Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Rezende, Flavia Amaral
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_1a49ffd5c3034652d703b3230193730e
oai_identifier_str oai::329239
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitariosAmbiente virtualMediaçãoTecnologia educacionalProfessores universitários - FormaçãoEnsino a distânciaOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Desde a disseminação da Internet e das tecnologias conectadas em redes telemáticas, temos convivido com a proliferação de e-Iearníng,e-traínníng, entre tantos e-cursos no mercado educacional. Muitos ainda apontam o software gerenciador de sistema de aprendizagem (LMSlearníng systemmananger)como o principal componentede um ambiente de aprendizagem.A educação centrada no aluno, mediada por seres humanos, construída a partir das abordagens pedagógicas adequadas à modalidade não presencial de aprendizagem, aparece como aspecto secundário ou apenas no discurso de marketing. Em agosto de 2002,o Ministério da Educação publicou a Portaria n° 2.253, que regulamentou a Educação a Distância no Ensino Superior e possibilitou a transformação de até 20% da carga horária presencia! na modalidade nãopresencia!. Na mesma época, o Comitê de EaD da Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC divulgou os Indicadores de Qualidade para a Educação a Distância cuja abordagem pedagógica é nitidamente de caráter construcionista, em consonância com a linha adotada pelo programa brasileiro de informática educativa desde os anos 80 e 90. Como fazer para desenvolver uma educação a distância com características construcionistas? Para planejar, desenhar e implementar um curso construcionista é necessário preparar os professores universitários para uma mediação pedagógica construcionista de alta interação. Esta pesquisa investigou simultaneamente os dois aspectos: desenvolver, implementar e avaliar para caracterizar o ambiente construcionista e, ao mesmo tempo, neste mesmo ambiente, proporcionar a formação inicial de um grupo de educadores da Universidade Cidade de São Paulo -UNICID para atuar como mediadores em ambientes virtuais construcionistas de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados demonstram ser possível construir ambientes de aprendizagem construcionistas e formar professores online para o ensino superior tendo como base os conceitos de simetria invertida e a formação em serviço na abordagem do estar-juntovírtual, por possibilitarem aos docentes assumirem novos contornos não só no virtual como no presenciaAbstract: The rapid dissemination and integration of the World Wide Web (also know as Internet), and its related technologies, has resulted in major growth of the educational field through the Internet in such areas as e-Ieaming and e-training. Many institutions offering e-Ieaming courses indicate the LMS-Ieaming system manager as the primary component of the educational environment. Education centered on the student, mediated by human beings, based on a pedagogical approach adequate to the face-to-face leaming, is presented as being secondary or as part of marketing purpose. In August 2002,the Ministry of Education ished the roles for distance education courses at the university leveI (Portaria n° 2.253) allowing up 20% of the total course hours to be administered through distance education. At the same time, the Comitê de Educação a Distância from the Distance Education Secretary - SEED/MEC published the Distance Educatian Qualihj Indicatars, which presents pedagogical guidelines that are c1early constructionist, consistent with those adopted by the Brazilian informatics in education program developed during the 1980's and 90's. However an important question remains: how to develop a Distance Education Environment with constructionist characteristics? In order to plan, design and implement such constructionist courses it is hecessary to prepare university professors to be able to function in highly interactive constructionist leaming environments. This research has simultaneously investigated two aspects: developing, implementing and evaluating the characteristics of a constructionist environment and, at the same time, the use of this environment as part of an introductory on-line course to prepare a group of professors from UNICID - Universidade Cidade de São Paulo to be able to function as mediators .in the constructionist online learning environment. The findings indicate that it is possible to create a constructionist learning environment and to prepare university professors through online courses based upon Inverted Symmetry concepts and upon the in-service course based on the star-junta-virtual("virtual being together") approach, thus allowing the professors to assume news roles not only in the online environment but in the face-to-face education situation as wellMestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRezende, Flavia Amaral20042004-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf243 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003REZENDE, Flavia Amaral. Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios. 2004. 243 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329239porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T10:43:18Zoai::329239Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T10:43:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
title Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
spellingShingle Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
Rezende, Flavia Amaral
Ambiente virtual
Mediação
Tecnologia educacional
Professores universitários - Formação
Ensino a distância
title_short Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
title_full Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
title_fullStr Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
title_full_unstemmed Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
title_sort Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
author Rezende, Flavia Amaral
author_facet Rezende, Flavia Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Flavia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
Mediação
Tecnologia educacional
Professores universitários - Formação
Ensino a distância
topic Ambiente virtual
Mediação
Tecnologia educacional
Professores universitários - Formação
Ensino a distância
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003
REZENDE, Flavia Amaral. Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios. 2004. 243 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003
identifier_str_mv REZENDE, Flavia Amaral. Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios. 2004. 243 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599003. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
243 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189756249047040