra Indígena Pimentel Barbosa (MT)Method BPI (Dancer-Researcher-Performer)Xavante IndiansDanceTerra Indígena Pimentel Barbosa (Brazil)Orientador: Graziela Estela Fonseca RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz uma pesquisa de campo em alguma manifestação cultural ou nicho social brasileiro. A fase do Retorno ao Campo, neste projeto, deu-se por meio da realização de quatro apresentações do espetáculo "Nascedouro" em três diferentes aldeias da Terra Indígena de Pimentel Barbosa, de etnia Xavante, no Norte do Estado do Mato Grosso. "Nascedouro" é resultado de pesquisas de Iniciação Científica no Método BPI, enfocando a etnia Xavante, com a direção da profa. dra. Graziela Rodrigues e interpretação de Elisa Costa. Para a experiência de retornar "Nascedouro" à sua Fonte, intérprete e diretora estiveram nas terras xavante. Fazia parte dos objetivos buscar, por meio do Retorno ao Campo, abertura, comunicação e troca suficientes para proporcionar a intervenção dos pesquisados, gerando um processo de interação, o que, de fato, aconteceu. Após ocorrida a fase do Retorno ao Campo, houve novos laboratório dirigidos, para elaborar cenicamente as reverberações resultantes dessa interação, que resultou em uma performance e também em novas apresentações de "Nascedouro", incorporando os novos sentidos apurados do diálogo entre os Xavante e o espetáculo. Concluímos, após todo esse percurso, que o Retorno ao Campo, no Método BPI, gera identificação e espelhamento com os pesquisados, promove o desenvolvimento do intérprete e também o desenvolvimento do espetáculo, proporcionando inclusive a criação de novos produtos cênicos. Concluímos, também, que uma relação de sintonia e confiança entre diretor e intérprete é essencial para que os processos no Método BPI sejam bem sucedidosAbstract: The aim of this research has been to plunge into the stage of the Bailarino-Pesquisador- Intérprete Method (BPI, that means, in english, Dance-Research-Performer) which we have named Return to the Field. This very stage consists of taking the performance, which is the result of the process that occurred inside the BPI Method, back to the field where the Cohabiting with the Source for the scenic creation took place. This is a Method in which the performer's object of research is their focus on either a given cultural manifestation or on a certain stratum of the brazilian culture. The stage of the Return to the Field, in this very project, was based upon four presentations of the performance "Nascedouro", which took place in three different indigenous villages in the so-called "Terra Indígena de Pimentel Barbosa" belonging to the ethnic group of the Xavante and situated in the north of Mato Grosso State. "Nascedouro" is the result of the research of the undergraduate on the DRP Method and focus on the ethnic group of the Xavante. With the direction of the Professor Graziela Rodrigues and the performance of Elisa Costa. As for the experience of returning "Nascedouro" to its Source, both performer and director have been to the land of the Xavante people. It was part of the objectives to seek through the Return to the Field, openness, communication and exchange enough to generate a situation in which the objects of the research would interact with the spectacle and which happened in fact. After the Return to the Field stage, there were other directed creation labs that aimed at better elaborating the scenic results of this project, which resulted in a performance as well as in new presentations of "Nascedouro". Therefore, we have concluded that the Return to the Field, in the BPI Method generates identification together with the objects of the research, thus promoting the perfomer's development as well as the performance's development. It can also provide the creation of new scenic products. We have also concluded that being in tune and trusting one another are the essencial elements to the director-performer relationship, so that the processes of the BPI Method's successfulMestradoArtes da CenaMestra em Artes da Cena[s.n.]Rodrigues, Graziela, 1954-Rodrigues, Graziela, 1954-Muller, Regina PoloLobato, Lúcia FernandesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Elisa Massariolli da, 1985-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed179 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831COSTA, Elisa Massariolli da. Dançar para a Fonte Xavante: uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory. 2012. 179 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881472https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881472https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881472porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T12:21:09Zoai::881472Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-08T12:21:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
title Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
spellingShingle Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
Costa, Elisa Massariolli da, 1985-
Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Índios Xavante
Dança
Terra Indígena Pimentel Barbosa (MT)
Method BPI (Dancer-Researcher-Performer)
Xavante Indians
Dance
Terra Indígena Pimentel Barbosa (Brazil)
title_short Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
title_full Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
title_fullStr Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
title_full_unstemmed Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
title_sort Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
author Costa, Elisa Massariolli da, 1985-
author_facet Costa, Elisa Massariolli da, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Graziela, 1954-
Rodrigues, Graziela, 1954-
Muller, Regina Polo
Lobato, Lúcia Fernandes
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elisa Massariolli da, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Índios Xavante
Dança
Terra Indígena Pimentel Barbosa (MT)
Method BPI (Dancer-Researcher-Performer)
Xavante Indians
Dance
Terra Indígena Pimentel Barbosa (Brazil)
topic Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Índios Xavante
Dança
Terra Indígena Pimentel Barbosa (MT)
Method BPI (Dancer-Researcher-Performer)
Xavante Indians
Dance
Terra Indígena Pimentel Barbosa (Brazil)
description Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831
COSTA, Elisa Massariolli da. Dançar para a Fonte Xavante: uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory. 2012. 179 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831
identifier_str_mv COSTA, Elisa Massariolli da. Dançar para a Fonte Xavante: uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory. 2012. 179 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618831. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881472
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881472
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
179 p. : il. + 1 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405471500402688