Trajetórias do movimento na performance de técnicas estendidas ao piano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pontes, Vânia Eger, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633657
Resumo: Orientadores: Jônatas Manzolli, Marcelo Mortensen Wanderley
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spelling Trajetórias do movimento na performance de técnicas estendidas ao pianoMovement trajectories in the performance of piano extended techniquesMúsica contemporâneaMovimento corporalPiano - ExecuçãoMusicologiaContemporary musicBody movementPiano - PerformanceMusicologyOrientadores: Jônatas Manzolli, Marcelo Mortensen WanderleyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Técnicas estendidas como glissando, pizzicato e outras formas de manuseio das cordas do piano, fazem com que o pianista tenha que avançar o tronco, ampliar o seu espaço de ação e até mesmo levantar-se para alcançar com os membros superiores o interior do piano. O uso de técnicas estendidas expandiu até mesmo as definições do que seria uma obra pianística (Kruja, 2004). Nessa pesquisa, a proposta do estudo foi situar a relevância da ação corporal no processo de produção sonora de técnicas estendidas pelo desenvolvimento do repertório de movimentos corporais e de estratégias de equilíbrio que provejam uma organização espacial e controle do movimento na performance. Focando em obras para piano do século XX, foi realizada uma análise quali-quantitativa sobre o movimento na ação músico-instrumental cunhada na experiência empírica da autora. No aporte qualitativo, a pianista-pesquisadora estudou como a técnica de dança e educação somática Klauss Vianna pode ser aplicada para explorar e ampliar o seu repertório de movimentos e, do mesmo modo possa ser aplicado a outros pianistas. Esse aspecto foi desenvolvido durante o preparo das obras do recital-palestra "Trajetórias: do Corpo na Ação Pianística" realizado na Universidade de Campinas, em 2013. No aporte quantitativo, realizou-se uma coleta de dados da presente autora com um sistema de detecção de movimento (MOCAP) de alta definição. As trajetórias foram colhidas a partir da execução de trechos com técnicas estendidas das peças de número 2 e 4 da obra "A little Suite for Christmas, A.D. 1979" de George Crumb. Cada trecho foi executado sob duas condições de performance diferentes dadas pela posição inicial do corpo. Os dados colhidos nessas sessões foram analisados em seus aspectos cinemáticos, principalmente o módulo da aceleração das coordenadas tridimensionais dos pontos anatômicos selecionados. Esses pontos foram determinados pelo cruzamento de informações com os estudos sobre preparação corporal desenvolvidos pela pesquisadora no ciclo qualitativo da sua pesquisa. Averiguou-se que na situações executadas com o banco inclinado e em pé alcançou-se um maior equilíbrio na organização do movimento e na estabilização postural, isso em detrimento daquelas sentadas, com o banco posicionado horizontalmente. As contribuições da Tese foram estudar as micro-estabilidades do movimento, dar luz a questões em aberto a partir de uma análise empírica e desenvolver uma integração do trabalho corporal no preparo do pianista aprimorando ações corporais cotidianas levando-as a níveis de alto desempenho. Esse processo de construção de uma nova postura interpretativa foi aqui denominado de Ação Pianística ExpandidaAbstract: Extended Piano techniques (EPT) such as glissando, plucking and other ways of directly handling the piano strings, impel the pianist to move the trunk towards the piano, expand its space of action and even stand up to reach inside of the piano with the upper limbs. The use of extended techniques in the twentieth century impacted even in the definition of what a pianistic work is (Kruja, 2004). This research investigates the relevance of body actions in the process of performing EPT by improving body movement repertoire and equilibrium strategies in order to enhance the control of movement in the space during performance. Focusing on twentieth-century piano repertoire, qualitative and quantitative analyses were carried out on musician-performing actions based on empirical experience provided by the author¿s extended experience with EPT. In the qualitative approach, the author studied how the Klauss Vianna somatic education technique can be applied to the exploration and improvement of the performance of EPT by improving her own movement repertoire and in the same manner, can be applied to other performers. This aspect was developed during the preparation of the recital-lecture "Trajetórias: do Corpo na ação pianística" that took place at the University of Campinas in 2013. In the quantitative approach, the analysis of the author¿s movements while performing extended techniques was carried out. Using a high-definition motion capture system (MOCAP), graphic trajectories were generated from the execution of excerpts of pieces 2 and 4 of George Crumb's "A Little Suite for Christmas, A.D. 1979". Each excerpt was performed under two different conditions concerning the starting body position. The data collected during these sessions were analyzed using kinematic techniques, mainly the module of the three-dimensional acceleration of anatomical body points determined according to the body preparation studies developed by the author in the qualitative part of this work. Results show that the balance in movement organization and in posture stabilization was improved in performances with the incline bench or standing up, compared to the traditional situation where the performer is seated with the bench positioned horizontally.The main contribution of this thesis is the detailed study of EPT performance focusing the movement's micro-stabilities through an empirical analysis combining qualitative and quantitative perspectives in order to develop a novel integrative bodily approach in the pianist's preparation called Expanded Pianistic ActionDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em MúsicaFAPESP2013/04140-1, 2015/11544-7[s.n.]Manzolli, Jônatas, 1961-Wanderley, Marcelo MortensenAlmeida, Alexandre ZamithMiller, Jussara CorrêaLi, Li MinPovoas, Maria Bernardete CastelanUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPontes, Vânia Eger, 1984-20182018-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (246[35] p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633657PONTES, Vânia Eger. Trajetórias do movimento na performance de técnicas estendidas ao piano. 2018. 1 recurso online (246[35] p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633657. 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